terça-feira, 1 de novembro de 2016

Se Vavá Indica, Vá!

O Iluminado/ Laranja Mecânica/ De Olhos Bem Fechados

Stanley Kubrick foi um dos maiores diretores do cinema mundial. Realizou 13 filmes, entre eles: 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Glória Feita de Sangue, Lolita, Barry Lyndon e Nascido Para Matar. Era um diretor minucioso, atrevido e com uma visão de cinema diferente de muitos. Em seu último filme, De Olhos Bem Fechados, ficou por dois anos no set de filmagem com os astros Tom Cruise e Nicole Kidman. Stanley Kubrick, um diretor que eternizou o momento!

oiluminado

Filme: O Iluminado
Direção: Stanley Kubrick, 1980
Onde ver: Dvd/Blu Ray

Kubrick continua com seus takes fantásticos, com uma atmosfera, apesar de planos abertos, claustrofóbica, trancado-nos em nervosismos desde a sequência inicial, e aqui a câmera parece um personagem à parte, é como se houvesse um personagem de olho em cada cena, temos mais uma galeria de imagens que não conseguimos tirar da cabeça, Jack Nicholson em total loucura nos traz um Jack insano em camadas, o garotinho é outra maravilha com seu velotrol, com certeza deve ter dado um pouco de trabalho para ficar tão bem em cena e Shelley Duvall bem exagerada, poderia ter diminuído nos gritos (se bem que acaba tornando verossímil, parecendo qualquer pessoa muito apavorada, era pra estar.), mas que não tira o brilhantismo da película. Uma luz inebriante de tão bela, um hotel que dá vontade de estar lá, um perfeito labirinto e gêmeas assustadoras. Um cineasta inesquecível com mais uma obra inesquecível.

laranja-mecanica1

Filme: Laranja Mecânica
Direção: Stanley Kubrick, 1971
Onde ver: Dvd/Blu Ray

Laranja Mecânica é ironia, são cores de Kubrick. Violência, sexo, família/sociedade/falência, enquadramentos perfeitos, o filme da vida de Malcolm MacDowell, é Beethoven, é cura da violência, é coreografia da violência e da repressão. É juventude transviada, diálogos primorosos, narração primordial para a história. É Cantando na Chuva, é vingança, é corrupção…Um filme que você assiste uma, duas, três, quatro vezes e sempre sai perplexo com tantos sentimentos e por isso é um dos melhores filmes já realizados.

deolhos

Filme: De Olhos Bem Fechados
Direção: Stanley Kubrick, 1998
Onde ver: Dvd/Blu Ray

Em seu último filme que durou quase 3 anos de gravação, Kubrick que sempre foi um diretor que conseguia “tirar” boas interpretações até de quem não era lá grande coisa, aqui é a vez de Tom e Nicole que estão acima da média, principalmente Nicole que está perfeita em seu papel e, linda e sem botox. Os dois vivem um casamento quase de aparências, com mentiras e desejos ocultos (não seria baseado no casal da vida real? Vai saber.) Kubrick em seu último filme nos trás um enredo de magnetismo, intimismo e lentidão (e isso é bom), com relações tristes e frias, digamos que fadada ao fracasso, com diálogos quentes e verdadeiros. Um filme densamente psicológico, com tudo que o diretor manjava muito bem: planos com enquadramentos perfeitos, cenários exorbitantes com sequências perfeitas e trilha sonora casando com a imagem. Os Olhos continuam bem fechados mas o prazer continua bem aberto, quase como na vida real. Salve Kubrick!

Nenhum comentário: