quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Canção da Volta: Réquiem para o fim de um relacionamento

Júlia (Marina Person) é uma mulher assombrada. Primeiro pela depressão, que a leva a uma tentativa de suicídio. Depois, pela desconfiança do marido Eduardo (João Miguel), que teme uma possível recaída da amada. O conturbado relacionamento do casal é o centro da trama de “Canção da Volta”, longa-metragem de Gustavo Rosa de Moura.

A história acompanha a escalada da obsessão de Eduardo pela mulher, ciúme que contribui para afastá-la ainda mais. Em meio à crise, os dois tentam retomar a normalidade da família pelo bem dos dois filhos, a pequena Maria (Stella Hodge) e o adolescente Lucas (Francisco Miguez).

“O filme surgiu de um interesse pelos momentos de crise, de tempestade emocional e, sobretudo, pelo eterno conflito entre o desejo de controle e a total impossibilidade de realmente controlar o que quer que seja: a vida, o outro ou você mesmo. “Canção da Volta” é uma mistura de experiências que fui observando, vivendo ou imaginando ao longo da vida”, conta o diretor paulista que aposta no tom autoral e intimista para compor o filme que marca sua estreia na ficção.

Gustavo e Marina Person são casados na vida real e sócios na Mira Filmes, produtora de “Canção da Volta”. Rodado durante o inverno de 2014, até o apartamento do casal no centro de São Paulo serviu de cenário para o filme, se tornando o lar dos protagonistas. O imóvel acaba virando um personagem à parte da trama, espaço do conflito e metáfora para o comportamento controlador do marido. Claustrofóbico e escuro, o apartamento é a cova do relacionamento moribundo, como na cena em que Eduardo delira vendo as portas e janelas bloqueadas por paredes de terra.

“O filme foi rodado em Julho, durante o inverno, nas áreas centrais de São Paulo. E como ele é muito sobre o estado interno do personagem do Eduardo, não teria como não ser escuro, denso, opaco. A sombra e a neblina são elementos fundamentais da trama. O filme não deixa de ser uma espécie de thriller psicológico. Há sempre uma tensão no ar, a eminência da tragédia, o fantasma da morte”, define o diretor.

“Canção da Volta” estreia nacionalmente no dia 3 de novembro, mas o público da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo pode conferi-lo nesta quinta (27.10) às 21h40, no Cine Caixa Belas Artes; no sábado (29.10), às 15h30, no Itaú Frei Caneca, e na terça (01.11), às 19h50, no mesmo cinema.

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