quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Documentário sobre o Circo Voador é destaque das estreias brasileiras de Outubro

Aconteceu no dia 22 de outubro a estreia do longa-documentário Circo Voador – A Nave, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. O filme tem direção e roteiro de Tainá Menezes, que assume essa posição pela primeira vez após sete anos trabalhando como montadora, tendo no currículo títulos como Memória Cubana de Alice de Andrade, Antônio Meneses de Paulo Thiago, Brasil vs Brasil de Marcos Prado, além de diversas séries para o canal GNT, como a documental Amores Livres de João Jardim.

Circo Voador – A Nave foi realizado de forma totalmente independente, sem financiamento ou patrocínio, e narra três décadas de acontecimentos do icônico espaço cultural carioca, coberto com lona, como sugere o nome pelo qual é conhecido.

Tainá conta que seus pais eram produtores do Circo quando ela era criança. “Eu cresci lá dentro e por isso tenho uma relação afetiva com o lugar. Primeiro pensei em fazer um filme sobre a geração dos anos 80, que é a geração dos meus pais, mas quando entrei no acervo do Circo e comecei a ver aquela vastidão de material gravado ao longo de trinta anos de história e decidi fazer um filme que abordasse três gerações da juventude carioca” – conta.

A estrutura do filme é tradicional, formada por uma mistura de entrevistas com diversos artistas que contribuíram para o fortalecimento do lugar, da produtora Maria Juçá, imagens do Acervo do próprio Circo Voador e do CPDoc JB – o centro de documentação histórica do Jornal do Brasil – resgatando fotos e apresentações de shows emblemáticos, por vezes apresentados em sequências longas.

E não haveria porque fazer de outro modo. A história dessa trupe de teatro, que também abria oportunidade para artistas de diversas vertentes mostrarem sua arte no seu espaço, já é vanguardista por si mesma.

Criado em 1982, na praia do Arpoador,o Circo Voador se tornou referência para o mundo da música carioca e ponto de encontro de diferentes gerações. Por isso, misturam-se no documentário personagens de várias décadas da cultura popular musical brasileira, como Gilberto Gil, Tom Zé, Evandro Mesquita,Lobão, Marcelo D2, João Gordo, entre outros.

Essa é a segundaobra produzida sobre o tema. Dirigido por Roberto Berliner e Pedro Bronz, A farra do Circo(2012)mostra os primórdios do grupo sem depoimentos ou contextualizações posteriores, privilegiando imagens dos shows de bandas que passaram por lá nos anos 80, como Blitz, Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho, e dos grupos performáticos Asdrúbal Trouxe o Trombone e Domingueira Voadora.

O limite deste documentário é a história do lugar dos anos 1990 em diante, é reflexo das desavenças entre Fortuna, fundador da lona, e Maria Juçá, atual diretora do espaço. O espectador mais fanático deve assistir às duas obras,que acabam sendo complementares.
 Circo Voador – A Nave está em cartaz no Rio de Janeiro e a distribuidora, Cine Santa Filmes, já está fechando estreias em Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Nenhum comentário: