quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Suzy Capó foi uma das principais incentivadoras da temática LGBT no audiovisual

  
No último sábado dia (10) a jornalista e produtora cultural Suzy Capó, faleceu, em São Paulo. Aos 53 anos, Suzy era cofundadora do Festival Mix Brasil, uma das mostras LGBT mais tradicionais do país, e foi uma das principais agitadores e incentivadoras da temática no universo do cinema.

Suzy se formou em jornalismo pela Universidade de Brasília, com mestrado em Teoria de Cinema e Performance na Universidade de Nova York. Em 1993, ao lado do organizador e curador André Fischer, criou o Mix Brasil foi criado em 1993, em parceria com o organizador e curador. Desde então, Suzy dividia com o colega a direção do evento, dedicando-se eventualmente a projetos paralelos

Em 2011 criou o PopPorn Festival, inspirado em um festival alemão, com temática erótica. Além disso, era curadora da mostra gay do Festival do Rio e foi muito importante para o Festival, sendo fundamental para a criação do Prêmio Felix, em 2014, categoria dedicada a produções com temática LGBT na competição.

Em 2008, fundou o selo de distribuição Festival Filmes, um dos poucos de produções com temática LGBT do país. Durante sua vida profissional, lutou para inserir no país uma abordagem sobre o tema da homossexualidade e sobre questões relacionadas aos gêneros e práticas sexuais.

Nenhum comentário: