segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é celebrado no dia 27 de outubro




Estamos acostumados a discutir a importância da preservação de cidades históricas, tradições culturais e de peças que documentam a história de um povo, como livros, fotos, obras de arte entre outros. Um dos órgãos mais lembrados e respeitados que promovem essa reflexão é a Unesco, uma Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Embora a Unesco tenha sido fundada em 1945, foi em sua 21ª Conferência Geral, realizada em 1980, que a organização instituiu o dia 27 de outubro como sendo o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual.

A data foi criada como forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, já que eles têm uma importância para a construção da identidade cultural das nações.

Adalto Cândido Soares, Coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, ressalta os desafios da conservação desses arquivos. “Esses materiais são de difícil preservação. O caminho mais natural é a migração para novas tecnologias, com a catalogação, digitalização ou restauro das obras, mas é um processo custoso”.

Soares ressalta que muito já foi feito em relação a isso, como o programa Memória do Mundo, que tem por objetivo identificar documentos ou acervos que tenham valor de patrimônio documental da humanidade. Estes são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo e da aprovação por comitê internacional de especialistas.

Só que o programa contempla todos os tipos de acervo. “O objetivo agora é fazer ações mais específicas para o audiovisual, pensando em suas complexidades”, explica Soares.
As primeiras ações de fomento à preservação audiovisual no Brasil são da década de 40, mas eram muito restritas às cinematecas. Nos últimos anos vêm se formando uma rede de colaboração para o tema, conta Laura Bezerra, Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, fundada em 2008. Eles têm o objetivo específico de fomentar ações para a preservação do patrimônio audiovisual nacionalmente.

Temos ótimos exemplos de preservação audiovisual em instituições como o Centro Técnico Audiovisual, Cinemateca Nacional, a Cinemateca do MAM e o Arquivo Nacional, mas é muito centralizado no eixo Rio-São Paulo. Hoje pensamos em como expandir essas ações para outras regiões do Brasil. Os acervos regionais de cinema são riquíssimos”, conta Laura.

Vale lembrar que a preservação do audiovisual é um assunto interdisciplinar, que envolve profissionais do audiovisual, historiadores, bibliotecários, arquivistas, químicos e técnicos em tecnologia. Mesmo que um produtor audiovisual não se interesse especificamente por história, é importante lembrar que quando ele desenvolve uma peça, pode ser que ela tenha a duração muito maior que a de um curta, ela pode ser historicamente, eterna.

Veja abaixo os eventos organizados pela Associação Brasileira de Preservação Audiovisual para marcar a data em várias localidades do Brasil:

- RIO DE JANEIRO -

Mesa Redonda & Homenagem
Alice Gonzaga: arquivista, pesquisadora, preservadora – uma trajetória dedicada ao Cinema Brasileiro
Participantes: Hernani Heffner, Rafael de Luna, Roberto Faria, Sílvia Rabello e Myrna Brandão
Data: 27 de outubro, às 18hs
Local: Auditório Cosme Alves Netto – Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) – RJ
Endereço: Avenida Infante D. Henrique, 85 – Rio de Janeiro, RJ
Entrada franca

Simpósio
Arquivos em Risco: muito mais a fazer – Agência Nacional, um estudo de caso
Data: 29 a 31 de outubro de 2014

Local: Auditório Principal do Arquivo Nacional
Endereço: Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ
Entrada franca. Inscrições no local. Serão concedidos certificados.
Clique aqui para acessar a programação completa no RJ.


- BAHIA -

Exibição Preciosidades da cinematografia baiana no acervo da DIMAS
“Um dia na Rampa”, de Luiz Paulino dos Santos, “Crianças de novo mundo”, de Fernando Bélens, e “Criando Nova Vida”, de Leão Rosemberg.
Dia 27/10 – Sala Walter da Silveira, 19h
Organizado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia

Debate
Preservação da memória audiovisual: interfaces regionais de preservação
(este evento faz parte da programação do X Panorama Internacional Coisa
de Cinema)

Participantes: Hernani Heffner (MAM/RJ), Laura Bezerra (ABPA), Adolfo Gomes (DIMAS) e Milene Gusmão (UESB).
Data: 31 de outubro de 2014, às 14hs.
Local: Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha – sala 3
Endereço: Praça Castro Alves s/n – Centro – Salvador, BA
Outras informações, acesse o site Coisa de Cinema.

- PARÁ -

II Semana de Preservação do Patrimônio Audiovisual : “Arquivos em Risco: muito mais o que fazer”
Oficina
 TV Cultura, 28 a 30/10 – 9 as 12h – “Preservação audiovisual de formatos magnéticos-analógicos”, com José Maria Lopes / TV Cultura-SP

Mesas e Comunicações
28/10 – 15h – Lab Livre
  • Comunicação “Museu da imagem e do som do Pará: lugar de memória e esquecimento”, Deyse Marinho, Museóloga
  • Mesa “Cinema expandido: múltiplas possibilidades do audiovisual”, Vanja Von Seck, Kauê Lima e Acilon Cavalcante (Mediação)
29/10 – 15h – Lab Livre
  • Comunicação “Olhos D’Água: da lanterna mágica ao cinematographo”, Eduardo Souza, cineasta e Pesquisador / Teaser do filme a ser lançado
  • Mesa “Dilema digital: arquivos de filmes e novas tecnologias”, Flávio Nassar (UFPA 2.0), Cláudio Alfonso (Lab Livre), representante da TV Cultura/PA e Ramiro Quaresma (Mediação)

Nenhum comentário: