terça-feira, 12 de junho de 2018

BARRY LEVINSON - 10 FILMES ESSENCIAIS


Barry Levinson é bastante reconhecido na indústria do cinema como diretor, roteirista e produtor. Nascido e criado em Baltimore, Levinson usou sua cidade natal como cenário para filmes muito elogiados, como "Quando os Jovens se Tornam Adultos", a comédia dramática semi-autobiográfica que marcou sua estréia no cinema, "Os Rivais", estrelando Danny DeVito e Richard Dreyfuss, "Avalon", onde sua cidade natal é palco central das lembranças de uma família de imigrantes, e ''Ruas de Liberdade'', um drama engraçado e emocionante que captura o espírito das mudanças em Baltimore na década de 50, abordando temas raciais, de classe social e religião.Depois de estudar na American University, em Washington DC, Levinson se mudou para Los Angeles, onde começou a atuar e escrever.

Ele redigiu roteiros para vários programas de variedade para a televisão, incluindo "The Marty Feldman Comedy Machine", "The Lohman and Barkley Show", "The Tim Conway Show" e "The Carol Burnett Show". Uma reunião com Mel Brooks o levou a colaborar com este comediante veterano nos filmes "A Última Loucura de Mel Brooks" e "Alta Ansiedade", este último também elogiado por sua estréia como ator. Ele ganhou o Oscar de Melhor Diretor por ''Rain Man'', estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise. Em 1987, Levinson dirigiu Robin Williams na comédia dramática "Bom Dia Vietnã", que se tornou um dos filmes mais elogiados daquele ano. Em 1991, "Bugsy", dirigido e produzido por Levinson, foi indicada a 10 Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Na função de  roteirista, Levinson recebeu três indicações ao Oscar: por ''Justiça para Todos'', "Quando os Jovens se Tornam Adultos" e "Avalon". Seus outros créditos de direção incluem "Um Homem Fora de Série", "O Enigma da Pirâmide", "A Revolta dos Brinquedos", "Jimmy Hollywood", ''Assédio Sexual'', "Sleepers - A Vingança Adormecida", "Esfera" e ''Mera Coincidência''. Depois de anos, Levinson voltou para Baltimore para rodar a série de TV ''Homicide: Life on the Street''. Seu trabalho nesse drama muito elogiado pela crítica lhe rendeu um Emmy de Melhor Diretor de Séries Dramáticas. A série também recebeu dois prêmios Peabody, dois Writers Guild e um Excellence in Quality Television Founders pelas temporadas de 1994 e 1995. Em 1998, ''Homicide: Life on the Street'' ganhou um prêmio TCA de Programa do Ano e Drama do Ano.

O "All star cast" Sleepers - A Vingança Adormecida, baseado no romance best-seller de Lorenzo Carcaterra e estrelado por Robert DeNiro, Brad Pitt, Jason Patric, Kevin Bacon e Dustin Hoffman, foi sucesso de crítica e de bilheteria. O final de 1997 testemunhou a fase mais prolífica do cineasta com o lançamento dos filmes ''Mera Coincidência''e "Esfera". O primeiro, uma sátira política escrita por Hilary Henkin e David Mamet, foi indicado a dois Oscar; "Esfera", filme de ficção científica adaptado do romance de Michael Crichton, estrelando Sharon Stone e Samuel L. Jackson, marcou a quarta colaboração de Levinson com Dustin Hoffman. Antes de 1998, o cineasta produziu filmes através da sua produtora, a Baltimore Pictures, Inc. Entre os lançamentos muito elogiados pela crítica destacam-se "Quiz Show - A Verdade dos Bastidores", "Donnie Brasco" e "The Second Civil War" (da rede de TV americana HBO). No início daquele ano, Levinson associou-se a Paula Weinstein e formaram a Baltimore/Spring Creek Pictures. Juntos, produziram ''Máfia no Divã'', uma comédia com Robert De Niro e Billy Crystal, sucesso de bilheteria imediato, bem como ''Mar em Fúria'' e ''An Everlasting Piece''. Barry tornou-se um dos ''Billion Dollar Directors'' da Variety, bem como o ''Director of the Year'', da ShoWest, em 1998.

Em 1999 ele recebeu um Creative Achievement Award no 13th Annual American Comedy Awards. Em maio do mesmo ano, a American University of Washington, DC, lhe conferiu o título de Doctor of Fine Arts, honoris causa, por seu trabalho na área da comunicação e o seu impacto na indústria do cinema e da televisão.

E hoje é nosso tema dos


O enredo gira em torno de Bernard Madoff, um ex-consultor financeiro norte-americano que criou uma das maiores empresas de investimentos de Wall Street. Condenado por fraude, ele foi responsável por uma sofisticada operação, nomeada Esquema Ponzi, que é considerada a maior fraude financeira da história dos EUA.


O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), a poucos dias da eleição, se vê envolvido em um escândalo sexual e, diante deste quadro, não vê muita chance de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "invente" uma guerra na Albânia, na qual o presidente poderia ajudar a terminar, além de desviar a atenção pública para outro fato bem mais apropriado para interesses eleitoreiros.


Nos anos 60 quatro adolescentes que viviam em Hell's Kitchen, em Nova York, ferem acidentalmente uma pessoa gravemente. Eles são condenados a ir para um centro de reabilitação juvenil, onde são humilhados de todas as formas possíveis, tendo inclusive sofrido abusos sexuais dos guardas. No início dos anos 80, dois deles encontram por acaso em um bar o guarda (Kevin Bacon) que mais os humilhou. Nesta hora a vingança dos quatro amigos tem seu início.

Em Nova York, dois sócios de Bugsy Siegel (Warren Beatty) tentam descobrir uma maneira de participar dos lucros da Costa Oeste e mandam Bugsy para Los Angeles para dividir o espaço com o chefão local. Mas esta viagem, prevista para durar quatro dias, leva a vida toda, pois ele se apaixona pela cidade, pelos filmes e, principalmente, por Virginia Hill (Annette Bening). Em pouco tempo conquista a atenção de todos através da violência ou do seu sorriso. 


O filme abrange quarenta anos na vida de uma família de imigrantes judeus poloneses nos EUA. Sam Krichinsky (Armin Mueller-Stahl) chega à cidade americana de Baltimore em 1914, onde seus irmãos, Gabriel (Lou Jacobi), Hymie (Leo L. Fuchs), e Nathan (Israel Rubinek), já estão instalados. Lá, Sam conhece sua futura esposa, Eva (Joan Plowright), com quem tem um filho, Jules (Aidan Quinn). Ele e seu primo Izzy (Kevin Pollak), resolvem abrir a primeira loja de TVs da cidade. Enquanto que o sucesso dos aparelhos nas casas americanas cresce, na década de 60, a família Krichinsky se desintegra cada vez mais.

Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência.

O DJ do exército norte-americano no Vietnã Adrian Cronauer (Robin Williams) chega para mexer com a programação da rádio com seu humor forte e irônico. Ele acaba agradando a todos os soldados, com exceção de alguns superiores, que vêem nele uma ameaça à organização das tropas. Enquanto isso ele se apaixona perdidamente por uma vietnamita, trazendo mais problemas para si.

Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam em uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro caso.


No início do século XX, Roy Hobbs é uma criança que vive numa fazenda e possui um imenso talento natural para o baseball. Ele mesmo faz seu taco com a madeira de uma árvore atingida por um raio, no qual grava a inscrição "Wonderboy" ao lado do desenho do raio. Quando seu pai morre subitamente, Roy resolve abandonar o campo e ir jogar baseball entre os profissionais. Ele se despede da vizinha adolescente Iris Gaines, dizendo que voltará para buscá-la e se casarem .

Baltimore, 1959. Edward "Eddie" Simmons (Steve Guttemberg), Laurence "Shrevie" Schreiber (Daniel Stern), Robert "Boogie" Sheftell (Mickey Rourke), Timothy Fenwick Jr. (Kevin Bacon) e William "Billy" Howard (Timothy Dale), cinco amigos inseparáveis, tem de enfrentar que estão se tornando adultos. A responsabilidade deste novo momento em suas vidas é alternada com horas despreocupadas em uma lanchonete local. A trama se centra no retorno da faculdade de Billy, que será padrinho no casamento de Eddie.

Nenhum comentário: