terça-feira, 18 de outubro de 2016

Entre Idas e Vindas

entre idas e vindas

Entrou em cartaz nessa semana nos cinemas brasileiros o longa Entre Idas e Vindas, filme nacional que tenta fugir um pouquinho de nossa mesmice criativa nos brindando com um roadmovie (algo muito raro de ser produzido nas terras tupiniquins). A produção enfrentou sérias dificuldades de captação, mas finalmente depois de alguns anos conseguiu ser lançada nos cinemas nacionais. Na pré-estreia do longa em Salvador eu consegui bater um papo rápido e legal com as protagonistas Ingrid Guimarães e Alice Braga, que vocês conferem clicando aqui.

O filme Entre Idas e Vindas foi dirigido e escrito por José Eduardo Belmonte, que tem feito uma carreira de razoável sucesso nos cinemas nacionais. Belmonte consegue usar planos bem interessantes em suas produções, fazendo um bom uso do jogo de câmeras e dos atores em cena, mas continua pecando na construção de roteiros. Entre as suas escolhas para o elenco principal estão Fábio Assunção, que tem uma carreira marcada pelas presenças constantes na telenovelas da GloboIngrid Guimarães, que vem construindo-se como um dos grandes expoentes da comédia nos cinemas e Alice Braga, que tem uma carreira marcada por sua participações em produções hollywoodianas.

Em Entre Idas e Vindas somos apresentados as histórias de Afonso (Fábio Assunção), um pai que tem dificuldades em seguir em frente mesmo que seu casamento já tenha terminado há pelo menos 6 anos e Amanda (Ingrid Guimarães) que viaja em um trailer com suas colegas de trabalho (amigas) para comemorar a despedida de solteiro de Sandra (Alice Braga). Os seus caminhos se cruzam quando o carro de Afonso quebra na estrada então, as moças resolvem dar uma carona para o rapaz e o seu filho Benedito. Ao longo dessa jornada eles vão se aproximando, revelando um pouco mais de si, suas dores, dilemas e reconstruindo-se.

Fui conferir Entre Idas e Vindas sem muitas expectativas, pois não tinha muitas informações sobre a produção,.Esperava encontrar uma comédia romântica estilo Globo Filmes por conta das presenças de Ingrid Guimarães e do Fábio Assunção. Felizmente, para a minha surpresa, o que encontrei foi um roadmovie, mas nem esta grata novidade conseguiu superar os problemas encontrados no roteiro da produção. Ao longo da projeção o espectador vai se deparando com escolhas questionáveis na condução dos diálogos e resolução dos problemas, em que ora o texto supervaloriza alguns acontecimentos e em outros momentos ele minimiza alguns dilemas que surgem vindo dos personagens.

Outra questão que me incomodou foi a condução dos atores, senti que faltou ao diretor delimitar o tom que ele queria dos personagens, os sentimentos expressados por esses não ficam tão claros em algumas cenas e em outras existe um exagero das emoções encarnadas pelos mesmos. No final quando penso em fazer um balanço do valor da produção, infelizmente tendo a não gostar da obra, mesmo com uma trilha gostosa e uma parte técnica bem feita as questões problemáticas no roteiro atrapalham muito a apreciação da película. Diálogos mal escritos, resoluções meia boca para questões que marcaram a trajetória de alguns personagens trabalharam contra a qualidade geral do filme. Entre Idas e Vindas não chega a ser um filme ruim, mas também não é bom, termina ficando naquele limbo de produções que inovam em alguns aspectos, mas pecam mais do que acertam. Ainda assim, acho vale dar uma conferida se você quer sair da mesmice que são as produções com selo Globo Filmes de qualidade.

Nota do CD:
2 out of 5 stars


Sinopse:Amanda, Sandra, Cillie e Krisse, quatro amigas que trabalham no departamento de telemarketing de uma empresa, embarcam em um motorhome para fazer uma viagem de férias pelo litoral sul de São Paulo. Enquanto isso, Afonso e Benedito, pai e filho, tentam chegar à capital paulista em um velho carro Lada. Benedito não sabe, mas Afonso está levando o menino para encontrar a mãe, que não vê há seis anos, desde que ela ganhou uma bolsa de estudos e se mudou para Paris. Quando o Lada de Afonso quebra na estrada, sem possibilidade de conserto, as meninas do telemarketing socorrem Afonso e Benedito. E o que seria uma simples carona acaba se transformando em uma viagem cheia de aventuras e transformações pessoais.

FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil: Entre Idas e Vindas
Título Original: Entre Idas e Vindas
Ano Lançamento: 2016
Gênero: Comédia
País de Origem: Brasil
Duração: 100 minutos
Direção: José Eduardo Belmonte
Estreia no Brasil: 21/07/2016
Estúdio/Distribuidora: Imagem Filmes
Idade Indicativa: 12 anos
Elenco: Caroline Abras, Fábio Assunção, João Assunção, Alice Braga, Ingrid Guimarães, Letícia Lima e Rosanne Mulholland.

Nenhum comentário: