sábado, 20 de agosto de 2016

O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo chega à 27ª edição com 400 produções que abordam questões sociais, políticas e comportamentais


A partir desta sexta (19.08), o Portal Tela Brasil inicia uma série especial de matérias sobre curtas que estarão na programação do 27º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, que será realizado entre 24 de agosto e 04 de setembro. Com entrada gratuita, a edição 2016 ocupa espaços como o MIS (Museu da Imagem e do Som),  CineSesc,  Espaço Itaú Augusta, Cinemateca Brasileira, Unibes Cultural, Centro Cultural São Paulo e Circuito SPCine de Cinema. Sob o tema O Estado do Mundo, o festival vai exibir 400 filmes de mais de 60 países, com destaque para as produções que abordam questões sociais, políticas e comportamentais que estão em pauta nas conversas atuais, como liberdade de expressão, xenofobia, inclusão e direito das mulheres.

O cronograma é dividido entre as mostras Internacional, Latino-Americana, programas brasileiros e Programas Especiais, além de atividades paralelas que incluem debates, workshop e uma instalação audiovisual.

Pela primeira vez, o evento terá as mostras Curtas da BerlinaleDesenhar é Preciso – com animações do francês Canal + produzidas após o atentado ao Charlie Hebdo –, e Diferente Como Todo Mundo, uma parceira com o Festival de Filmes sobre Deficiência, de Cannes, que estreia Elisa e Joana, de Evaldo Mocarzel e Lauro Escorel.

Quem for conferir o Festival, terá a oportunidade de assistir filmes internacionais premiados como Timecode, vencedor da Palma de Ouro, e História de um Urso, ganhador do Oscar de animação, além de produções brasileiras exibidas em Cannes, como A Moça que Dançou com o Diabo e O Delírio é a Redenção dos Aflitos. A seleção traz ainda uma homenagem ao centenário do crítico de cinema de Paulo Emílio (1916 – 1977), com curtas realizados por seus antigos alunos.

Outros pontos altos da edição 2016: a Mostra Brasil, que é marcada pela representatividade de gêneros, etnias e culturas, onde serão exibidas 49 obras (das quais 17 nacionais) e o Panorama Paulista, que exibirá 29 curtas produzidos em São Paulo com histórias íntimas e pessoais, mas com a intenção de debater questões sociais e coletivas. Para outros detalhes, acesse o site do evento aqui.

Nenhum comentário: