sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Um Amor à Altura

um amor a altura

A comédia francesa Um Amor à Altura tinha feito uma breve passagem pelas telas tupiniquins no meio de Junho durante o Festival Varilux de Cinema Francês, mas somente agora que ela entra em cartaz oficialmente. O longa foi dirigido e escrito por Laurent Tirard (O Pequeno Nicolau) e estrelado por Jean Dujardin (O Artista) e a bela Virginie Efira. Mesmo o projeto não tendo uma boa recepção da crítica a o público, especialmente o francês foi aos cinemas prestigiar o filme.

Em Um Amor à Altura Diane é uma bela advogada, recém-solteira, que recebe um telefonema de Alexandre, um arquiteto charmoso que ela nunca conheceu e que irá lhe devolver o seu seu telefone perdido com a condição deles terem um encontro. Pelo telefone Diane fica muito interessada e encantada com ele, mas quando eles se encontram esta reunião toma um rumo inesperado por conta da altura de Alexandre. Mesmo se mostrando carinhoso, educado e um homem encantador Diane resiste em embarcar nessa relação por temer a reação das pessoas ao ver o casal, especialmente de sua mãe que é tão crítica e exigente.

Um Amor à Altura foi um filme que me surpreendeu positivamente, como a maioria das comédias francesas ele não força a barra nas piadas e nem busca entreter pelo ridículo; o humor vem do desconforto que os personagens sentem. Por isso mesmo, ao longo da projeção o filme tenta delinear a rotina dos personagens assim como a sua forma de pensar. É importante para o sucesso da ligação entre espectador e película entender os anseios e paradigmas sociais em quais os personagens estão inseridos e o roteiro é muito feliz nesse processo. Outro ponto interessante é que Tirard usa a noção de rotina – como nos sitcoms – para dar o tom de normalidade e anormalidade dentro do mundo projetado.

Para quem gosta de comédias que fazem piadas de situações cotidianas e que foquem mesmo no contexto da história dos personagens, Um Amor à Altura é uma bela pedida. Durante a projeção do filme, eu assim como boa parte da platéia demos boas risadas e gargalhadas genuínas. A produção no entanto não inova nem revoluciona em nada no gênero, mas mostra que fazendo graça sem muitos exageros e apostando na construção de uma intimidade entre os protagonistas e a platéia pode agradar os espectadores.

Nota do CD:
3.5 out of 5 stars


Sinopse: Diane é uma bela mulher com muito senso de humor e personalidade forte. Advogada bem sucedida, ela está recém-separada de um casamento que já não a satisfazia, e agora está livre para buscar a felicidade e um novo amor. Como uma ação do acaso, recebe um telefonema de Alexandre, um charmoso arquiteto que ela não conhece, mas que encontrou o telefone celular que ela havia perdido. Um simples encontro para a devolução do telefone toma um rumo inesperado.

FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil: Um Amor à Altura
Título Original: Un homme à la hauteur
Ano Lançamento: 2016
Gênero: Romance
País de Origem: França
Duração: 98 minutos
Direção: Laurent Tirard
Estreia no Brasil: 04/08/2016
Estúdio/Distribuidora: California Filmes
Idade Indicativa: 12 anos
Elenco: Jean Dujardin, Virginie Efira, Cédric Kahn, Stéphanie Papanian, César Domboy, Manoëlle Gaillard, Bruno Gomila, Éric Berger, Myriam Tekaïa, Christiane Conil, Christian Valsamidis e Camille Damour.

Nenhum comentário: