sábado, 20 de agosto de 2016

20 FILMES DE PARANORMAIS QUE PRECISAM ASSISTIR

O que é o Paranormal? 

O Paranormal é um termo subordinado usado para descrever as proposições de uma grande instabilidade de fenômenos anômalos ou estranhos ao conhecimento científico. Este termo (Paranormal) é muitas vezes associado a outro conhecido como Parapsicologia, que estuda fenômenos psíquicos como a Telepatia e estudos do Sobrenatural.

No entanto, UFOs (objecto voador não identificado, OVNI), Criptozoologia (estudo de animais lendários, mitológicos, hipotéticos ou avistados por poucas pessoas) e muitos outros de cunho não – psíquico, estão incluídos em assuntos do paranormal, são términos que estão fora do alcance da Parapsicologia. Paranormal é então assim todo conhecimento que não pode ser explicado pelo nosso conhecimento científico atual sobre o cérebro humano.

Subsistem pessoas que são excluídas pela sociedade, pelo círculo social, porque alegam possuir poderes paranormais e assim são consideradas estranhas ou até mesmo “loucas”.
Apesar disto, há ainda quem acredite nestas pessoas, que na realidade podem ter posse desses supostos poderes, e que também pode ser considerado como a manifestação de um dom e deve ser minimamente respeitada pela sociedade.

Só para deixar um cheirinho, existe ainda uma pesquisa cientifica de emancipado credibilidade sobre a para - normalidade, é um estudo de telepatia chamado Ganzfeld (uma palavra alemã que significa “campo total”), na qual Ganzfeld é um método inventado por psicólogos para padronizar os estímulos do quotidiano.

Ainda, paralelamente aplica-se a palavra aos fenômenos pouco habituais, para nós humanos, quer sejam físicos ou psíquicos.

Acompanhe agora, 20 filmes imperdíveis sobre o tema.Aqui a lista enfoca apenas pessoas paranormais, eliminando filmes como Atividade Paranormal.

NOITE TEM MIL OLHOS (1948)

Título Original: Night Has a Thousand Eyes
Direção: John Farrow
Roteiro:  Barré Lyndon, Jonathan Latimer 
Elenco: Edward G. Robinson, Gail Russell, John Lund 
Duração: 81 min

No início do filme, a jovem herdeira Jean Courtland é salva de cometer suicídio saltando de uma ponte da linha férrea de New Orleans pelo geólogo Elliott Carson. Ao perguntar a ele como descobrira o local e o que ela ia fazer, Carson lhe fala de John Triton, um misterioso vidente que o alertara. Apesar disso, o cientista acha que Triton é um farsante que tenta enganar a inocente Jean para ficar com o dinheiro dela. Mas a moça não está tão convicta assim, pois o falecido pai dela, o milionário Whitney Courtland, trabalhara no antigo show de ilusionismo de Triton e contara ter ficado rico graças ao artista (mostrado em flashbacks, narrados por Triton). Courtland vai a policia quando Triton prediz uma nova ameaça à vida de Jean. O vidente é preso mas tenta convencer os policiais que diz a verdade e tenta salvar a vida da moça.

CASA DA NOITE ETERNA (1973)

Título Original: The Legend of Hell House
Direção: John Hough
Roteiro:  Richard Matheson
Elenco:  Roddy McDowall, Gayle Hunnicutt, Pamela Franklin
Duração: 95 min

Produzido pela Fox,este filme mostra um grupo formado por um psiquiatra,Sr. Lionel Barrett,sua esposa Ann,uma jovem mulher com poderes psíquicos,Florence Tanner,e o único sobrevivente de uma visita anterior,Benjamin Franklin Fischer,vão passar alguns dias numa enorme mansão fantasmagórica chamada “Hell House”,com o objetivo de estudar e provar a existência de fantasmas.O grupo que permaneceu na casa anteriormente teve seus membros mortos ou enlouquecidos,e agora a nova equipe isolada na casa deverá lutar pela sobrevivência,e tentar solucionar os mistérios da imponente mansão assombrada.


CARRIE - A ESTRANHA (1976)

Título Original: Carrie
Direção:  Brian De Palma
Roteiro:  Lawrence D. Cohen
Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving
Duração: 98 min

Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada e indignada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Com a ajuda de seu namorado, Billy Nolan (John Travolta), ela joga sangue de porco em Carrie quando ela é anunciada rainha do baile, em alusão à cena da menstruação. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.


FÚRIA (1978)

Título Original: The Fury
Direção:  Brian De Palma
Roteiro:  John Farris
Elenco:  Kirk Douglas, John Cassavetes, Carrie Snodgress
Duração: 118 min

Peter Sandza, funcionário do governo americano alocado no Oriente Médio, prepara-se para retornar para os Estados Unidos quando seu filho Robin, um paranormal, é raptado em um atentado forjado por seu maior amigo, o colega Ben Childress. Ele dirige uma agência secreta dedicada a estudos psíquicos e pretende utilizar Robin para fins militares.

Onze meses mais tarde, em Chicago, a jovem Gillian Bellaver descobre em uma demonstração na faculdade que possui poderes extra-sensoriais, e que é capaz de involuntariamente provocar sangramentos em outras pessoas. Assustada, ela procura a ajuda do Instituto Paragon, dedicado a estudos de fenômenos paranormais. Após submeter-se satisfatoriamente aos testes comprobatórios e ser admitida, ela começa a ter visões relacionadas a Robin, que também estivera durante um curto período internado na instituição.


SCANNERS - SUA MENTE PODE DESTRUIR (1981)

Título Original: Scanners
Direção: David Cronenberg
Roteiro: David Cronenberg
Elenco:  Jennifer O'Neill, Stephen Lack, Patrick McGoohan
Duração: 103 min

"Scanners" são pessoas com poderes telepáticos e telecinéticos incomuns. A corporação ConSec busca scanners para usá-los para suas próprias intenções. O enredo do filme aborda a tentativa de Darryl Revok, um scanner renegado, de promover uma guerra contra a ConSec. Outro scanner, Cameron Vale, é enviado pela ConSec para deter Revok.

A história é estruturada como um thriller futurista, envolvendo espionagem industrial e intriga, perseguições a carro, conspirações e tiroteios (incluindo um duelo repulsivo entre Vale e Revok no final). Foi a coisa mais próxima de um thriller de ficção científica convencional que Cronenberg fez até então, sem contar o conteúdo sexual de Calafrios, Rabid ou Os Filhos do Medo; foi também seu filme mais lucrativo até A Mosca, seis anos depois.

Devido à excentricidade das estruturas de financiamento cinematográfico do Canadá naquela época, foi necessário começar a gravar com apenas duas semanas de pré-produção, antes do roteiro ter sido terminado, com Cronenberg escrevendo o roteiro entre às 4h e às 7h toda manhã durante as filmagens. Uma vez que a equipe de direção de arte não tinha tempo de construir cenários, algumas vezes a equipe teve que sair procurando locações para filmar. Com isso, Cronenberg disse, fazer Scanners foi um pesadelo



NA HORA DA ZONA MORTA (1983)

Título Original: The dead zone
Direção: David Cronenberg
Roteiro:  Jeffrey Boam
Elenco:  Christopher Walken, Brooke Adams, Tom Skerritt
Duração: 103 min

Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.

Como curiosidade, antes do acidente por ele sofrido, o personagem Johnny Smith sugeria aos seus alunos que lessem o livro "The Legend of Sleepy Hollow". Dezesseis anos mais tarde o próprio Christopher Walken, intérprete de Johnny Smith, estrelaria A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. O diretor David Cronenberg foi obrigado a refilmar a cena da primeira premonição do personagem Johnny Smith em "Na Hora da Zona Morta". Isto porque a cena original mostrava o quarto de uma pequena garota em um incêndio, sendo que em uma das prateleiras do quarto aparecia um pequeno boneco do personagem E.T.  A Universal Studios, produtora de E.T., o Extra-terrestre , ameaçou Cronenberg de processo caso ele mantivesse esta cena no filme e, com isso, o diretor resolveu por rodá-la  novamente com outro formato.


CHAMAS DA VINGANÇA (1984)

Título Original: Firestarter
Direção:  Mark L. Lester
Roteiro: Stanley Mann
Elenco:  Drew Barrymore, David Keith, Freddie Jones
Duração: 114 min

Baseado em livro escrito pelo mestre do terror Stephen King, Chamas da Vingança conta a história de Andrew McGee (David Keith), um homem que, quando jovem, participou de uma experiência científica na faculdade e, depois que uma substância misteriosa foi injetada em sua corrente sanguínea. Sua filha Charlie (Drew Barrymore) acaba herdando a capacidade de provocar incêndios com a ajuda da mente. Juntos, pai e filha devem fugir de uma agência governamental que descobre os poderes adquiridos por Charlie.

A história é bem fiel ao livro, igualmente para alguns diálogos, teve apenas uma discrepância, mas nada grave. No livro usam 12 pessoas no teste do Lote 6 e no filme apenas 10. Outras coisas são impossíveis de serem recriadas, mas o mais marcante é que não vestiram a Charlie como no livro, pois o Stephen King fala sempre da roupa dela e no filme ela aparece completamente diferente da descrição.

Grande destaque para a atuação do George C. Scott como Rainbird e da recriação da Oficina como uma simples casa de repouso. Em 2002 fizeram uma continuação que acontece 20 anos depois,mas foi um fracasso.


ENERGIA PURA (1995)

Título Original: Powder
Direção: Victor Salva
Roteiro: Victor Salva
Elenco:  Mary Steenburgen, Sean Patrick Flanery, Lance Henriksen
Duração: 111 min

Ao investigar a morte de um velho em uma propriedade rural, Barnum (Lance Henriksen), o xerife local, descobre Powder (Sean Patrick Flanery) - seu verdadeiro nome é Jeremy Reed -, um adolescente que era neto do falecido e que tinha passado toda a sua vida conhecendo o mundo através dos livros, sem nunca ter deixado a fazenda da família, tudo isto por ter uma aparência estranha (é totalmente branco). Powder é levado para um orfanato, mas é hostilizado pelos outros internos em virtude do seu aspecto. Ele demonstra ter dons particulares além de ter o intelecto mais elevado que qualquer ser humano jamais teve, passando a alterar a vida de todos que estão ao seu redor.


FENÔMENO (1996)

Título Original: Phenomenon
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro:  Gerald Di Pego
Elenco: John Travolta, Kyra Sedgwick, Forest Whitaker
Duração: 123 min

No dia do seu 37º aniversário um mecânico (John Travolta) vê uma luz muito intensa e sente um impacto que o leva ao chão, fazendo com que ele imediatamente se torne uma pessoa extraordinariamente inteligente. No início ele não descobre este seu novo dom, mas o fato de não mais dormir, ler alguns livros por dia, prever um terremoto, aprender português em vinte minutos, decifrar códigos militares, entre outras coisas, chamam a atenção de muita gente, inclusive do governo, que deseja utilizar esta inteligência no Serviço Secreto e não em benefício da comunidade, que é o sonho dele.


O SEXTO SENTIDO (1999)

Título Original: Sixth sense
Direção: M.Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco:  Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette
Duração: 107 min

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.



À ESPERA DE UM MILAGRE (1999)

Título Original: The Green Mile
Direção:  Frank Darabont
Roteiro:  Frank Darabont
Elenco:  Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse
Duração: 189 min

Ambientado em 1935, no corredor da morte de uma prisão da Louisiana, conta a história da relação entre Paul Edgecomb, o chefe de guarda da prisão, e um de seus prisioneiros, John Coffey. 

Coffey é um homem negro de grandes proporções, condenado à morte pelo assassinato de duas garotas brancas. Aos poucos, desenvolve-se entre Edgecomb e Coffey uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso. O guarda se debate em um conflito moral entre o cumprimento do dever e a consciência de que o prisioneiro que deverá morrer pelas suas mãos pode não ser o culpado de um crime tão brutal. A história é contada em flash-back por Edgecombe, durante sua velhice em um asilo. Além da relação com Coffey, Edgecomb relata as histórias de outros guardas e condenados. 


Para citar uma infeliz coincidência, 2 dos 3 prisioneiros que são executados na "Milha Verde" realmente morreram na vida real. John Coffey e Eduard Delacroix (Michael Clarke Duncan, Michael Jeter). O terceiro está bem (Graham Greene).


CORPO FECHADO (2000)

Título Original: Unbreakable
Direção:  M. Night Shyamalan
Roteiro:  M. Night Shyamalan
Elenco:  Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright
Duração: 106 min

Elijah Price (Samuel L. Jackson) nasceu com o Tipo 1 da osteogênese imperfeita, uma doença rara na qual os ossos se quebram facilmente. Durante suas muitas estadias no hospital, onde seu único passatempo era ler histórias em quadrinhos, Price teoriza que se ele é frágil, deve existir alguém que é o seu oposto, inquebrável. 

Anos mais tarde, o guarda de segurança, David Dunn (Bruce Willis), também está procurando significado na sua vida. Há muitos anos, ele desistiu de uma promissora carreira de futebol americano para se casar com seu grande amor, Audrey (Robin Wright Penn), depois que se envolveram em um acidente de carro. No entanto seu casamento esta se dissolvendo, para a angústia de seu jovem filho, Joseph (Spencer Treat Clark). Retornando de uma entrevista de emprego em Nova York, David se torna o único sobrevivente de um terrível acidente de trem que mata 131 pessoas, e um detalhe: David não sofre nenhum arranhão. David é contactado pelo já adulto Elijah, que apresenta a teoria de que David pode ser um super-herói igual aos que as revistas em quadrinhos falam. David tenta ignorá-lo, mas Elijah começa a perseguir ele e sua esposa, tentando chamar sua atenção. Para aliviar sua família de mais sofrimento, David concorda em ouvir Elijah, e ele começa a se testar. Enquanto ele levanta pesos na companhia de Joseph, eles descobrem que a força física de David e muito maior do que eles pensavam e Joseph começa a idolatrar seu pai, acreditando que ele seja um super-herói.


O filme é um estudo sobre as dimensões das histórias em quadrinhos, e explora as analogias entre o mundo real e a mitologia dos super-heróis. O filme tem como tema principal um dos aspectos da chamada mitologia dos super-heróis dos quadrinhos ou seja, a de que todo super-herói deve possuir um arqui-inimigo, que geralmente se torna um super-vilão em função das ações de seu futuro antagonista. O Lex Luthor original se torna um vilão depois de um acidente com o Super-Homem; os inimigos insanos do Batman assumiriam suas fantasias e personalidades vilanescas inspirados pelo surgimento do herói e assim por diante.


O DOM DA PREMONIÇÃO (2000)

Título Original: The Gift
Direção: Sam Raimi
Roteiro:  Billy Bob Thornton, Tom Epperson
Elenco:  Cate Blanchett, Katie Holmes, Keanu Reeves 
Duração:  112 min

Annie Wilson é uma viúva mãe de três filhos que possui dons psíquicos. Para ganhar dinheiro, Annie resolve utilizar seus poderes oferecendo leituras psíquicas aos moradores da cidade onde reside em Brixton, Georgia, o que lhe custa a desconfiança da ala mais conservadora da população. Porém, tudo começa a piorar para Annie quando ela começa também a ver o lado negro das pessoas ao seu redor, ao mesmo tempo em que ocorre um brutal assassinato na cidade. Com isso, ela precisará utilizar seus dons psíquicos para auxiliar a polícia local a solucionar o assassinato.

Apesar super elenco de atores indicados/vencedores de muitos prêmios (Oscar inclusive), o filme ficou mesmo marcado pela cena em que Katie Holmes fica com seios de fora, uma novidade em sua filmografia. E não fez mais desde então....


ROSE RED - A CASA ADORMECIDA (2002)

Título Original: Rose Red
Direção: Craig R. Baxley
Roteiro: Stephen King
Elenco:  Nancy Travis, Matt Keeslar, Kimberly J. Brown
Duração:  254 min 

O enredo do filme gira entorno da mansão Rose Red, Construída em 1906 pelo magnata do petróleo John P. Rimbauer como presente para sua esposa Ellen Rimbauer. Eventos estranhos acontecem na casa, como mortes acidentais sob circunstâncias bizarras, incluindo o suicídio do próprio John Rimbauer. Em 1950 Ellen desaparece misteriosamente, seu filho Adam permanece na casa até 1970 quando abandona a casa assustado. Trinta anos depois, o herdeiro da mansão, Steve Rimbauer vende a casa a uma imobiliária que deseja construir um condomínio sobre a casa. Porém Steve decide convocar um grupo de paranormais para verificar se a casa ainda é assombrada, no entanto a situação acaba fugindo do controle e agora o grupo tem que lutar para sair com vida do lugar.

MINORITY REPORT - A NOVA LEI (2002)

Título Original: Minority Report
Direção: Steven Spielberg
Roteiro:  Scott Frank
Elenco: Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton
Duração: 145 min

O filme passa-se em Washington no ano de 2054. A divisão pré-crime conseguiu acabar com os assassinatos, nesse setor da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido. Os três precogs só trabalham juntos e flutuam conectados num tanque de fluido nutriente. Quando eles têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito numa pequena esfera e noutra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá.Estas informações são fornecidas a uma elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou a sua prisão nunca aconteceu?

O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho de seis anos antes em virtude de um sequestro. O desaparecimento da criança fê-lo viciar-se em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente a sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente fica abalada e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado. 


Mas apurar não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo. Logo John começa uma corrida contra o tempo para tentar provar sua inocência, durante esta busca ele descobre diversas fraudes no sistema e uma delas é que as pessoas tem o poder de mudar seu próprio destino


EFEITO BORBOLETA (2004)

Título Original: The Butterfly Effect
Direção:  Eric Bress, J. Mackye Gruber
Roteiro:  J. Mackye Gruber, Eric Bress
Elenco: Ashton Kutcher, Amy Smart, Melora Walters 
Duração:  113 min 

Kutcher interpreta Evan Treborn, um estudante universitario de 20 anos de idade, com Ammy Smart como sua namorada de infância Kayleigh Miller, William Lee Scott como Tommy Miler, seu irmão com tendências sádicas e Elden Henson como seu vizinho, Lenny. Evan descobre que é um paranormal que tem a capacidade de viajar no tempo para habitar sua antiga personalidade (isto é, sua mente adulta habita em seu corpo mais jovem) e mudar o passado, mudando seus comportamentos passados​​. Tendo sido vítima de vários traumas de infância agravados por perdas de memória induzida por estresse, ele tenta acertar as coisas para si e seus amigos, mas há consequências inesperadas para todos.

O filme recebeu péssimas avaliações dos críticos especializados, . No entanto, foi um sucesso comercial, produzindo ganhos brutos de US$ 96 milhões de um orçamento de US$ 73 milhões. O longa ganhou o Prêmio do Público no Festival Internacional do Cinema Fantástico de Bruxelas, e foi nomeado para Melhor Filme de Ficção Científica no Saturn Awards e na categoria Suspense no Teen Choice Awards.


VIDENTE (2007)

Título Original: Next
Direção:  Lee Tamahori
Roteiro:  Gary Goldman, Jonathan Hensleigh
Elenco:  Nicolas Cage, Julianne Moore, Jessica Biel
Duração: 96 min

Cris Johnson (Nicolas Cage) é um homem que vê o futuro com dois minutos adiante. Ou seja: sabe sempre o que vai acontecer consigo mesmo e com as pessoas de quem ele gosta dois minutos antes que de fato aconteçam. Ele saca proveito desse dom, que tem desde que nasceu, apresentando um espetáculo em Las Vegas com o nome artístico de Frank Cadillac. Em um de seus shows ele começa a ser observado pela agente do FBI Callie Ferris (Julianne Moore) e por seu parceiro Cavanaugh (Tory Kittles). Quando a noite é fraca para o seu show – como a que Ferris e Cavanaugh lhe assistem – Johnson “completa” a sua noite ganhando um dinheiro “controlado” em um dos cassinos da cidade. 

Mas depois de ser reconhecido pela direção do cassino e de se envolver em uma tentativa de assalto, ele passa a ser perseguido pelo FBI que pretende utilizá-lo para descobrir onde está escondida uma bomba nuclear com possibilidade de ser acionada em Los Angeles. Antes do “caldo engrossar”, contudo, ele consegue encontrar a sua “procurada” Elizabeth Cooper (Jessica Biel), uma mulher com quem ele tem “sonhado” nos últimos tempos ao vê-la no futuro – maior de dois minutos – se encontrando com ele em uma lanchonete.


HOMENS QUE ENCARAVAM CABRAS (2009)

Título Original: The Men Who Stare at Goats
Direção: Grant Heslov
Roteiro:  Peter Straughan 
Elenco: Ewan McGregor, George Clooney, Kevin Spacey
Duração: 94 min

Bob Wilton (Ewan McGregor) é um jornalista americano que foi abandonado por sua esposa, Debora (Rebecca Mader). Para se recuperar do divórcio, ele aceita a tarefa de cobrir a [(Guerra do Iraque)] em 2003. Bob permanece em um hotel no Kuwait pois não consegue autorização para entrar no Iraque. Um dia, no bar do hotel, Bob conhece Lyn Cassady (George Clooney), que lhe diz ser um vendedor. Ao saber seu nome, Bob logo se lembra de uma entrevista que fez, meses antes, com Gus Lacey (Stephen Root). Gus dizia que recebera treinamento psíquico no exército americano (num grupo apelidado de Exército da Terra Nova, comandado pelo brigadeiro Bill Django (Jeff Bridges) e apoiado pelo general Hopgood, preocupado com os avanços dos soviéticos nessa área) e que Lyn era um dos soldados paranormais (apelidados de Jedi) mais poderosos, pois conseguia matar animais apenas com o poder da mente, bastando encará-los.


Lyn confirma a história de Lacey e revela que na verdade está no Kuwait em uma missão secreta e precisa entrar escondido no Iraque. Animado com o furo, Bob quer ir junto mas só convence Lyn a levá-lo quando ele vê um desenho do Olho da Providência feito pelo repórter (Lyn tem uma tatuagem igual no corpo e explica que é simbolo da paranormalidade e que Bob pode ter inatas tais capacidades). É o início de uma trajetória que fará com que Bob conheça melhor o Exército de Terra Nova e os poderes de seus integrantes, além de a si mesmo.


PODER PARANORMAL (2012)

Título Original: Red Lights
Direção:Rodrigo Cortés
Roteiro: Rodrigo Cortés
Elenco:  Sigourney Weaver, Robert De Niro, Cillian Murphy
Duração: 114 min

Dois investigadores de boatos paranormais, a veterana Dra. Margaret Matheson (Sigourney Weaver) e seu jovem assistente, Tom Buckley (Cillian Murphy). Eles estudam os mais variados fenômenos metafísicos com o objetivo de provar suas origens fraudulentas. Simon Silver (Robert De Niro), um lendário vidente cego, reaparece depois de uma ausência enigmática de 30 anos e torna-se o maior desafio internacional tanto para a ciência ortodoxa quanto para os céticos profissionais. Tom começa a ficar intensamente obcecado por Silver, cujo poder de atração cresce a cada nova manifestação de eventos sem explicação.(O filme tem uma forte ligação com a história de vida de James Randi).

Fortalecendo ainda mais o longa, temos um trio principal de personagens fascinantes e complexos, interpretados com maestria por seus atores. Cillian Murphy (de A Origem, Batman Begins, Extermínio) foge da armadilha do roteiro que tenta simplificar seu personagem a partir de racionalizações clichês de seu comportamento (envolvendo, para variar, a mãe), e transforma Tom Buckley em uma pessoa complexa (observem como muda sua atitude e seu tom de voz, ficando mais amargo e carrancudo, ao contar sua história para a futura namorada) que enxerga na Dra. Margareth uma figura materna, e vê na Ciência uma fonte de conhecimento verdadeiro e sistemático. 

A ótima química que se estabelece entre Murphy e Weaver é, aliás, importantíssima para que os eventos do segundo ato deem certo e façam sentido (psicologicamente falando) para o personagem. Robert De Niro está fantástico, sublime, interpretando Silver com reminiscências de sua performance no maravilhoso Coração Satânico de 1987. Arrogante mas gentil, Silver vai se revelando uma figura cada vez mais ambígua e rancorosa, não suportando que tentem desacreditá-lo e usando todos os recursos possíveis para destruir (física e psicologicamente) quem quer que seja que o considere um impostor e realize alguma ação contra ele (e a ambiguidade que gira em torno da morte de um cético que o atacou filosoficamente na década de 70 é mais material para se pensar sobre sua personalidade), e De Niro demonstra tudo isso com intensidade absoluta.



PRESSÁGIOS DE UM CRIME (2015)

Título Original: Solace
Direção: Afonso Poyart
Roteiro:  Sean Bailey, Ted Griffin
Elenco:  Abbie Cornish, Jeffrey Dean Morgan, Anthony Hopkins
Duração: 101 min 

Um detetive do FBI está à caça de um perigoso serial killer (Colin Farrell), que vive fazendo jogos com suas vítimas. Para capturá-lo ele busca a ajuda de um médico aposentado, Drr. John Clancy (Anthony Hopkins), especialista em jogos do tipo, mas que se afastou do trabalho após a morte traumática de sua filha. Detalhe , ele é um paranormal e consegue seguir o caminho do assassino, ajudando a polícia. Porém, Clancy muda de ideia ao conhecer a cética parceira de Joe, a agente especial Katherine Cowles (Abbie Cornish), e ter visões perturbadoras com ela.

Em 10 de maio de 2012, foi anunciado que o diretor brasileiro Afonso Poyart foi contratado para dirigir.  Poyart havia recentemente estreado seu primeiro longa 2 Coelhos, que trouxe interesse a alguns agentes de Los Angeles em representá-lo como diretor para o mercado internacional.  Após assinar com o manager Brent Travers e com a UTA (United Talent Agency), Poyart leu mais de 70 roteiros de filmes até chegar a escolha de Solace como seu primeiro trabalho em Hollywood. 

Poyart comparou o filme com a ficção científica A Origem, de Christopher Nolan. Acharam que minha pegada visual tinha tudo a ver com o perfil do personagem de Anthony Hopkins, que é clarividente. Há algo de A Origem no filme", disse o diretor, que também comparou Solace com seu primeiro filme. "2 Coelhos é muito focado no visual, mas não deixa de se preocupar com o roteiro. Solace também. É um filme muito emocional. E também precisava de um visual forte. Se não, corria o risco de ter uma cara anos 80", completou. As filmagens começaram na última semana de maio de 2013, em Atlanta, Georgia. 

Nenhum comentário: