terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Funcionário do Mês

o funcionario do mes

O Funcionário do Mês (Quo vado?), esta fazendo a sua turnê internacional depois de superar a bilheteria italiana de A Vida é Bela e se tornar o filme mais vista na história do país. A comédia aqui ganhou o título que não tem tanto haver com a trajetória do personagem principal, que esta bem longe de almejar o posto de funcionário do mês. A produção fez muito sucesso fazendo piada com o jeito italiano de ser e lidar com a vida, especialmente no funcionalismo público, algo que os brasileiros com certeza acharão muitas semelhanças.

Em O Funcionário do Mês, somos apresentados ao cotidiano de Checco um funcionário público que procura aproveitar a sua posição usando a estabilidade de emprego ao máximo. Por meio de flashback ele vai contando a sua trajetória até o dia em que é preso por um tribo na áfrica na tentativa de provar-se digno e ter garantida a sua passagem para se encontrar com Valeria. Ao longo dos minutos que se seguem vamos conhecendo um pouco mais sobre ele, mas principalmente nos familiarizando com o modo italiano de trabalhar no serviço público e como lidam com desafios.

Em alguns aspectos O Funcionário do Mês me fez lembrar do francês A Riviera Não é Aqui, ambos tratam de homens que se prendem ao funcionalismo público, mas enquanto Checco se preocupa só consigo Philippe procura dar o seu jeitinho para agradar a mulher e salvar o seu casamento. A maior similaridade entre os dois esta no fato de ambos fazerem piada sobre o seu próprio povo, o modo como vivem, agem e pensam; além da estrondosa bilheteria em seus países. Mas o foco e o timing de piadas é bem distinto, enquanto o francês aposta nas sutilezas e ironias o italiano tem piadas mais escancaradas e escrachadas.

O Funcionário do Mês então é uma boa pedida para aqueles que gostam de rir de piadas mais óbvias e de situações, tem muita coisa exagerada. Algo que não me agradou no filme foi a trajetória do personagem de Checco que ao longo da película vai mudando sua postura perante as várias verdades que aprendeu com seus pais para depois voltar a ser mesma pessoa, sem nenhuma justificativa plausível construída na narrativa para que essa reviravolta acontecesse. Fora essa incongruência no roteiro a proposta da produção e sua execução são divertidas, além de proporcionarem algumas boas gargalhadas. É inevitável comparar o jeitinho italiano com o nosso brasileiro e por isso acho que essas similaridades devem agradar a maior parte do público.

Nota do CD:
3 out of 5 stars


Sinopse: Por causa de cortes no orçamento do governo, Checco é convocado para o ministério e tem de fazer uma escolha difícil: abandonar seu amado emprego fixo ou ser transferido para longe de casa. Como seu cargo é sagrado, ele aceita a transferência. Para forçar sua exoneração, ele é mandado a diversos postos para desempenhar funções perigosas, mas Checco resiste. Em uma medida desesperada, Checco é transferido para o Pólo norte com a tarefa de defender pesquisadores italianos de ataques de ursos polares. Quando está pronto para desistir, Checco conhece Valeria, uma cientista que estuda animais ameaçados de extinção, e se apaixona perdidamente.

FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil: O Funcionário do Mês
Título Original: Quo vado?
Ano Lançamento: 2016
Gênero: Comédia
País de Origem: Itália
Duração: 86 minutos
Direção: Gennaro Nunziante
Estreia no Brasil: 18/08/2016
Estúdio/Distribuidora: Galeria Distribuidora
Idade Indicativa: 12 anos
Elenco: Checco Zalone, Eleonora Giovanardi, Sonia Bergamasco, Maurizio Micheli, Lino Banfi, Ludovica Modugno, Antonino Bruschetta, Paolo Pierobon, Azzurra Martino.

Nenhum comentário: