terça-feira, 2 de agosto de 2016

BATMAN VS SUPERMAN (VERSÃO ULTIMATE)


Abaixo, vou mostrar como Zack Snyder foi uma escolha ruim para trazer às telas o sonho de consumo de muita gente: A Liga da Justiça. Entre muitos erros e poucos acertos, dois filmes foram entregues com resultados duvidosos. Este BvS ficou atrás até de Deadpool nos EUA, nas bilheterias, mostrando que mesmo o publico fiel entendeu que o resultado foi fraco.
Boa Leitura:

Zack consegue o impossível. Montar um clipe de 4 minutos, ao som dos "acordes" de Hans Zimmer, toda a origem de Batman? Gênio ? Nada...O projeto DC´para copiar o sucesso comercial da Marvel tem mais um capítulo, que se não é ruim, tem pontos que chegam a ser ridículos.



A fantástica cena seguinte, que seria surpreendente anos atrás, com Affleck  disparando entre prédios caindo, mais parece uma sequência do filme Transformers, o que já não é coisa boa. Além do que, salvar menina de escombros caindo, já deu né? E todo arco dramático da cena inicial finaliza com um olhar de Bruce Wayne para o céu, afim apenas de justificar o título do filme.

Aliás, cenas inexplicáveis permeiam o filme, que mais parece uma colcha de retalhos. O que dizer da antipatia de Lois Lane com Jimmy Olsen? E eles conversam normalmente, porém ela se recusa a apertar sua mão. Preconceito por ele ser repórter? Acho que não...
Aliás, mau humor permeia o filme. Todos parecessem estressados.


Continuemos. Com 19 minutos, duas sequências de ação? Isto é para dizer que é um filme do Michael Bay? Agora me digam sinceramente: qual o propósito daquela sequência no deserto? Proporcionar um julgamento do Superman na sequência seguinte? O que ele fez de tão grave que justificasse tal fato? Cena esta encenada por uma Holly Hunter desnecessária no filme.  (a cena do tribunal dura 1 minuto, inclusive).
Fica um conselho de amigo para a DC. Assistam antes os filmes da Marvel. O Capitão America - guerra civil passeia por este tema "culpa"com louvor.
Bom...segue uma cena inexplicável (neste momento claro) com o Batman marcando um cara  (que é cópia carbono do Superman), com a policia o perseguindo. E já corta para um momento romântico (demais ate) de Clark com Lois. O câmera luta para não mostrar os seios dela. (e nós na expectativa, fugindo totalmente do propósito do filme).  Gente e isto tudo com 25 minutos.


E aí partimos para a introdução de Lex Luthor, que move a história com seu plano besta. Alias, Jesse Einsenberg é um ator chatinho, que faz bem este tipo. Até nos ótimos Rede Social e Zombieland ele parece interpretar ele mesmo (ou o mesmo tipo): um cara cheio de neuroses, disposto a passar por cima de todos para atingir seus objetivos, e ao mesmo tempo soa infantil neste cenário.

As caras e bocas que ele faz beiram o insuportável, para não dizer ridículas. O que dizer da cena que ele coloca a bala de cereja na boca do cara que autoriza ele a fazer a subtração do corpo de Zod?
MOMENTO ABSURDO:

Sigamos à diante. Me digam uma coisa: quem consegue sonhar em câmera lenta? Bruce Wayne, na cena aos 43 min, que ele está indo visitar o mausoléu que os pais estão enterrados.
Aliàs, uma pontuada: Zack Znyder gostou de ver Ben Affleck pelado no chuveiro em Garota exemplar, e repetiu a dose aqui? Para que?
Agora vamos à pior até aqui: Como raios, o repórter!!!??? Clark Kent não sabe quem é Bruce Wayne????? Metrópolis é um distrito de Gothan (ou ao contrário, pois não sei o que Zack pensou ao colocar as duas cidades visíveis uma da outra). A cena acontece na festa que Lex promove. Até um cara fala com Kent: "Deve ser desinformado sobre os ricaços daqui." Pífio.


São pequenos detalhes que fazem o filme ruim. Mal escrito. Mal pensado: a festa tinha começado a pouco tempo, e Affleck ao ser pego no flagra colocando um dispositivo no equipamento da casa de Lex, diz que tinha bebido demais!!!

E o que dizer da sequência que Affleck  volta para pegar o tal aparato? Ele sai andando rápido atrás de Gal Gadot. Eles estão a poucos metros...e de repente ele sai do edifício no encalço dela, e ela já esta no carro, do outro lado da rua!!! WTF!!!

E o que dizer da forçada onipresença do Superman? Afinal, ele é um repórter, trabalha, tem namorada...tem vida. O filme propõe um rápido clipe de atividades do kryptoniano. E numa delas, um foguete é lançado, explode e lá esta o Superman. É uma sequencia de segundos. Não tinha lógica ele aparecer ali. Isto tudo pontuado por uma cena aqui...outra ali do afetado e insuportável Lex Luthor, numa "interpretação" ridícula.   

E o que dizer da sequência a seguir com o "sonho" de Bruce Wayne? Parece uma sequência de Sucker Punch!!! E galera...Pontuei acima apenas uma das 3 horas de filme !!!
Na sequência, um clichê daqueles que estão em todo filme de ação: eles procuram pelo "Português Branco" e descobrem que não é uma pessoa...é um navio!! Caramba...mas são tantos filmes assim. Outro dia mesmo, vi Maquina Mortífera 2, e lá estava o sargento Roger procurando por Alba Varden.


Continuando...a perseguição que finaliza com o primeiro encontro da dupla do título. Há alguns pontos a ressaltar. Primeiro, Batman persegue, destrói, explode doa a quem doer. Ele deixa um rastro, que mais parece um psicopata que quer atingir seu objetivo a qualquer custo. Segundo, o que dizer daquele "plano" de lançar um gancho um carro com o Batmóvel, com um propósito "espírita" que vemos na sequência? Terceiro, o Batmóvel. O que é aquilo? Parece uma tralha. Um ferro velho que é detonado com apenas 1 minuto em cena. E o por fim, Bruce chega na Batcaverna e retira a máscara com uma facilidade incrível (confirmando aquelas infames sequencias de sonhos). Qualquer um tira aquela máscara. Ela não é acoplada ao uniforme. Parece mesmo aquelas que a gente pode comprar no camelô. (Não se esqueçam que estamos falando do bilionário Bruce Wayne).

MOMENTO FF (Fast Forward)...
(Só vou comentar que no momento FF existe uma cena péssima: Bruce Wayne finalmente fuçou no arquivos que puxou do PC do Lex - qualquer um faz isto, por curiosidade, menos Wayne, que investigava Lex inclusive!!!! Dai ele abre uma pasta com os METAS e nelas estão os símbolos dos heróis!!!! WTF!! Lex já sabe o símbolo dos heróis???)
Já com 2 horas e 8 minutos, uma coisa curiosa acontece. No embate BvS, na segunda vez que Batman atira em Superman vapor de Kryptonita, ele tem tempo de colocar a bala na arma com o Superman  a metros de distância????!!! E não venha me dizer que ele esta tonto, pois o efeito do primeiro tiro havia passado. O Superman pegaria a arma mais rápido que o piscar de olhos de Bruce. Mas enfim...segue a briga...para justificar o título.

E com 2 horas e 11 minutos, Bruce Wayne...o investigador ferrenho de fatos alheios descobre que Clark Kent tem o mesmo nome da mãe dele....(Dei gargalhada aqui). Que coisa ridícula. E este fato representará a virada na história. Ainda bem que a mãe de Lex tem outro nome.
Agora, como 2 horas e 19 min, é hora de xingar abertamente - FORA ZNYDER!!! Como Batman, salva a mãe de Clark e fala que é amigo dele? AMIGO? AMIGOO? Como assim? Ele passa o filme tramando um embate. Quando este acontece, e ele fere Superman inclusive, na cena seguinte (sem ter passagem de tempo), ele chama Superman de AMIGO???? WTF...
Passa a régua e traz a conta.
E o que dizer do Apocalipse? Um personagem sem a menor profundidade que é à imagem de um Orc de Senhor dos Anéis com o Abominável do filme Incrível Hulk. Péssimo.


E com 2hs 32 min termino este WTF (lembrando que falta meia hora de filme) com uma forçada de barra gigante: As frases ditas por Superman e pelo Batman ao se posicionarem para a batalha com a Mulher Maravilha é uma referência aos quadrinhos. Certo...até aí tudo bem...só que no filme ela não faz sentido algum. Em momento algum Superman vê qualquer ligação da Mulher Maravilha no filme com o Batman. E em pesquisa nenhuma que Bruce Wayne faz sobre o Superman (inclusive nos arquivos de Lex) ele poderia supor a resposta que deu.


Enfim, o retrato de um filme que coloca humor na hora errada, pipoca referências como se elas fossem necessárias no todo, e se preocupa pouco com a forma e conteúdo. Enredo mal escrito, personagens jogados na tela, como fazem aqueles técnicos de futebol que tem nas mãos grandes jogadores em seus times e que acham que somente colocar os players no campo resolve o jogo. 
Há uma sequencia rápida de destruição que lembra Independence Day (1996), para se ter uma ideia do nível. É um filme que piora a cada revisão, tal como Homem de aço.
Aguardemos a Liga da justiça sem esperanças. Talvez funcione melhor assim.

Antes que alguém pergunte algo tipo: "- Há algo que valha realmente a pena no filme?"

Resposta abaixo ...


Momento mãe Dinah: Liga da justiça vai ser mais do mesmo e Mulher Maravilha será o primeiro filmaço protagonizado por uma heroína do cinema...isto claro se a Miss Marvel não chegar antes..



Nenhum comentário: