É notório que os filmes brasileiros têm sido bem recepcionados no mercado internacional, mas nem sempre foi assim. Em 2016, o Circuito Inffinito de Festivais completa 20 anos realizando festivais de conteúdo exclusivamente brasileiro para a divulgação, prospecção de novos negócios e inserção do audiovisual do Brasil no mercado internacional.
De acordo com Adriana Cintra, uma das diretoras fundadoras do projeto, a ideia de criá-lo surgiu na época pós Collor, quando as produções nacionais tinham mais dificuldade de serem exibidos nos festivais internacionais. “Estávamos terminando nossos cursos e nos reunimos em Miami. O Brasil vivia um momento muito ruim, não tinha nenhuma referência bacana. Tivemos a ideia de criar um evento que utilizasse a cultura como representatividade, o intuito era mostrar que o Brasil tem muita diversidade. Naquela época não existia nenhum modelo desse tipo que fosse realizado lá fora. No início, houve muito preconceito dos brasileiros residentes fora do país, mas os americanos demonstraram interesse logo no início.”, conta Adriana.
A primeira edição ocorreu em Miami em nove dias e foram exibidos 10 filmes, entre eles Carlota Joaquina, Carmen Miranda: Bananas Is My Business. Com o passar do tempo, o Circuito ganhou o apoio do governo americano e espaço no calendário de eventos: o dia 13 de agosto é dedicado ao Brazilian Film Festival. Além disso, foi realizado em outras cidades como Nova York, Barcelona, Madri, Roma, Vancouver, Milão, Buenos Aires. Há nove anos, o Circuito Inffinito de Festivais também está presente na cidade de Canudos (BA), com o objetivo de capacitar os jovens da cidade na área do audiovisual.
Durante os últimos 20 anos já foram realizadas 78 edições de Festivais que atingiram um público de mais de 1 milhão e 100 mil pessoas. O calendário 2016 é formado pelos: 7º Cine Fest Brasil-Montevideo (21 a 27 de abril), 9º Cine Fest Brasil-Canudos (27 de abril a 18 de maio), 7º Cine Fest Brasil-Buenos Aires (12 a 18 de maio), 20th Brazilian Film Festival of Miami (17 a 24 de setembro).
Além da exibição das produções nacionais, a programação é formada por oficinas de cinema e entretenimento, ações de responsabilidade sócio-cultural e encontro de negócios. “Os representantes dos filmes que fazem parte do calendário têm a oportunidade de ter contato com as distribuidoras. Cerca de 20% dos filmes conseguiram algum tipo de comercialização a partir do encontro de ponto de negócios”, explica a diretora.
As inscrições para a edição 2016 são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 04 de março pelo site do circuito. Podem participar do processo de seleção: filmes finalizados e/ou lançados para o grande público entre o 2º semestre de 2015 e 1º semestre de 2016; filmes que possuam cópia final legendada em HD ou DCP; filmes que possuam legendagem em inglês e espanhol (este material poderá ser providenciado após a seleção do filme); filmes inéditos no circuito comercial e de festivais nas localidades em que o Circuito Inffinito de Festivais atua. Serão considerados curtas-metragens, filmes de até 15 minutos de duração, e longas-metragens, filmes a partir de 70 (setenta) minutos de duração. Para outras informações, acesse o site do projeto.
|
sábado, 20 de fevereiro de 2016
Circuito Inffinito de Festivais completa 20 anos realizando festivais de conteúdo exclusivamente brasileiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário