sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Daniel Ribeiro se destaca precocemente no cinema ao explorar a temática LGBT

 
 
Muito provavelmente o cineasta Daniel Ribeiro não esperava o sucesso que alcançou tão jovem. Nascido em São Paulo em 1982, Daniel diz que o interesse pelo cinema surgiu como uma resposta à sua vontade de se expressar e expor problemas. Para tanto, ingressou no curso de cinema da Universidade de São Paulo em 2001.
 
Seu primeiro projeto de destaque foi o curta Café com Leite, de 2007. A peça foi parte de uma coletânea de curtas chamada Boys Briefs em sua edição número 5, com outros cinco curtas com uma temática em comum:  problemáticas da comunidade LGBT. O curta conta a história de Danilo, que estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. O protagonista se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. A narrativa explora os ajustes na convivência da família acidentalmente criada.
 
Em 2010 o cineasta explorou mais uma vez o campo dos curtas metragens. Em Eu Não Quero Voltar Sozinho o personagem principal é Leonardo, um adolescente deficiente visual que tem sua vida mudada com a chegada de Gabriel, um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo que tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana, Leonardo vive os conflitos de autodescoberta da adolescência, incluindo sua orientação sexual.
O filme fazia parte do Cine Educação, programa que exibe filmes nas escolas em parceria com a Mostra Latino-Americana de Cinema. Após ter sido exibido em uma sala de aula no Acre, o curta metragem foi confundido com o Kit Anti-Homofobia, material didático preparado pelo Ministério da Educação, cuja distribuição havia sido proibida. Líderes religiosos do Acre pressionaram políticos da região e conseguiram a proibição do Programa Cine Educação e a exibição do filme nas escolas do estado.
 
O curta foi parar no Youtube e ficou popular. A popularidade exigiu que o Diretor mudasse a ideia original do curta, que já nasceu para ser o embrião do longa que o consagrou. Desenvolveram um novo enredo para distanciá-lo um pouco do curta, aproveitando que os atores participantes cresceram nos três anos que separam as duas produções. Foi possível inserir mais detalhes da sexualidade, como a cena da masturbação, por exemplo.
 
Daniel anunciou o projeto pelo Twitter em 2012, quando o filme ainda era chamado de Todas as Coisas Mais Simples, em 2012. Foram dois anos de captação de recursos e mudanças no roteiro, mas seu primeiro longa, rebatizado de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.
 
O longa teve sua primeira exibição pública na mais importante mostra paralela do Festival de Berlim em fevereiro deste ano e, além de ter sido escolhido o melhor filme da mostra, ganhou o prêmio Teddy, que é direcionado a obras LGBT que promovam igualdade e tolerância. O sucesso de crítica em Berlim proporcionou que o filme tivesse seus direitos de distribuição vendidos para catorze países, incluindo os Estados Unidos.
Em abril, o título estreou em 33 salas de cinema de 18 cidades do Brasil, com um público de mais de 33 mil espectadores, tornando-se o quinto filme mais visto da semana, com arrecadação de R$ 421 mil. Em sua segunda semana em cartaz, teve seu número de salas expandido para 54, com exibição em 32 cidades, somando um total de 87 mil espectadores e faturamento de mais de R$ 1 milhão.
 
Com sucesso de público e crítica, em setembro o longa foi o escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na competição ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015, concorrendo com nomes fortes como O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, e Praia do Futuro, de KarimAïnouz.
 
Viajando constantemente para divulgar o projeto, Daniel recebeu a notícia da indicação na Austrália, onde exibiu na noite de quarta-feira o filme num festival LGBT, por meio de uma mensagem da produtora Diana Almeida.
Daniel não nega o cunho político de seu filme. “Me alegra que a escolha do filme nesse momento, quando lidamos no Brasil com a questão da homofobia e da negação dos direitos dos gays. ” Uma pré-lista com nove títulos será anunciada pela Academia em dezembro. Os cinco finalistas serão revelados em janeiro de 2015, junto com os indicados para as outras categorias.
 
O diretor explica que será feita uma espécie de campanha nos Estados Unidos. “A possibilidade de mais pessoas verem o filme em cartaz nos Estados Unidos aumenta um pouco as chances de uma indicação. Sabemos o filme se comunica bem com todo tipo de gente, porque trata do primeiro amor, do primeiro beijo. ” – avalia.
 
Se for indicado, Daniel já tem programação para o dia 22 de fevereiro de 2015: estará na cerimônia de premiação mais importante para a sétima arte.
 
 

Nenhum comentário: