quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Um Cadáver para Sobreviver

14440612_1451997391483114_6872195001854356663_n
Perdido em uma ilha e prestes a se suicidar, Hank (Paul Dano) nota o surgimento de um corpo na praia. Ele decide deixar de lado a morte para tentar interagir com homem (Daniel Radcliffe), e descobre que pode utilizar o cadáver (que ganha vida em sua imaginação) como recurso para se salvar. Pouco antes da rolagem dos títulos, por exemplo, o corpo do homem é utilizado como um jetski (movido por gases).
O longa independente de apenas três milhões de dólares surpreende pela composição dos personagens dos dois atores. A história não trata apenas sobre uma pessoa perdida em busca da salvação: a complexidade da narrativa pode ser testemunhada com o estabelecimento de dois grandes arcos, que primeiro cria uma imagem de Hank, desesperado por água e comida, para então dar atenção ao estranho relacionamento de amizade e parceria dele com o corpo.
A trilha sonora ajuda muito a quebrar paradigmas na cabeça do espectador. O leve traço surrealista de algumas cenas é necessário para remover qualquer tipo de análise que não englobe o papel do cadáver na história. Tudo é fruto da imaginação de Hank? Estamos assistindo a uma paródia? Talvez um sonho? A provável inspiração em Michel Gondry dá campo para a imaginação prosperar e atuar como elemento decisivo na apreciação de tudo o que o filme tem a oferecer. Para confundir (ou esclarecer) ainda mais, a edição tem participação fundamental no clímax da história, com ótimas sobreposições.
Mesmo assim, Swiss Army Man está longe de ser um filme perfeito. Isso pelo fato dos diretores desconstruírem a experiência prévia para dar uma justificativa racional ao que foi apresentado (e depois tratarem de reverter essa lógica novamente). Além disso, a tomada final tenta resgatar a mágica da abertura, mas sem o mesmo efeito. Nada que comprometa a qualidade geral da produção e as ótimas atuações de Dano e Radcliffe.
Nota do CD:
★★★½☆
Sinopse: Hank (Paul Dano), um homem perdido no deserto, e sem esperanças, encontra um corpo no meio do caminho. Decidido em ficar amigo do morto, eles vão partir, juntos, em uma jornada surrealista para voltar para casa. Ao mesmo tempo em que Hank descobre que o corpo é a chave para sua sobrevivência, ele é forçado a convencer o morto o quanto vale a pena viver.
Trailer do Filme:
Ficha Técnica:
Título Swiss Army Man (Original)
Ano produção 2016
Dirigido por Daniel Kwan Daniel Scheinert
Estreia
1 de Julho de 2016 ( Mundial )
Outras datas
Duração 97 minutos
Classificação: 14 Anos
Gênero: Aventura, Comédia, Drama
Países de Origem: Estados Unidos da América
Roteiro: Daniel Kwan, Daniel Scheinert
Produtores:Amanda Marshall, Eyal Rimmon, Jim Kaufman, Lawrence Inglee
Miranda Bailey, Todd King
Elenco: Daniel Radcliffe, Paul Dano, Aaron Marshall, Antonia Ribero, Mary Elizabeth Winstead, Richard Gross, Timothy Eulich

Nenhum comentário: