segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

[Resenha/Crítica]: Jogo do Dinheiro

jogodo
Um caso de amor com Roberts, Clooney e Foster.
Muitas pessoas vão ao cinema sem ler uma sinopse do filme, sem saber do que se trata, algumas vezes eu faço isso, se tem alguém que eu goste envolvido com a obra isto me basta, e quando se tem Jodie Foster (O Deus da Carnificina (Carnage)) como diretora e, que eu já gosto muito como atriz, e no elenco tendo George Clooney (Caçadores de Obras-Primas), Julia Roberts (Álbum de Família) e o jovem Jack O´Connell, ahh, fui de olhos fechados e só abri quando começou a história e foi muito boa a experiência.
No Jogo do Dinheiro, Lee Gates é um apresentador de programa de tv, que “brinca”, dança, atua e dá dicas de investimentos pra pessoas que não entendem nada sobre bolsas de valores, o jovem Kyle, acreditando em Lee, investiu muito dinheiro e perdeu tudo, Kyle invade a tv, ao vivo, e o faz de refém, e agora pede explicações, Paty, a diretora do programa, é obrigada a “dirigir” o programa com um “novo apresentador”.
Uma das primeiras falas (e certeira) de Paty é que não sabe se eles já fizeram jornalismo, e o pior, é que isso vem se tornando corriqueiro no jornalismo mundial, onde o espetáculo sobressai à notícia, não existindo imparcialidade, só interesses particulares. Que o diga o nosso jornalismo brasileiro que está indo de mal a pior. E quantas pessoas acreditam no que estão vendo? Muitos não têm a capacidade de correr atrás dos fatos pra saber o que é real e o que é inventado, assim tudo se torna erradamente certo. Mas as coisas vão mudando aos pouquinhos, hoje temos a internet e isso ajuda muito na percepção dos fatos.
Aqui, o absurdo de um homem fazer outro de refém na tv se torna bem real, graças à ótima condução da diretora Jodie Foster, ela já tinha dirigido três filmes, mas nenhum tão eletrizante e conduzido com mão de ferro, pois ela consegue mesclar as cenas de adrenalina com outras de apuro mais sentimental, mas sem cair na pieguice, mesmo quando o roteiro, em alguns momentos, tenta dar-lhe uma rasteira, fazendo-a forçar a barra um pouco mais, mas sem tirar o brilho da história.
jogo-do-dinheiroNão é de hoje que tenho um caso de amor com Julia e George, se tem o nome da Julia Roberts lá estou pra vê-la em ação, claro, nem sempre acerta, mas sua presença é, muitas vezes, maior que o próprio filme, ainda bem que aqui ela teve bons roteiristas e uma diretora segura no que queria. E George Clooney não fica atrás, o cara é o cara, desde a série de tv Plantão Médico que ele vem acertando, quase sempre, sabendo escolher bem os seus papéis no cinema, e quando está perto de amigos (Julia e Jodie) ele faz a festa e a gente ganha bons momentos do moço e aqui, ele e Julia, tiveram poucos momentos juntos por conta de suas agendas atarefadas. E ainda temos Jack O´Connell, o rapaz é um grande talento em tudo o que faz, se bem que Angelina Jolie quase “acaba” com a sua boa representatividade no pavoroso Invencível e, que não é totalmente uma bomba, só por causa da presença iluminada de O´Connell, mas nada como uma Jodie Foster para traze-lo novamente aos bons momentos.
Jogo do Dinheiro é filme que te deixa nervoso o tempo todo, nem ele nem nós ficamos parados, é filme rápido na ação e rápido na boa condução, sem deixar de lado um fino bom humor que permeia toda a história, graças a um roteiro coeso e cheio de charme, com ótimo elenco e super afiado, em que cada um deixa o outro brilhar intensamente com uma direção forte, sem ser dura, com boas reviravoltas e ótimas surpresas e assim voltamos satisfeitos pra casa. Jodie Foster, a diretora, pode vir mais vezes.
Nota do CD:
★★★★☆
Sinopse:Lee Gates é um apresentador de programa de tv, que “brinca”, dança, atua e dá dicas de investimentos pra pessoas que não entendem nada sobre bolsas de valores, o jovem Kyle, acreditando em Lee, investiu muito dinheiro e perdeu tudo, Kyle invade a tv, ao vivo, e o faz de refém, e agora pede explicações, Paty, a diretora do programa, é obrigada a “dirigir” o programa com um “novo apresentador”.
Trailer do Filme:
Ficha Técnica:
Gênero: Drama
Direção: Jodie Foster
Roteiro: Alan DiFiore, Jim Kouf
Elenco: Anthony DeSando, Bryan Burton, Caitriona Balfe, Chris Bauer, Condola Rashad, Darri Ingolfsson, Dennis Boutsikaris, Dominic West, Emily Meade, George Clooney, Giancarlo Esposito, Greta Lee, Jack O’Connell, Julia Roberts, Liz Celeste, Olivia Luccardi
Produção: Daniel Dubiecki, George Clooney, Grant Heslov, Lara Alameddine
Fotografia: Matthew Libatique
Montador: Matt Chesse
Trilha Sonora: Dominic Lewis, Michael Andrews
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 26/05/2016 (Brasil)
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: IM Global

Nenhum comentário: