quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Respeito: língua universal

Você está preparado para lidar com as diferenças?

Em uma árdua rotina de ensaios, 300 dançarinos se vêem confrontados pela pergunta. O grupo é formado por profissionais e amadores, com ou sem deficiência, em um projeto internacional de dança absolutamente único documentado pelo diretor alemão Sebastian Heinzel. O longa-metragem Carmina (2014), que desvela os desafios dessa convivência, abre o Assim Vivemos – 7º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, que tem início na quarta-feira (23.09) e segue até o dia 05.10 no CCBB São Paulo. O evento já passou pelo Rio de Janeiro e chega em Brasília em março de 2016.

A partir de filmes com variadas narrativas e temáticas, o festival oferece um amplo repertório de experiências e conquistas, quase sempre pautadas pelo desejo de autonomia, a possibilidade de uma vida com independência – e a certeza de que o respeito à diversidade pode transformar vidas. Além de Carmina, serão exibidos outros 32 filmes, de 20 países, todos em sessões gratuitas. O Brasil se destaca com sete obras selecionadas, vindas do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste, numa demonstração de que a reflexão sobre o tema tem merecido cada vez mais atenção.

É o caso de A onda traz, o vento leva” (2012), de Gabriel Mascaro, um dos destaques da mostra. Na delicada trama, o jovem Rodrigo nos convida a embarcar numa viagem sensorial: ele é surdo e trabalha numa equipadora instalando som em carros. Vive imerso em um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, dúvida – pequenos detalhes, abismos gigantescos. O filme A onda traz, o vento leva chega ao festival com nada menos que 15 prêmios internacionais na bagagem.

DIREITOS, DENTRO E FORA DA TELONA

Além das sessões, haverá debates em torno dos temas AutismosSer artistaAutonomia e Imagem e estigma. O Assim Vivemos oferece acessibilidade para pessoas com deficiência visual – audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braile – e para pessoas com deficiência auditiva – legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em Libras nos debates. É o único festival de cinema no Brasil a contar com esses recursos. E mais: todas as atividades têm entrada franca.

Para ver a programação completa, clique aqui.

Assim Vivemos – 7º Festival internacional de filmes sobre deficiência
De 23.09 a 05.10.2015
CCBB São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Telefone: (11) 3113 3651

Nenhum comentário: