segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

De Longe Te Observo

450989-jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx
A Venezuela vive um momento catastrófico econômico e social.
Porém, pode se orgulhar de ter apresentado ao mundo esta pequena Obra Prima que arrematou nada mais nada menos que o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2015.
Estamos diante de um longa árido, passado totalmente nas ruas recheadas de pobreza e dificuldades extremas típicas do chamado “Terceiro Mundo” em um Grau bastante alarmante.
Armando (Alfredo Castro) é um protético de meia-idade solitário acostumado a viver só. A sua relação com o mundo e com as pessoas é sempre distante. Vive sozinho e, para satisfazer a necessidade de alguma relação sexual, oferece dinheiro a garotos que, postados cerca de um metro à frente da poltrona da sua sala, se despem de costas para que Armando se masturbe sem encostar e nem mesmo fazer contato visual com ninguém. Observador que é, das ruas e das pessoas, não é possível saber se a escolha de Elder (Luis Silva), adolescente que entrará em sua vida para marcá-la de forma definitiva, é acidental ou com propósito.
É a relação entre o homem de classe média e o menino de classe baixa, que se sustenta com furtos e com o apoio de uma gangue, que conduz Desde Allá. O filme tem roteiro baseado em uma história do mexicano Guillermo Arriaga – o mesmo de Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. Uma história de tratamento literário: De Longe se sustenta sobre coisas não ditas, como as reais intenções de Armando com relação a Elder, um garoto homofóbico de quem ele se dedica a cuidar e sustentar, e a mágoa que o protético tem do pai, que reaparece em Caracas e que ele, novamente, apenas observa pelas ruas. Paralela, a relação de Armando com o pai vai se chocar com a de Armando e Élder. E, mais uma vez, a força virá daquilo não pronunciado.
Destaque para o final absolutamente arrasador!

Nota do CD:
★★★★☆
Sinopse:
Caracas, Venezuela. Armando (Alfredo Castro) é o dono de um laboratório de próteses dentárias que costuma se espreitar pelos pontos de ônibus, de forma a se aproximar de rapazes. Ele oferece dinheiro para que os jovens o acompanhem até sua casa, para que possa se masturbar diante de sua nudez. Um dia, Armando faz a oferta a Elder (Luis Silva), que lidera uma gangue local. Revoltado e desconfiado por natureza, Elder aceita a oferta mas, na casa de Armando, o agride e rouba seu dinheiro. É o início de um complexo relacionamento entre eles, já que Armando volta a procurá-lo dias depois.
Trailer do Filme:
Ficha Técnica:
Direção: Lorenzo Vigas Castes
Elenco: Alfredo Castro, Luis Silva, Alí Rondon, Jericó Montilla
Roteiro: Lorenzo Vigas Castes, Gillermo Arriaga
Fotografia: Sergio Armstrong
Montadora: Isabela Monteiro de Castro
Distribuição: Imovision
Ano de Produção: 2015

Nenhum comentário: