sábado, 15 de outubro de 2016

Cegonhas: A História Que Não Te Contaram

storks-2

Quando as crianças começam a crescer começam a ter dúvidas sobre de onde vem os bebês e o que ficou no imaginário de muitas pessoas foi a história das cegonhas que trazem um novo filho para o casal. A animação mostra um universo em que os bebês foram substituídos pela entrega de eletrônicos.

A cegonha Junior recebe de seu chefe uma promessa de promoção no seu trabalho. Para consegui-la precisa demitir Tulipa, uma garota que, por acidente, não foi entregue aos pais e foi criada junto com as aves. Ao invés de demiti-la, cria um cargo fictício para ela e os dois terminam criando um novo bebê. O filme mostra as peripécias que os dois vivem para conseguir entregar a criança sã e salva.

A premissa da animação é fraca. Escolher cegonhas para seus protagonistas não tem uma expressividade interessante, não instiga. O filme demora de deslanchar apresentando personagens já batidas, principalmente em obras realizadas para crianças. São os pais que trabalham demais, o trabalhador certinho, a criança criativa que quer romper com o cotidiano maçante da família.

O traço do longa também não tem um diferencial potente e parece mais do mesmo. Uma animação excessivamente colorida, que pode cativar os bem pequenos, mas que não traz nenhum tipo de novidade para um olhar minimamente mais exigente. O desenrolar da trama também não apresenta nada fora do comum, tudo é bem previsível e ingênuo.

O que cativa em Cegonhas é a doçura com a qual eles mostram as crianças e a fofura do tratamento em relação a criar uma nova vida, um bebê, os protagonistas dando o seu máximo, suas vidas pela criança. Mesmo sabendo o que provavelmente irá acontecer, o filme desperta uma empatia que faz com que torcer para que tudo dê certo seja algo espontâneo. As piadas, principalmente do pombo vilão, tem boas sacadas.

Cegonhas parece de primeira uma produção preguiçosa para ganhar um dinheiro fácil das crianças, que são um público cativo, mas, depois que o filme se desenrola, percebe-se um esforço para cativar o público e ser mais do que uma animação esquecível, falta somente sair da caixa e dos rumos óbvios da narrativa para chegar onde queria.

Nota do CD:
3 out of 5 stars


Sinopse: Todo mundo já sabe de onde vêm os bebês: eles são trazidos pelas cegonhas. Mas agora você vai conhecer a mega estrutura por trás desta fábrica de bebês: na verdade, as cegonhas controlam um grande empreendimento que enfrenta muitas dificuldades para coordenar todas as entregas nos horários e locais certos.

FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil: Cegonhas – A História que Não te Contaram
Título Original: Storks
Ano Lançamento: 2016
Gênero: Animação / Comédia / Aventura
País de Origem: EUA
Duração: 89 minutos
Direção: Nicholas Stoller / Doug Sweetland
Estreia no Brasil: 22/09/2016
Estúdio/Distribuidora: Warner Bros. Pictures
Elenco de vozes: Andy Samberg, Katie Crown, Kelsey Grammer, Jennifer Aniston, Ty Burrell, Anton Starkman, Keegan-Michael Key, Jordan Peele, Danny Trejo.

Nenhum comentário: