domingo, 25 de setembro de 2016

Sete Homens e Um Destino

sete

Lutando para não ficar à sombra do outro.
A fábrica de cinema hollywoodiana está cada vez mais revisitando os seus grandes filmes de outrora. Entra ano, sai ano, uma chuva de remakes invadem os cinemas de todo mundo. Alguns de gosto duvidoso, outros nem tanto. Sai ganhando quem não tenta reprisar o que já se conhece. E assim, Sete Homens e Um Destino chega comendo pelas beiradas, sendo um filme que rememora o antigo, mas luta pra ter vida própria. Desse jeito, produção e público podem se dar bem. Aliás, Sete Homens e Um Destino de 1960 já era um remake do filme de Akira Kurosawa(Depois da Chuva), Os Sete Samurais. Então, o que esperar de um filme que é livremente inspirado em outros dois? Esqueça isso e olhe para o que acaba de sair do forno, assim poderá se divertir um pouco mais.

Na história temos um pequeno vilarejo, que está sendo atacado por uma gangue com um maquiavélico pistoleiro. Querem tomar conta do lugar. Emma, uma das moradoras, pede ajuda a Sam Chisolm, juntamente com mais outros seis pistoleiros para ajudarem na independência do lugar.

Sete Homens e Um Destino começa dos mais interessantes. Ele não tem pressa na apresentação dos personagens. Quase na metade da história, ainda estamos sendo apresentados e conhecendo melhor quem são aquelas pessoas, principalmente os pistoleiros. Mas, infelizmente, alguns personagens não conseguem ter uma maior relevância. O vilão vivido pelo sempre ótimo Peter Sarsgaard (Blue Jasmine) está bem, mas psicologicamente louco, sendo que não convinha ser assim, carecendo de “humanização” em suas ações, também sofre por não ter um desenvolvimento mais ativo. Quem sai ganhando são os protagonistas Denzel Washington (O Protetor) e Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), com personagem com arcos maiores e cenas densas e dramáticas. Incrível como Denzel sempre cumpre o que promete. Ele é presença marcante em qualquer produção a que esteja envolvido. Já Pratt tem sido destaque, depois do grande sucesso que fez em Guardiões da Galáxia. A cada novo filme mostra o quanto tem de carisma, podendo se tornar um ator de muitas facetas. Ethan Hawke (Boyhood: Da Infância à Juventude), em sua pequena participação, começa a ter uma história que causa certo interesse, mas, infelizmente, fica perdido ou esquecido, no meio do caminho. Uma pena, ali tinha muito mais lenha para queimar. O ator Vincent D’Onofrio (Demolidor )é um caso particular de grande ator que é um eterno coadjuvante. Começou a sua carreira com uma grande interpretação (coadjuvante) no filme Nascido Para Matar (1987), de Stanley Kubrick (Laranja Mecânica), e até hoje continua nos pequenos papéis, mas sempre fazendo a diferença por entregar verdade no que faz. O seu engraçado Jack Horne tem ótima presença, mas é subaproveitado.

O diretor Antoine Fuqua (O Protetor) volta a trabalhar com os atores Denzel Washington e Ethan Hawke, que foram os protagonistas de seu primeiro filme relevante em Hollywood, Dia de Treinamento.

Nic Pizzolatto (True Detective – 1a. Temporada), roteirista da maravilhosa série True Detective, aqui tenta ser o mais agregador possível, ou o mais politicamente correto – quem dera se a indústria cultural pensasse sempre assim, mas não tão promissor como vimos na tv. Na direção e no papel principal temos negros, por outro lado tem-se uma mulher sem medo do perigo e que luta por liberdade. Há também um asiático, um índio e um latino-americano. Tem espaço pra todo mundo. Uns brilham mais que outros, mas só a tentativa de integração já é válida. E a cena da batalha poderia ter sido mais ativa e altiva, e não uma mera “armadilha”. Poderia ter rendido mais. Apesar dos percalços, Sete Homens e Um Destino ainda é um filme que entretém, na medida do possível e, sem esquecer, nada de comparações com a nostálgica versão de Yul Brynner, assim o dinheiro gasto com ingresso será mais rentável e prazeroso.

Nota do CD:
3 out of 5 stars

Sinopse:Um pequeno vilarejo está sendo atacado por uma gangue com um maquiavélico pistoleiro. Querem tomar conta do lugar. Emma, uma das moradoras, pede ajuda a Sam Chisolm, juntamente com mais outros seis pistoleiros para ajudarem na independência do lugar.

Ficha Técnica:

Gênero: Faroeste
Direção: Antoine Fuqua
Roteiro: John Lee Hancock, Nic Pizzolatto
Elenco: Billy Slaughter, Byung-hun Lee, Cam Gigandet, Carrie Lazar, Chris Pratt, Denzel Washington, Dylan Kenin, Ethan Hawke, Griff Furst, Haley Bennett, Juan Gaspard, Luke Grimes, Matt Bomer, Peter Sarsgaard, Sean Bridgers, Shona Gastian, Thomas Blake Jr., Vincent D´Onofrio, Vinnie Jones, William Lee Scott
Produção: Roger Birnbaum, Todd Black
Fotografia: Mauro Fiore
Montador: John Refoua
Trilha Sonora: James Horner
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 22/09/2016 (Brasil)
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / Sony Pictures Entertainment (SPE) / Village Roadshow Pictures

Nenhum comentário: