segunda-feira, 8 de agosto de 2016

São Paulo recebe o Mobifilm, primeiro festival brasileiro de filmes sobre mobilidade e segurança viária

O trânsito nas cidades e estradas brasileiras tem se tornado cada vez mais violento. Quem não tem um familiar ou conhecido que já se envolveu em um acidente? Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 mil pessoas morrem todos os anos e 500 mil ficam feridas em nossas vias. O Brasil é considerado um dos campeões de violência no trânsito.

Com o propósito de alertar e debater essa e outras situações, entre os dias 12 e 14 de agosto será realizada a primeira edição do Mobifilm, Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária. O evento foi inspirado no Global Road Safety Film Festival, que já passou por cidades como Marrakech, Paris e Genebra.  Questionado sobre o objetivo de realizar o evento, Eduardo Abramovay, idealizador do Festival, diz que “em primeiro lugar, é necessário colocar em tela a pandemia de trânsito pela qual o país passa. Em segundo lugar mostrar que o cinema e o universo audiovisual pode ser uma importante ferramenta de mudança dessa situação. Centenas de pessoas gravam e produzem peças sobre esse assunto. Um dos objetivos do Festival foi dar a conhecer as centenas de filmes desconhecidos”.

A programação é gratuita e traz uma seleção de cerca de 100 filmes brasileiros, entre eles documentários, animações, webseries, vídeos institucionais, curtas e longas, que falem sobre mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Plano Aberto, de Elder Barbosa, é sobre jovens militantes que lutam contra o encarecimento dos transportes públicos  e a exclusão social na periferia do Rio de Janeiro; Jegues,   De Chris Agnese e Gil Chagas, mostra como o animal de carga vem sendo substituído por  motocicletas e, abandonados nas ruas, se tornou causas de acidentes rodoviários na região nordeste; e o premiado documentário Motoboys – Vida Loca, de Caíto Ortiz, que faz um registro in loco, da vida de cinco motoboys.

Além disso, os participantes poderão ver uma exposição com Baixo Ribeiro e seminário com especialistas em mobilidade urbana e violência no trânsito, como o vereador e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Nabil Bonduki; o diretor de planejamento e expansão dos transportes metropolitanos da Companhia do Metropolitano de São Paulo e arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Alberto Epifani; a espanhola Anna Ferrer, consultora internacional de mobilidade e segurança viária, entre outros. “Recebemos aproximadamente 300 filmes. Eu e Lucas Navarro os assistimostodos e demos nota. E fizemos caber no tempo de exibição que dispúnhamos. Os critérios foram: pertinência ao tema, qualidade cinematográfica e incisão do trabalho”, revela o idealizador sobre a curadoria feita.

Para outros detalhes, acesse o site do Festival ou entre em contato com a organização por meio do email contato@mobifilm.com.br.

MOBIFILM – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária
Data: 12 a 14 de agosto de 2016
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Metrô Vergueiro), São Paulo
Entrada: gratuita

Nenhum comentário: