quinta-feira, 5 de novembro de 2015

De maneira lúdica e por meio do audiovisual, campanha esclarece para crianças a diferença entre carinho e abuso sexual


Um dos assuntos mais falados nas últimas semanas têm sido o assédio e violência sexual. Para debater os assuntos nas redes sociais, muitas pessoas têm usado a hashtag primeiro assédio.

Criada em junho de 2014, a campanha Defenda-se é uma estratégia de comunicação e marketing social desenvolvida pela Rede Marista de Solidariedade com o objetivo de promover a participação de crianças de 5 a 12 anos em ações de autodefesa contra a violência sexual. O projeto foi desenvolvido a partir da adesão da instituição à agenda de convergência proposta pelo Governo Federal e sociedade civil para defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes no período da Copa do Mundo da FIFA, no ano passado.

Com base no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, especialmente no Eixo de Prevenção, que assegura ações preventivas de Educação, Sensibilização e Autodefesa contra a violência sexual, e no 3º Protocolo Facultativo da Convenção sobre os Direitos da Criança, que prevê a possibilidade da criança denunciar à Organização das Nações Unidas (ONU) violações de seus direitos, a campanha criou uma série de vídeos lúdicos, com linguagem sutil e de fácil entendimento para a faixa etária, ilustrando situações do cotidiano em que a criança tem condições de agir preventivamente para sua autodefesa. Além disso, as histórias incentivam que as crianças denunciem situações de violência sexual diretamente para o Disque 100 e outros canais reconhecidos.

O projeto tem garantido adesões importantes para chegar a um número cada vez maior de crianças pelo país. A TV Escola, do Ministério da Educação, veicula os vídeos desde dezembro de 2014; em parceria com o Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo2.000 profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e prefeituras foram apresentados à Campanha durante encontros realizados em dez capitais brasileiras.

Em 2015, a Campanha Defenda-se foi reconhecida com o Prêmio Neide Castanha, realização do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de homenagear personalidades e instituições que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais. A Campanha foi reconhecida na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes, pois trouxe a inovação de estabelecer um diálogo direto com crianças sobre sua autodefesa, uma vez que boa parte das campanhas de mobilização para o enfrentamento da violência sexual foca sua mensagem no adulto, seja ele defensor ou violador de direitos.

Para assistir aos vídeos, acesse o site

Nenhum comentário: