apresenta:
À ESQUERDA DA TEL A
de 28 de agosto à 18
de setembro de 2015
O
CINUSP apresenta a mostraÀ
Esquerda da Tela, que faz um panorama com 18 filmes
contestadores, de diretores e coletivos que pensaram e
filmaram politicamente, influenciados pelo marxismo.
Entre
os filmes selecionados estão como O Anjo Exterminador, de Luis Buñuel e a
cópia restaurada em alta definição de O
Homem com uma Câmera de Dziga Vertov.
FILMES:
O Anjo Exterminador (El Ángel Exterminador)
México,
1962, pb, digital, 95’
direção:
Luis Buñuel
elenco:
Silvia Pinal, Enrique
Rambal, Claudio Brook, José Baviera
sinopse: Um casal da alta sociedade
convida seus amigos burgueses para um luxuoso jantar em sua mansão.
Inexplicavelmente eles não conseguem sair da sala de jantar e se veem presos,
apesar de aparentemente não haver barreira alguma. Uma ácida crítica à
burguesia, o filme é um grande exemplo da força da alegoria surreal no cinema de
Buñuel.
classificação
indicativa: 12 anos
cid.
universitária: 02.09 qua 16h00 | 16.09 qua 19h00
mariantônia:
28.08 sex 20h00
A Batalha de
Argel (La Battaglia di Algeri)
Itália / Argélia, 1966, pb, digital, 121’
direção: Gillo Pontecorvo
elenco: Jean Martin, Saadi Yacef, Brahim Haggiag, Tommaso Neri
sinopse:
Pontecorvo faz um vívido retrato da luta de independência dos argelinos contra
a ocupação francesa, mostrando desde a criação das células revolucionárias e
seu confronto contra as tropas francesas, até as consequências da Batalha de
Argel para o país. Com uma fotografia muito próxima do documentário, a atuação
de não-atores que experienciaram os eventos, como Saadi Yacef, um
ex-guerrilheiro representando um comandante inspirado nele mesmo e trilha
sonora de Ennio Morricone, o longa é um dos clássicos incontornáveis do cinema.
cid.
universitária: 04.09 sex 16h00 | 08.09 ter 19h00
mariantônia:
12.09 sab 20h00
Crônicas de um Industrial
Brasil,
1978, cor, 35mm, 87’
direção:
Luiz Rosemberg Filho
elenco:
Adriana Figueiredo,
Renato Coutinho, Wilson Grey
sinopse:
Um industrial muito rico e conservador, totalmente desprovido de valores e
pouco se importando com a miséria, entra em conflito existencial e começa a
procurar uma forma de conseguir sua redenção. Censurado nos anos 70, mais do
que um drama pessoal, o longa expõe a falência do mito
nacional-desenvolvimentista, já claramente desgastado no final dos anos 70.
classificação
indicativa: 18 anos
cid.
universitária: 11.09 sex 16h00 | 15.09 ter 19h00
mariantônia:
06.09 dom 18h00
Como se vê (Wie man sieht)
Alemanha
Ocidental, 1986, cor / pb , 72’
direção:
Harum Farocki
sinopse:
Produção civil e militar, o tanque de guerra deriva do trator, assim como a
metralhadora do motor de combustão. Farocki mostra-nos a história da técnica
como uma sequência de fases de automatização, nas quais a mão humana vai sendo
posta de lado pela capacidade de cálculo do computador.
classificação
indicativa: sem classificação
cid.
universitária: 10.09 qua 19h00
mariantônia:
13.09 dom 18h00
Cartas da Sibéria (Lettre de Sibérie)
França, 1957, cor, digital, 62’
direção: Chris Marker
sinopse:
Uma viagem-ensaio pelas estepes e pelas vilas da Sibéria. Cartas da Sibéria é um dos primeiros
documentários, do diretor Chris Marker, que faz críticas ferozes desde à TV
americana até às políticas soviéticas. Crítico sem ser didático, o documentário
é considerado até hoje um dos melhores do diretor.
classificação
indicativa: 12 anos
cid.
universitária: 14.09 qui 16h00
mariantônia:
29.08 dom 20h00
O Homem com uma Câmera
União
Soviética, 1929, pb, blu-ray, 80’
sinopse:
Um cinegrafista caminha documentando cenas da União Soviética no começo dos
anos 20. Marco na ruptura entre o cinema e o drama, o filme é até hoje
considerado uma das obras mais importantes para a linguagem cinematográfica.
classificação
indicativa: 12 anos
cid.
universitária: 04.09 sex 19h00 | 16.09 qua 16h00
mariantônia:
30.08 dom 18h00
Ivan, o Terrível Parte I (Ivan Groznyy
I)
União
Soviética, 1944, pb, DVD, 99’
direção:
Sergei Eisenstein
elenco:
Nikolai Cherkasov, Lydmila Tselikovskaya, Serafima Briman, Mikhail Nazvanov
sinopse:
Século XVI. Ivan IV (Nikolai
Tcherkassov), arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia declarando-se
czar. Casa-se com Anastasia (Lyudmila Tselikovskaya) e logo planeja ataques
para retomar os territórios perdidos e derrotar os tártaros. Enquanto isso
precisa lidar com a traição da aristocracia que busca a sua deposição.
Encomendado diretamente por Joseph Stálin, que admirava a figura de Ivan, o
filme é uma obra complexa de um Eisenstein maduro, que utilizou de simbologias
e a montagem dialética para criar um dos dramas mais importantes da história do
cinema.
classificação
indicativa: 14 anos
cid.
universitária: 03.09 qui 16h00
mariantônia:
05.09 sáb 18h00
Ivan, o Terrível Parte II (Ivan Groznyy
II)
União
Soviética, 1958, pb, DVD, 88’
direção:
Sergei Eisenstein
elenco:
Nikolai Cherkasov, Lydmila Tselikovskaya, Serafima Briman, Mikhail Nazvanov
sinopse:
Enquanto Ivan tenta consolidar seu poder, estabelecendo um exército pessoal,
seus rivais políticos, os boyars russos, planejam matar seu czar. A segunda
parte do que seria uma trilogia, diferente da primeira, desagradou enormemente
o alto escalão do governo soviético ao trazer julgamentos e expurgos feitos por
Ivan, quase em analogia aos que aconteceram durante o governo de Stálin. O
filme foi confiscado pelas autoridades da época e lançado apenas após a morte
de Stálin. A terceira parte foi perdida, apenas alguns stills e uns poucos
minutos ainda existem.
classificação
indicativa: 14 anos
cid.
universitária: 03.09 qui 19h00
mariantônia: 05.09 sáb 20h00
Kuhle Wampe ( Kuhle Wampe, oder: Wem gehört die Welt?)
Alemanha,
1932, pb, DVD 74’
direção:
Slatan Dudow
elenco: Hertha Thiele, Ernst Bush, Martha
Wolter, Adolf Fischer
sinopse:
Berlim 1931. Bönicke e o seu filho Franz estão desempregados, à semelhança de
milhares de outros cidadãos; Anni é a única da família que ainda tem trabalho
numa fábrica. Franz não consegue suportar o desespero e acaba por suicidar-se.
A família, que não consegue pagar a renda, é despejada e muda-se para o bairro
de barracas. Com roteiro de Bertold Brecht, o filme marca a aproximação de um
dos maiores dramaturgos do século XX com a sétima arte.
classificação
indicativa: 16 anos
cid.
universitária: 31.08 seg 16h00
mariantônia:
30.08 dom 20h00
A Morte de um Burocrata (La Muerte de
un burócrata)
Cuba,
1966, pb, 35mm, 85’
direção:
Tomáz Gutierrez Alea
elenco:
Salvador Wood, Silvia Planas, Manuel Estanillo
sinopse:
Um trabalhador exemplar morre durante o serviço e em homenagem ao seu caráter
de proletário ideal, é enterrado com sua carteira de trabalho. Infelizmente
para conseguir o direito da pensão, a viúva e seu sobrinho, Juanchín, precisam
da carteira comprovando os anos de labor do falecido. Tomáz Gutierrez Alea,
utiliza do humor e do absurdo, dialogando com Chaplin, Buñuel e Kafka, para
criticar a burocratização do Estado revolucionário, intensificada a partir da
aproximação do país com o bloco soviético.
classificação
indicativa: 14 anos
cid.
universitária: 10.09 qui 16h00 | 15.09 ter 16h00
Yamar Mallku - O Sangue do Condor (Yamar Mallku
- El Sangre del Condór)
Estados
Unidos, 1969, pb, 35mm, 70’
direção:
Jorge Sanjínes
elenco:
Marcelino Yanahuaya,
Benedicta Mendoza, Vicente Verneros Salinas
sinopse: Um
grupo de estrangeiros, ligados à uma corporação estadunidense, chegam à uma
comunidade indígena para prestar assistência médica, enquanto secretamente
esterilizam as camponesas do local. Ao descobrir isso a comunidade se levanta
contra os estrangeiros. Um dos grandes filmes do cinema militante
latino-americano, discute a sociedade burguesa na bolívia sob um olhar marxista
muito próprio que articula, além de luta de classes e anti-imperalismo, também
o índio como sujeito revolucionário.
classificação
indicativa: 14 anos
cid.
universitária: 09.09 qua 19h00 | 18.09 sex 16h00
Relações de Classe (Klassenverhältnisse)
Alemanha Ocidental/ França,
1984, pb, dvd, 126’
direção: Danièle Huillet e Jean-Marie
Straub
elenco:
Christian Heinisch, Nazzareno Bianconi, Mario Adorf, Harun Farocki
sinopse:
Um jovem alemão é mandado pelos pais à América para construir uma vida nova.
Segue-se então uma odisseia do jovem Karl pautada pela sua relação com pessoas
das classes mais altas às mais baixas. Adaptação da novela inacabada de Franz
Kafka, Amerika o casal Huillet-Straub faz um belo trabalho construindo toda a
relação de classes através de uma relação dialética entre planos e personagens.
classificação
indicativa: 16 anos
cid.
universitária: 31.08 seg 19h00 | 08.09 sex 16h00
mariantônia:
12.09 sáb 18h00
A Sociedade do Espetáculo (La Société
du Spectacle)
França,
1973, pb, digital, 90’
direção:
Guy Debord
sinopse:
Adaptação cinematográfica do livro homônimo de Guy Debord, construído a partir
de fotos, propagandas desviadas,
filmes e found-footage’s de eventos
históricos, o filme é um ensaio do artista situacionista que busca criticar a
sociedade do espetáculo, que seria um nível superior de alienação e exploração
da forma-valor sobre toda a sociedade humana, seja ela capitalista ou
socialista. O filme ainda conta com Debord recitando passagens de Marx,
Tocqueville, Machiavel entre outros.
classificação
indicativa: 16 anos
cid.
universitária: 02.09 qua 19h00
mariantônia:
06.09 dom 18h00
Trabalho
Brasil,
2011, cor, digital, 14’
direção:
Luiz Rosemberg Filho
sinopse:
Um ensaio poético que faz uma reflexão sobre as relações entre trabalho, vida e
arte.
classificação
indicativa: sem classificação
cid.
universitária: 11.09 qua 16h00 | 15.09 ter 19h00
mariantônia:
06.09 dom 18h00
Ukamau (Ukamau)
Bolívia,
1966, pb, 35mm, 72’
direção:
Jorge Sanjínes
elenco:
Elsa
Antequera, Néstor Cárdenas, Benedicta Huanca, Benedicta Mendoza
sinopse:
Andrés e Sabina são um casal de camponeses que vivem numa comunidade no interior,
quando Andrés vai ao mercado, Ramos, um mestiço violento e instável estupra e
mata Sabina. Temendo por sua morte, Ramos foge para a cidade. Andrés solitário,
planeja sua vingança. No seu primeiro longa, Jorge Sanjínes e seu grupo Ukamau
trabalham uma leitura própria das questões de dominação e exploração na
sociedade latinoamericana, a partir de uma relação dialética entre classes e
etnicidade, sendo um dos pontos de partida do que foi o cinema militante no
continente.
classificação
indicativa: 14 anos
cid.
universitária: 09.09 qua 16h00 | 18.09 sex 19h00
A Última Ceia (La Última Cena)
Cuba,
1977, cor, DVD, 120’
direção:
Tomáz Gutierrez Alea
elenco:
Nelson Villagra, Silvano Rey, Luis Alberto García
sinopse: Em um engenho cubano, no final do século XVIII, um escravo fugido é
capturado enquanto o senhor Conde, chega para passar a temporada na fazenda. Em
uma crise religiosa, o Conde pede que lhe enviem 12 escravos para ele passar a
noite com eles, durante a páscoa, à luz da Última Ceia de Cristo. Com uma clara
influência barroca e com um apurado senso estético e histórico, Alea analisa o
núcleo da sociedade escravista cubana trabalhando desde a organização da linha
produtiva até a religião, demonstrando as complexas relações entre os
indivíduos livres, proprietários e escravos na Cuba oitentista.
classificação
indicativa: 16 anos
cid.
universitária: 01.09 ter 19h00 | 14.09 seg 19h00
Um Olhar de Cada Dia (To vlemma tou Odyssea)
França,
1995, cor, blu-ray, 176’
direção:
Theo Angelopoulos
elenco: Harvey Keitel, Maia
Morgenstern, Erland
Josephson
sinopse:
Um cineasta, com a intenção de encontrar velhos rolos de filmes, faz uma viagem
(também interior) que o leva a descobrir um mundo dividido por guerras e
ideologias. Recriação do mito de Ulisses, que recebeu o Grande Prêmio do Júri
no Festival de Cannes, o filme é um poema sobre o tempo e a arte, realizado por
um dos maiores gênios do cinema moderno, o grego Theo Angelopoulos.
classificação
indicativa: 14 anos
cid.
universitária: 11.09 sex 19h00 | 17.09 qui 16h00
mariantônia:
11.09 sex 20h00
O Vento Leste (Vent d’est)
Itália,
1971, cor, dvd, 95’
direção:
Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Gorin)
elenco:
Gian Maria Volonté,
Anne wiazemsky, Glauber Rocha
sinopse:
Chamado de “um faroeste revolucionário”, o filme é um experimento que busca uma
linguagem revolucionária, trabalhando desde desconstrução da relação
naturalista entre imagem e som, criando entendimentos a partir da cacofonia de
discursos, até com a sobreposição de tipografias. Tudo enquanto faz uma crítica
radical à sociedade burguesa e às repúblicas socialistas.
classificação
indicativa: 16 anos
cid.
universitária: 01.09 ter 16h00 | 16.09 qui 19h00
mariantônia:
29.08 sáb 18h00 | 04.09 sex 20h00
CINUSP Paulo Emílio
Sala Cidade Universitária
Rua do Anfiteatro,
181 – Colmeia, Favo 04
Cidade Universitária
entrada franca
100 lugares
fone: 11-3091-3540
Sala Maria Antônia
Rua Maria Antônia,
294
Consolação
entrada franca
70 lugares
fone: 11-3123-5200
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