quinta-feira, 2 de abril de 2015

Indicado ao Oscar de melhor documentário, “O Sal da Terra”


O documentário O Sal da Terra, de Juliano Salgado e Wim Wenders, sobre a vida e a obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, estreia na próxima quinta (25) nos cinemas de todo Brasil. O longa acaba de abrir a 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental na última quinta (19).

O filme foi o único representante do cinema nacional na disputa pelo Oscar 2015, concorrendo ao prêmio de Melhor Documentário e ganhando ainda mais visibilidade no cenário de cinema mundial. Além de contar a história de Sebastião Salgado, a obra retrata também a figura do pai, pelo olhar de Juliano Salgado, filho do artista que assina a direção ao lado de Wim Wenders.  Juliano sempre esteve muito presente profissionalmente na vida de Sebastião Salgado. Aos 15 anos viajou com pai e registrou a construção do Canal do Rajastão. Assim começou o interesse de Juliano por contar histórias e, especialmente, pelo trabalho realizado pelo pai.

Juliano lembra que, no momento em que Sebastião Salgado percebeu a forma que era vista pelo filho, houve uma comoção determinante para melhorar a relação entre pai e filho. “Desse momento começou a nascer um diálogo que era eu fazer esses filmes e ele vendo como eu olhava pra ele e como é que eu via a figura dele”. O primeiro registro do diretor de O Sal da Terrasobre o pai e fotógrafo emocionou Sebastião Salgado e foi essencial para que a realização do documentário fosse possível.

O documentário recebeu o prêmio de Melhor Documentário no César Awards em 2014, premiação considerada o Oscar do cinema francês e foi selecionado para o Festival de Cannes, na França, onde foi aplaudido de pé e recebeu o prêmio especial da seção Um Certo Olhar.

Assista o trailer:

Nenhum comentário: