Qualificar a aproximação do audiovisual com a escola. Essa é a proposta do 7º Festival Escolar de Cinema, que será realizado entre 15 de abril e 15 de maio no Rio Grande do Sul. Antes das sessões oficiais do evento, o Festival oferece Sessões Preparatórias para Professores, para que eles possam assistir aos filmes com antecedência em relação aos alunos e debater com os convidados as possibilidades de desdobramentos em sala de aula.
As sessão serão realizadas entre os dias 07 e 09 de abril e contarão com convidados especiais como Marcus Mello, Fatimarlei Lunardelli, Lisiane Cohen, Clóvis Massa, Diogo Onofre de Souza e Luiz Fernando Fontoura, conversam com os professores sobre os filmes que serão exibidos no evento. No dia 10 de abril o encontro Cinema e Educação: A Força da Intersecção será ministrado pela Profª Drª Adriana Fresquet, coordenadora do projeto CINEAD – Cinema para Aprender e Desaprender da UFRJ, fundadora da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação Cinema e Audiovisual. A participação nas Sessões Preparatórias para Professores e no encontro com Adriana Fresquet deve ser realizada por meio de inscrição prévia pelo endereço de e-mailalfabetizacaoaudiovisual@ gmail.com.
O projeto é uma ação do Programa de Alfabetização Audiovisual e é realizado em salas de cinema da capital gaúcha como PF Gastal, CineBancários e Sala Redenção. Esta edição ainda contará com mais uma sala de exibição, a Cinemateca Capitólio. “A oportunidade de alunos e professores das escolas públicas de Porto Alegre usufruírem da experiência do cinema, com tela grande, sala escura e programação de qualidade já está incorporada no calendário escolar e significa um importante acesso ao patrimônio cultural da humanidade, especialmente para alunos que estão cada vez mais distantes desta janela de exibição que representa a excelência do audiovisual”, explica a Maria Angélica dos Santos, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre. A expectativa é 12 mil alunos e profissionais de escolas municipais e estaduais da cidade assistam aos filmes selecionados para as faixas etárias dos estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos.
De acordo com a organização do evento, a sessão do dia 17 de abril é especial, pois será exibido o filme “As Aventuras do Avião Vermelho”, de Frederico Pinto e José Maia. Os estudantes e professores presentes terão a oportunidade de bater um papo com os diretores do longa que foi baseado no livro de Erico Veríssimo, intitulado com o mesmo nome. A sessão será acompanhada pelo escritor Luis Fernando Veríssimo, filho de Erico.
A programação conta com clássicos como Tempos Modernos, de Charles Chaplin, além de As Férias do Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard, Uma Viagem Extraordinária, de Jean-Pierre Jeunet, O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson e O Lobo Atrás da Porta. “A combinação de filmes novos, recém-lançados com fragmentos de clássicos do cinema, montam um rico panorama que tem obtido sucesso entre os espectadores de todas as idades, desencadeando discussões e desdobramentos pedagógicos que trazem a experiência cinematográfica para o centro da discussão ética e estética na escola”, ressalta a Maria Angélica dos Santos.
Para participar, as escolas devem realizar o agendamento das turmas para as sessões regulares do Festival, que devem ser feitas exclusivamente por telefone, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h pelos telefones: (51) 3289 7460/3289-7461/3289-7452/ 3289 7457. As vagas para as sessões são limitadas.
Para acessar a programação completa do Festival, acesse o site do Programa de Alfabetização Audiovisual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário