sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O impostor, Javier Cercas



Editorial: Ramdon Casa
Gênero: Ficção
Páginas: 425
Publicado em: novembro 2014


Um par de anos atrás, li que no final foi um dos melhores livros de não-ficção que eu li na minha vida. O livro em questão era:Anatomia de um momento de Javier Cercas. O livro é sobre a gestação de desenvolvimento 23F naquele dia fatídico e as conseqüências mais tarde teve. Eu estava tão satisfeito com a sua leitura (para mim é um 10 de 10) quando eu soube Cercas tinha tomado um outro livro de não-ficção, eu não pensei duas vezes e me deu auto-exemplar. 


Resumo 

A história que ele conta O impostor, é o agora nonagenário Enric Marco. Marco, assim como Alonso Quijano inventando Don Quixote, um personagem que afirmava ter vivido na clandestinidade foi inventada, ser um ativo e Franco queria cobrir fora de seu bolo com mentiras de gelo que estavam em um campo de concentração nazista . A diferença entre Dom Quixote e Marco é que o primeiro era completamente louco enquanto Marco mentiu para a consciência. Mas o melhor de tudo é que Enric Marco durou mais de 30 anos que encontram-se como um tapete e todo mundo acreditou nele. O auge de sua carreira como grande impostor, ocorreu apenas começou o século em que nos encontramos quando eu chegar para presidir a associação espanhola mais importante de sobreviventes: O Amical. Marco recebeu prêmios, foi homenageado em diversas ocasiões, chegou a fazer um discurso aos deputados na Câmara dos Representantes (mexendo até mais de um para levá-los às lágrimas), deu muitas palestras e debates para a escola e faculdades, especialmente em Catalunha, e foi amado e admirado por todos personagem. Tudo estava indo bem, eu estava prestes a colher a sua maior conquista foi a ler o discurso de sobreviventes espanhóis no 70º aniversário da libertação de Mauthausen. E quatro dias antes do escândalo. 
Marco foi desmascarada por um historiador que fez ciente do teste de associação que foi fundamental para demolir um castelo de cartas só penada de suas mentiras. Marco tinha mentido e lhe pegou, e as pessoas tinham receio de ele, mas até então tinha permanecido em silêncio, explodiu com virulentos ataques à sua pessoa. Essa é a história (mau) Resumo de Enric Marco. 

E agora vem a boa, porque neste livro Cercas não tentar defendê-la, não é particularmente engorda-lo, o que ele faz é tentar entender por que ele se comportou dessa maneira, por que tanta mentira, por que uma vez descoberto, Marco, continuou Que erre erre por suas mentiras (hoje mantém alguns). Cercas insistentemente tenta salvá-lo, privando-o de sua máscara de mentiras, mas Marco não querem deixar de ser Enric Marco, não para reabilitar, para não confessar seus falsidades, e apenas atordoar o autor para escrever o livro Cercas ao le gosto de escrever. 

Na gestação do romance sem ficção, porque a ficção e coloca Enric Marco, fazendo cercas é relacionar uma a uma todas as mentiras e meias-verdades da história de Marco e vai investigar isso é verdadeiro ou falso em cada um dos sua história. Fences Enric Marco contactado e disse a ele que eu queria contar a sua história, mas não esperava um pedido em seu nome ou qualquer coisa assim. Marco concordou e por vários meses realizou uma série de entrevistas em que eu gravar Fences vídeo em caso de que precisavam para re-imaginar a fala. 


Meu comentário 

Eu gostei deste livro. A maneira que você tem que dizer Fences é muito hipnótica e posso dizer que se envolve em um diálogo com o leitor, a pessoa se sente envolvido desde o início. Eu conto como foi escrever o romance, buracos através do qual ele passou, a idéia de que veio para escrevê-lo e, em seguida, cair em um par de ocasiões e, em seguida, decidiu levá-la para cima, ajudar seu filho na primeira sessão em que gravou suas conversas com Marco. É toda uma experiência que os leitores não são usados, mas eu sou muito grato. Durante o livro Cercas nos faz torna-se, faz a Marco centenas de perguntas, para as quais, em muitos casos não há respostas. Eu também acho interessante que o autor fala-nos de seus próprios medos, a sua vida privada, seu pai. Acho que o comportamento muito humano que me faz feliz em saber um pouco mais de Javier, porque embora a história se concentra quase que exclusivamente em Enric Marco, também Cercas em si é um personagem em O impostor, de fato, até mesmo o leitor que se aproxima deste magnífico trabalho acaba sendo também um caráter de impostor. 


Aqui você tem uma entrevista em que Javier Cercas e Óscar López (Página 2) tem infinitamente melhor do que eu, história, todos os meandros e a gestação do impostor.
 
http://www.rtve.es/alacarta/videos/pagina-2/pagina-2-entrevista-javier-cercas-autor-impostor/2863422/ 

Um comentário:

magarça disse...

Gostei muito livro. Sobre ele também também se fala aqui: http://observador.pt/2016/03/01/javier-cercas-impostores/