sábado, 24 de janeiro de 2015

Cinema brasileiro começa o ano em destaque nos festivais internacionais




O ano de 2015 começou com grande participação do cinema brasileiro no exterior. Na última semana o Festival de Cinema de Berlim anunciou os filmes e projetos brasileiros em sua programação.  O festival chega a sua 65ª edição e será realizado entre os dias 5 e 15 de fevereiro, na capital alemã.

Abrindo o Festival, Os longas Sangue Azul (de Lírio Ferreira), Que horas ela volta? (de Anna Muylaert) e Ausência (de Chico Teixeira) integram a programação da Mostra Panorama. Já os filmesBrasil S/A (de Marcelo Pedroso), e Beira-Mar (de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher), estão entre os 43 títulos já anunciados para a Mostra Forum.

Representando o Brasil na categoria de curtas-metragens, a obra Mar de Fogo, de Joel Pizzini, foi selecionada como um dos 27 filmes que disputarão os ursos de ouro e de prata para curtas-metragens.

Além disso, dois projetos brasileiros foram selecionados para a 12ª edição de seu Mercado de Coprodução. O evento reúne produtores internacionais, patrocinadores, agentes de vendas, distribuidores e representantes de emissoras de TV, e tem o objetivo de apresentar projetos para possíveis parceiros de coprodução. De 38 projetos escolhidos, dois são brasileiros.

Um deles, com direção de Ernesto Solis, é o longa A corrida dos bichos, projeto da Bananeira Filmes.Até o caminho, novo projeto de Davi Pretto, vai integrar a seção Talent Project Market, realizada em parceria com a Berlinale Talents.

Outro Festival importante internacionalmente que também conta com grande participação brasileira é o Festival de Cinema de Roterdã, que chega a sua 44ª edição com 15 filmes do Brasil na programação. Os destaques da seleção vão para as escolhas da Mostra Bright Future, que é dedica a diretores em seu primeiro ou segundo longa; nesta categoria, o Brasil será representado por três produções: O touro, de Larissa Figueiredo, Prometo um dia deixar essa cidade, de Daniel Aragão, eEla volta na quinta, de André Novais Oliveira.

Filmes experimentais também terão espaço no evento, com a mostra Spectrum, que conta com dois brasileiros: O fim de uma era, de Bruno Safadi e Ricardo Pretti, e Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro.
Para acessar a programação completa de filmes do Festival de Cinema de Roterdã,  clique aqui.

Nenhum comentário: