sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O TED Conferences encerra o ano comemorando o sucesso da edição brasileira

A TED (sigla para Technology, Entertainment, Design ou, em português, Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma fundação privada sem fins lucrativos americana mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos. Segundo eles, a fundação tem o objetivo de divulgar “ideias que merecem ser disseminadas”. As apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.

O grupo foi fundado em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Em seus primórdios era bastante influenciada pelo Vale do Silício, com ênfase em temas como tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura. Entre os palestrantes mais reconhecidos estão nomes como Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.

Em outubro deste ano o Brasil recebeu pela primeira vez o evento TED Global. Entre os palestrantes estava o cineasta José Padilha, que falou sobre sua obra e deixou pistas sobre seu próximo filme, ainda sem título.
Antes disso, o Brasil já tinha recebido a versão independente do evento, batizadas de TEDx. O primeiro aconteceu em 2009 em São Paulo, com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”. Foi sucedido pelas edições realizadas no Rio de Janeiro (em maio de 2010), Salvador, São Paulo e Brasília (em novembro de 2011), Fortaleza (em junho de 2012) e Rio de Janeiro (em agosto de 2012).

Os TEDs, como são chamados, podem ser uma ótima formação de cultura crítica para quem não teve esse tipo de pensamento ensinado na formação escolar. Muitas pessoas sentem falta desse aprendizado “com um professor” à frente da discussão. Os TEDs são um ótimo exemplo sobre como o audiovisual e a educação estão intimamente ligados.

Um exemplo prático é o TED de Andrew Stanton, com o título de As pistas para uma grande história (clique aqui e assista), que faz o espectador refletir sobre o que é a arte da narrativa, um tema bastante apropriado para qualquer aluno do audiovisual.  O site está disponível apenas em inglês, mas a navegação é bastante similar ao YouTube, facilitando uso de quem não tem domínio do idioma. A boa notícia é que as conferências têm legendas em Português.

Nenhum comentário: