sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Esposa de Guimarães Rosa é a protagonista de “Esse Viver Ninguém me Tira”



O documentário Esse Viver Ninguém me Tira estreia nesta quinta-feira (11) em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Primeiro longa-metragem dirigido por Caco Ciocler, o filme gira em torno da história de uma heroína anônima da literatura nacional: Aracy Guimarães Rosa, esposa do escritor mineiro Guimarães Rosa. A produtora Cine Group convidou Ciocler para dirigir a produção, exibida no Festival do Rio e no Festival de Gramado deste ano.

O desafio era tirar Aracy da sombra do marido famoso que se eternizou com  a obra Grande Serão: Veredas. O filme tem como principal objetivo colocá-la em um protagonismo independente do escritor. “Eu fui convidado pela Cine Group, mas acho que minha origem judaica pesou tanto para eu ter aceito o convite quanto para a decisão da Cine Group de escolher a mim para dirigir esse filme”, comentou o diretor na ocasião em que o longa foi exibido em Gramado.

Caco Ciocler e a equipe da produtora passaram mais de dois anos envolvidos com o projeto, que foca na trajetória vivida por Aracy em Hamburgo (Alemanha), no período em que trabalhava como chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro e decidiu ajudar judeus a emigrarem para o Brasil, contrariando o regime nazista e as circulares secretas emitidas pelo governo de Getúlio Vargas.

Mais do que contar a história de uma heroína desconhecida, o filme também tem a intenção de trabalhar a figura da mulher como símbolo de resistência diante de um cenário de guerra e limitações. “Nossa expectativa é promover uma reflexão principalmente sobre os 25 anos da queda do muro de Berlim, na Alemanha. Não podemos tolerar perseguição e preconceito seja onde for. Esse filme mostra uma mulher com coragem de não se render as regras que lhe foram impostas”, diz  Mônica Monteiro, CEO da Cine Group.




Nenhum comentário: