sábado, 13 de dezembro de 2014

Pesquisa acadêmica investiga o perfil do profissional de animação do Brasil



Nos últimos anos o Brasil tem se mostrado muito promissor no mundo da animação. Vários filmes que saem daqui vêm recebendo prêmios internacionais importantes, como o longa O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que ganhou Menção Especial do Júri de Ottawa, Melhor Filme de Animação do Festival Internacional de Havana, Menção Honrosa do Festival do Rio e a Seleção Oficial do Festival de Cinema de Paulínia.

Pensando em diagnosticar o cenário da animação em seu estado natal, a designer Cristiane Fariah elaborou uma pesquisa sobre o perfil do mercado de animação em Minas Gerais, no ano de 2013. A ideia evoluiu e deu origem à investigação de mestrado intitulada Eu Sou Animação no Brasil, pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Dirigida a profissionais e produtoras, essa pesquisa tem o objetivo de obter informações básicas sobre o cinema de animação no Brasil, como “preço cobrado por segundo animado”, e assim traçar um mapa de como e quem faz a animação acontecer por aqui. “É um ótimo jeito de entender melhor esse cenário e, assim, possibilitar mais ainda o seu desenvolvimento. ”– diz a designer.

Quando as análises forem finalizadas, todos os participantes receberão relatórios com os resultados, que também serão divulgados no Anima Fórum que acontece dentro do Festival Anima Mundi, em julho de 2015.

Até o dia 11 de dezembro, quase 700 formulários preenchidos foram recebidos pela pesquisadora. O formulário leva três minutos para ser completado e, quem quiser colaborar com a pesquisa, deve respondê-lo até dia 15 de dezembro.

PARTICIPE:
Para profissionais de animação:   
https://docs.google.com/forms/d/1qWRufpwGvZD9BQu7T_lrKQM_ldQwOPcXQthrPGecZZ0/viewform

Para produtoras de animação: 
https://docs.google.com/forms/d/1VNga4XqX-0Cix1JEThA4HQz6SQMC4woK8yJeZcZ1E8E/viewform

Nenhum comentário: