sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Resenha de Filme: O Homem Mais Procurado


048051.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Chega aos cinemas tupiniquins nessa quinta-feira o longa O Homem Mais Procurado. Trata-se de um dos últimos projetos filmados pelo saudoso e talentosíssimo Philip Seymour Hoffman (O Mestre). O longa é um suspense de espionagem de origem britânica, baseado no romance homônimo de John le Carré (O Espião Que Sabia Demais), dirigido por Anton Corbijn (Um Homem Misterioso) e escrito por Andrew Bovell. O filme além de contar com a presença de Hoffman também é estrelado por Rachel McAdams (Meia Noite em Paris), Willem Dafoe (A Culpa é das Estrelas), Robin Wright (House of Cards), Daniel Brühl (Rush: No Limite da Emoção) e Nina Hoss.

O longa começa quando Issa Karpov (Dobrygin), um refugiado da Chechênia, entra Hamburgo de forma ilegal. Günther Bachmann (Hoffman), um agente de espionagem alemã, lidera uma equipe que foca suas ações de inteligência na comunidade muçulmana local. A sua equipe fica sabendo da presença de Karpov e recebe informações do serviço de inteligência russa que ele é considerado um terrorista extremamente perigoso. A equipe também acompanha as atividades do filantropo muçulmana local Dr. Abdullah (Ershadi), que eles acreditam estar canalizando fundos para atividades terroristas, embora eles ainda não sejam capazes de provar isso. Enquanto isso eles tem que lidar também com as pressões e assédios do oficial de segurança alemã Mohr (Bock) e da agente da CIA Sullivan (Wright) que também tem interesse nesse dois casos.

O Homem Mais Procurado é um filme de espionagem bem lento, as pessoas que por acaso forem ao cinema esperando ação sairão bem decepcionadas. O ritmo da trama e a atmosfera lembram muito ao do sucesso O Espião Que Sabia Demais (filme também baseado nos escritos de John le Carré), com resoluções lentas, focando-se nos diálogos e na política que envolve as ações das agências de espionagem. O elenco esta muito afinado com a proposta da trama e de um modo geral entregam boas atuações, mas nenhum sem algum brilho especial. A parte técnica do filme corrobora para manter esse clima cinzento refletido pelas relações existentes entre os personagens da trama, não acelerando em momento alguma mas sem ficar desconsoante com a proposta da película.

Acho que o principal aspecto que talvez desagrade os espectadores é a falta de sal, o filme é bem feito de um modo geral mas a constante falta de emoção e as relações distantes e impessoais entre os envolvidos torna ela desinteressante em alguns momentos. Apenas nos últimos momentos da película é que alguns sentimentos vem a tona, mas ainda assim muito pouco para que possa realmente cativar o espectador. O fato de se tratar de um assunto tão distante de nossa realidade brasileira (espionagem e combate ao terrosismo) também não ajuda, além disso não existe nenhum grande desafio durante toda a trajetória dos personagens o que também não ajuda nesse processo de conexão espectador-película. Em linhas gerais O Homem Mais Procurado é um filme mediano, tecnicamente bem feito mas vazio em emoções e essa é a grande falta que talvez incomodo os espectadores quando forem conferi-lo no cinema.

Nota do CD:
2 out of 5 stars

Nota dos Leitores:


FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil: O Homem Mais Procurado
Título Original: A Most Wanted Man
Ano de Lançamento: 2014
Gênero: Suspense
País de Origem: Reino Unido / EUA / Alemanha
Duração: 122 minutos
Direção: Anton Corbijn
Estreia no Brasil: 09/10/2014
Estúdio/Distribuidora: Diamond Films
Idade Indicativa: 12 anos
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Willem Dafoe, Daniel Brühl, Nina Hoss, Robin Wright, Grigoriy Dobrygin, Derya Alabora, Nina Hoss, Herbert Grönemeyer, Martin Wuttke, Kostja Ullmann, Homayoun Ershadi, Mehdi Dehbi, Vicky Krieps, Rainer Bock, Charlotte Schwab

Nenhum comentário: