quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O lado bom da cidade

“Se a arte tem o papel fundamental de transformar as pessoas, poderia a arte pública transformar as nossas cidades? No Brasil, pode ser uma lente fundamental pra chamar a atenção para questões de memória, identidade, pertencimento, violência, mobilidade e, principalmente, de que estamos todos conectados”, aponta o arquiteto e designer Guto Requena na estreia da série “Cidade-se”, resumindo algumas das premissas fundamentais da segunda temporada da produção, dedicada a arquitetura e urbanismo.

São cinco novos episódios com temas como “Arte Pública”, “Balada Urbana”, “Ocupação Carioca”, “Cidade Aberta” e “A Cidade do Futuro”. Com três minutos de duração cada, os vídeos são bate-papos descontraídos com figuras de destaque nas áreas da arte, cultura, arquitetura e design. “É um convite para questionarmos sobre a cidade que queremos, uma cidade para pessoas”, explica Guto Requena, apresentador e produtor do programa.

Como destaca Lia Munhoz, Gerente de Marketing Institucional e Inteligência de Mercado da construtora Gafisa, realizadora do projeto, a intenção da série é revelar iniciativas que estão mudando as cidades brasileiras para ambientes de maior convivência e expressão.   “Lugares degradados aos poucos vão se tornando espaços de convivência pela iniciativa de algumas pessoas que se dispõem a ter um olhar diferente e uma atitude para mudar. No Brasil, a relação dos indivíduos com a cidade varia bastante. O carioca tem uma relação de amor e orgulho com o Rio de Janeiro, pois a cidade  emoldura seu cotidiano.

São Paulo sempre foi muito diferente: mais dura, cinza, voltada para o trabalho. Porém,  talvez tenha sido entre as capitais, a que mais mudou nos últimos tempos. O paulistano passou a sentir mais acolhido pelo espaço urbano, descobriu a beleza complexa de sua cidade”, reflete.

“Cidade-se” foi lançada em maio deste ano, na forma de spots durante a programação de cinemas no Rio de Janeiro e São Paulo. A série também está disponível on-line, nos canais da Gafisa  e de Guto Requena no Youtube.

Nenhum comentário: