quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Série do Canal Curta! Fala sobre os graves problemas que afetam a natureza do Rio de janeiro

\
“O Rio de Janeiro continua lindo”, cantou Gilberto Gil. Mas, por trás de tanta beleza, há décadas, existem interferências que prejudicam e colocam em risco tamanha exuberância natural conhecida mundialmente. Até o dia 30 de setembro o Canal Curta! exibe a série Para onde corre o Rio, de Paula Fiúza, que fala sobre os graves problemas que afetam a natureza do Rio de Janeiro, como a poluição da Baía de Guanabara, dos rios e lagoas; a ocupação irregular das áreas preservadas; a falta de conservação nas áreas de mata; a falta de saneamento básico e as ações de impacto das indústrias poluentes

No ar desde o dia 12 de agosto, a série é composta por oito episódios inéditos, exibidos sempre às sextas-feiras. As gravações contaram com a participação de Mario Moscatelli, biólogo e militante ambiental. Para ele, os problemas ambientais sofridos pelos cariocas ocorrem por falta de planejamento governamental a longo prazo: “Na visão da classe política, o que interessa é o imediato. É, no máximo, o período de quatro anos. Enquanto as questões ambientais exigem um horizonte de gestão de 10, de 20, de 30 anos, o que é incompatível com a lógica política, principalmente, no Brasil”.

Intitulado como Baía de Guanabara – parte I, o primeiro capítulo foi exibido no dia 12 de agosto, durante as olimpíadas, e fez um panorama da realidade ambiental e seus principais personagens, de moradores de locais críticos a a gentes políticos, e o que pode ser feito para mudar o curso do Rio. Baía de Guanabara – A Guerra Invisível é o segundo episódio da série e o canal curta recebeu tantos pedidos que vai reexibí-lo na sexta (09.09), às 20h. As imagens mostram o ponto de vista dos pescadores sobre a poluição da Baía de Guanabara. Presidente da AHOMAR (Associação dos Homens do Mar da Baía de Guanabara), o pescador Alexandre Anderson conta que já sofreu diversos atentados e que vive sob um programa de proteção federal. Ainda assim, ele fiscaliza a Baía com os companheiros para denunciar práticas irregulares de empresas. A sequência de inéditos recomeça na sexta, 16 de setembro, com o quarto episódio: Rios do Rio de Janeiro – A água que chega nas nossas torneiras. Para outros detalhes, acesse o site do Canal Curta!.

Nenhum comentário: