O melhor a fazer é não respirar.
Estamos em um ano de grandes surpresas para os filmes de suspense. Tendo em comum o roteiro simples, mas que não subestima a inteligência de ninguém. E em até alguns momentos o clichê fazendo parte das obras. E daí? Isso também é bom para o cinema. E, o melhor, tudo é muito agradável de se ver. Já tivemos A Bruxa, Invocação do Mal 2, Rua Cloverfield, 10, Águas Rasas. Todos eles foram sucesso de público e crítica. E nessa semana estreia O Homem nas Trevas, simplesmente um dos melhores filmes de suspense do ano, quiçá de vários anos.
Os jovens Rocky, Alex e Money estão enveredando para o crime, entrando nas casas e fazendo pequenos delitos. Surge a chance de um grande roubo na casa de um homem cego e ex-militar, que recebeu uma indenização robusta pela morte de sua filha. O homem mora apenas com seu cão rottweiller.
Sam Raimi (Oz: Mágico e Poderoso 3D (Oz: The Great and Powerful) é o produtor da obra, e sabe muito bem como lidar com esse tipo de filme, vide as maravilhas do terror, do medo e do suspense que já estiveram envolvidas, como A Morte do Demônio (Evil Dead), Arraste-me Para o Inferno, Darkman e Um Plano Simples. E acerta em cheio quando coloca o uruguaio Fede Alvarez para ser o seu pupilo. Fede é o diretor do remake A Morte do Demônio (Evil Dead) e já tinha feito grandes proezas nesta pequena pérola do terror contemporâneo e agora chega com O Homem nas Trevas, provando que é um dos melhores condutores “do medo” que apareceu nessa década. Fede Alvarez é audacioso e inovador. O diretor é um verdadeiro estrategista em mostrar o pouco que se transforma em muito. O olhar da sua câmera chega a ser desconcertante de tão agoniante e assustador. Em sua primeira cena, um homem arrasta uma mulher na rua. Isso já é apavorante e é só o começo. Depois disso faz-se um suspense em crescimento. Prestem atenção em um momento onde tudo é breu. O escuro nunca foi tão ameaçador e apavorante. O Homem nas Trevas é típico de filme em que o maior mérito vai para quem está conduzindo aquelas ações. Não que os atores estejam ruins, pelo contrário, o pavor e a agonia estão estampados em suas caras. Acreditamos no medo e nas reviravoltas. E, graças à direção de Fede, tudo se transforma em um grande evento. Nada é gratuito. Tudo é urgente e provável. Fede Alvarez, seu nome é habilidade.
Todo filme produzido precisa saber vender o seu peixe. A comédia vende o riso. O drama vende a tragédia, o choro e a angústia. O suspense vende a agonia, o susto, a incerteza e a excitação. Então, é primordial que saiba vender o produto certo para o público certo. O Homem nas Trevas é um filme de suspense. Quando engrenado, cada cena é para deixar os corações aflitos. O suspense está a toda prova, não dando trégua para a enganação. Não vê o trailer e não ler nada sobre ele é o melhor a se fazer, pois assim as surpresas chegarão em camadas, tomando conta do ambiente, para maior desespero de quem o assiste. O suspense chegará de mansinho e não fugirá. Acredite, O Homem nas Trevas é um dos melhores filmes de suspense do ano, com bastante dinamismo no seu silêncio ou em seus ruídos e em sua trilha sonora condizente com o que é proposto. Assista por conta e risco. É garantia de entretenimento de primeira. Se for preciso, não respire.
Nota:
4 out of 5 stars
Sinopse: Os jovens Rocky, Alex e Money estão enveredando para o crime, entrando nas casas e fazendo pequenos delitos. Surge a chance de um grande roubo na casa de um homem cego e ex-militar, que recebeu uma indenização robusta pela morte de sua filha. O homem mora apenas com seu cão rottweiller.
Ficha Técnica:
Gênero: Suspense
Direção: Fede Alvarez
Roteiro: Fede Alvarez, Rodo Sayagues Mendez
Elenco: Brak Little, Christian Zagia, Daniel Zovatto, Dylan Minnette, Jane Levy, Jane May Graves, Jon Donahue, Katia Bokor, Sergej Onopko, Stephen Lang
Produção: J.R. Young, Joseph Drake, Nathan Kahane, Sam Raimi
Fotografia: Pedro Luque
Montador: Gardner Gould
Trilha Sonora: Roque Baños
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 08/09/2016 (Brasil)
Distribuidora: Sony
Estúdio: Ghost House Pictures / Good Universe / Sony Pictures Entertainment (SPE)
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