sábado, 3 de setembro de 2016

Envolto em expectativa e debates, Aquarius chega aos cinemas


Novo longa-metragem do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, Aquarius acaba de chegar aos cinemas. O enredo conta a história de Clara (Sonia Braga), uma escritora e jornalista aposentada, moradora do edifício Aquarius, último de estilo antigo à beira-mar do bairro de Boa Viagem, no Recife. Dona de um apartamento repleto de discos e livros, ela precisa lidar com as investidas de uma construtora que pretende demolir prédio e dar lugar a um novo empreendimento.

“Esse é um filme sobre resistência, um pouco sobre sobrevivência e, acima de tudo, sobre a energia e a adrenalina que você ganha quando tenta sobreviver. A luta pela sobrevivência te dá energia para ir mais além e lutar. Sonia entendeu isso muito bem. É tentar defender a si mesma e ao mesmo tempo reagir”,  definiu o diretor e roteirista em entrevista coletiva. “Foi o melhor roteiro que li em toda a minha vida. Ele [Kleber] tinha todas as palavras que eu queria dizer”, devolveu Sonia.

A repercussão internacional em torno de Aquarius começou muito antes da estreia: em maio, a equipe do longa protagonizou ato de repúdio ao impedimento de Dilma Roussef em pleno tapete vermelho do Festival de Cannes. Antes da projeção, assim que subiu a escadaria que leva ao Palais, a equipe estendeu cartazes com dizeres como “o Brasil está sofrendo um golpe de Estado”.O protesto rendeu manchetes em jornais como Le Monde e The Guardian.

Mais tarde os holofotes se voltariam novamente para Aquarius, classificado impróprio para menores de 18 anos pelo Ministério da Justiça. A decisão, que levava em consideração as cenas de “sexo explícito e drogas”, foi revogada no dia da estreia após forte pressão da classe artística.

TRAJETÓRIA

O filme teve sua estreia mundial na França, como parte da seleção oficial competitiva do festival de Cannes e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sydney. O longa também participou do Festival de Karlovy Vary (república Tcheca), do Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia, do Festival Internacional de Cinema de Melbourne, do Festiva de Sarajevo, na Bosnia, e foi selecionado para o Festival de Cinema de Nova York.

Nenhum comentário: