segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Festival de Cinema de Gramado tem tradição de revelar cineastas e artistas


43º Festival de Cinema de Gramado está chegando: a edição 2015 será realizada entre os dias 7 e 15 de agosto. Considerado um dos principais festivais do gênero no Brasil, o evento também faz um panorama da produção ibero-americana e já revelou alguns nomes regionais e nacionais. Por exemplo, na 42ª edição, uma das revelações, foi a cineasta gaúcha Larissa Lewandowski com o curta Se Essa Lua Fosse Minha, que levou o Kikito de melhor curta brasileiro. O filme foi feito em um processo de criação coletiva na disciplina de documentário do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.

A última edição também teve cineasta experiente estreando no evento. É o caso de Gustavo Vinagre, que tem no currículo produções como Nova Dubai Filme Para Poeta Cego, mas participou da 42ª edição com o curta La Llamada, que foi escolhido pelo Júri da Crítica como melhor curta-metragem brasileiro e premiado com o Kikito de melhor direção em curta-metragem brasileiro. “Não esperava que o filme fosse selecionado para participar, pois achava que ele não tinha o perfil do Festival. No momento da entrega de uma das premiações, não estava no ambiente da cerimônia, tinha feito uma rápida saída e tiveram que me chamar. Fiquei muito surpreso e feliz”, revela.

Outro destaque da edição anterior foi o longa Domingo de Marta, de Gabriela Bervian, nome reconhecido no cinema gaúcho. A produção levou seis kikitos na categoria Curta-metragem Gaúcho (Prêmio Assembleia Legislativa): melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor montagem e melhor edição.

Festival de Cinema de Gramado deste ano tem na programação Que Horas Ela Volta, da diretora Anna Muylaert. Filme brasileiro que já foi exibido em 22 países da Europa, Ásia e Oceania, além de ter sido premiado nos festivais de Sundance e Berlim. Outra produção que tem chances de ser um dos principais filmes é Ponto Zero, de José Pedro Goulart. Com distribuição nacional pela Pandora Filmes, o longa vai concorrer a 12 kikitos, ao júri da crítica e júri popular. “Já participei como jornalista, júri, já concorri com curta-metragem e com o longa Felicidade é, dirigido por quatro diretores. Mas é a primeira vez que estou concorrendo com um filme meu e a expectativa é muito grande”, conta Goulart. Ponto Zero tem no elenco nomes como Patrícia Selonk e Eucir Souza“Para viver o personagem Ênio, um garoto de 14 anos, encontramos o ator Sandro Aliprandini, da região de Ponta Grossa. Eu acredito que ele será uma grande revelação”, revela Goulart. A programação continua as homenagens. Em 2015, serão: diretor Zelito Viana (Troféu Eduardo Abelin); diretor, roteirista ator e produtor argentino Fernando Solanas (Troféu Kikito de Cristal); Marília Pêra (Troféu Oscarito) e Daniel Filho (Troféu Cidade de Gramado).

Nenhum comentário: