|
O 43º Festival de Cinema de Gramado está chegando: a edição 2015 será realizada entre os dias 7 e 15 de agosto. Considerado um dos principais festivais do gênero no Brasil, o evento também faz um panorama da produção ibero-americana e já revelou alguns nomes regionais e nacionais. Por exemplo, na 42ª edição, uma das revelações, foi a cineasta gaúcha Larissa Lewandowski com o curta Se Essa Lua Fosse Minha, que levou o Kikito de melhor curta brasileiro. O filme foi feito em um processo de criação coletiva na disciplina de documentário do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.
A última edição também teve cineasta experiente estreando no evento. É o caso de Gustavo Vinagre, que tem no currículo produções como Nova Dubai e Filme Para Poeta Cego, mas participou da 42ª edição com o curta La Llamada, que foi escolhido pelo Júri da Crítica como melhor curta-metragem brasileiro e premiado com o Kikito de melhor direção em curta-metragem brasileiro. “Não esperava que o filme fosse selecionado para participar, pois achava que ele não tinha o perfil do Festival. No momento da entrega de uma das premiações, não estava no ambiente da cerimônia, tinha feito uma rápida saída e tiveram que me chamar. Fiquei muito surpreso e feliz”, revela.
Outro destaque da edição anterior foi o longa Domingo de Marta, de Gabriela Bervian, nome reconhecido no cinema gaúcho. A produção levou seis kikitos na categoria Curta-metragem Gaúcho (Prêmio Assembleia Legislativa): melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor montagem e melhor edição.
O Festival de Cinema de Gramado deste ano tem na programação Que Horas Ela Volta, da diretora Anna Muylaert. Filme brasileiro que já foi exibido em 22 países da Europa, Ásia e Oceania, além de ter sido premiado nos festivais de Sundance e Berlim. Outra produção que tem chances de ser um dos principais filmes é Ponto Zero, de José Pedro Goulart. Com distribuição nacional pela Pandora Filmes, o longa vai concorrer a 12 kikitos, ao júri da crítica e júri popular. “Já participei como jornalista, júri, já concorri com curta-metragem e com o longa Felicidade é, dirigido por quatro diretores. Mas é a primeira vez que estou concorrendo com um filme meu e a expectativa é muito grande”, conta Goulart. Ponto Zero tem no elenco nomes como Patrícia Selonk e Eucir Souza. “Para viver o personagem Ênio, um garoto de 14 anos, encontramos o ator Sandro Aliprandini, da região de Ponta Grossa. Eu acredito que ele será uma grande revelação”, revela Goulart. A programação continua as homenagens. Em 2015, serão: diretor Zelito Viana (Troféu Eduardo Abelin); diretor, roteirista ator e produtor argentino Fernando Solanas (Troféu Kikito de Cristal); Marília Pêra (Troféu Oscarito) e Daniel Filho (Troféu Cidade de Gramado).
|
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
Festival de Cinema de Gramado tem tradição de revelar cineastas e artistas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário