quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Escolas públicas podem se inscrever no projeto “Escola vai ao Cinema”, em Belo Horizonte (MG)

O Cine 104, localizado em Belo Horizonte, tem uma grande iniciativa que envolve cinema e educação. Com o objetivo aproximar estudantes com importantes filmes do cinema nacional, o espaço realiza desde 2014 o programa educativo Escola Vai ao Cinema.  De acordo com Daniel Queiroz, programador do Cine 104 e idealizador do programa, a ideia é oferecer mais do que simples entretenimento aos alunos. “Ele surge como parte da nossa proposta aqui; o CentoeQuatro não é um cinema comercial, nossa proposta também é pensar na formação de publico”, explica.

Ele conta que a iniciativa existe desde o surgimento do cinema, com ações menores sempre pensadas para a escola. Com a preocupação de que os encontros não fossem apenas momentos de entretenimento, que levava o aluno para uma sessão e depois ele ia embora. “Fomos adaptando os projetos, realizando oficinas e hoje temos o Escola Vai ao Cinema”.  “A gente queria que fosse além, que houvesse um momento de conversa para trabalhar mais a fundo essa questão da formação”, conta e completa: “Fomos adaptando os projetos, realizando oficinas até chegar no Escola Vai ao Cinema”.

Em 2015, o programa exibe Branco Sai, Preto Fica (de Adirley Queirós), Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (de Daniel Ribeiro) e O Menino e o Mundo (de Alê Abreu), e todas as sessões contam com a presença de convidados especialistas no tema que participam de um debate com os professores e os alunos da escola participante. “Esse bate-papo é principalmente direcionado aos alunos. É muito importante porque além de falar sobre cinema, também discutimos sobre questões políticas, sociais, em geral ligadas ao nosso dia a dia”, conta Queiroz. Os convidados para o bate-papo desta edição são Carla Maia, Ewerton Belico, Gustavo Jardim e Maria Elisa Macedo.

As escolas da rede pública que tiverem interesse em levar turmas de alunos (acima de 10 anos) para assistir a uma sessão comentada de um filme brasileiro devem preencher a ficha de cadastro, disponível no site do CentoeQuatro.  Cada escola pode escolher um filme, e agendar a data e horário da sessão. As atividades são gratuitas e são realizadas no Cine 104, com capacidade para 90 pessoas.

As escolas particulares que tiverem interesse, também podem participar do programa, basta entrar em contato pelo e-mailcine@centoequatro.org para saber as condições e valores.

Nenhum comentário: