Em julho os alunos entram de férias. E para os professores, com mais tempo para planejar, o portal dá ideias e lembra doCurta na Escola, que reúne curtas-metragens e planos de aula!
Hoje, o espaço tem mais de 500 vídeos e 1000 planos de aula. O curta-metragem mais visto é o Ilha das Flores, de Jorge Furtado, que acompanha a trajetória do tomate, desde a plantação, até ser jogado fora. O vídeo mostra o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. O site indica que a produção de 13 minutos pode ser usada nas disciplinas de Biologia, Fisiologia, Geografia, História, Língua Portuguesa e Sociologia. Vale para o Ensino Médio, Ensino Fundamental II e II, Superior e Educação de Jovens e Adultos.
É assim, o Curta na Escola disponibiliza os vídeos e já indica as disciplinas nas quais ele pode ser usado, a faixa etária, o nível de ensino, e disponibiliza planos de aula, com possíveis abordagens e formas de trabalho em sala.
Sobre o uso do cinema em sala de aula, Heloisa Steffen, coordenadora pedagógica do Instituto Paramitas, responsável pela curadoria do Curta na Escola afirma: “São muitos os benefícios, eles ampliam a percepção das crianças com relação ao mundo”.
A cada 15 dias, o site disponibiliza quatro novos curtas e várias sugestões de planos de aulas, sobre um tema específico. Quando um assunto surge na sociedade, ele costuma ser tratado no espaço. A escolha dos curtas também está atrelada à época do ano e às celebrações.
Com o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho, esse foi um dos temas do mês. Entre os vídeos destacados está Passo, de Alê Abreu (O Menino e o Mundo), sobre um pássaro e sua gaiola, com sugestões para as aulas de Artes, Filosofia, Língua Portuguesa e Literatura. Outro curta, o Essência, de Daniel Rabanéa, mostra a busca por água em um mundo seco, e vale para Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa. O vídeo ainda pode inspirar professores e alunos a produzirem para o concurso Brasil em Cartaz, do Portal Tela BR, que tem como tema “Água, me dá um balde aí”.
Os vídeos do Curta na Escola vêm do Porta Curtas e são selecionados por uma equipe de pedagogos. O processo de escolha considera os vídeos com ampla aplicabilidade pedagógica, que possuem temas relevantes para serem tratados em sala de aula e conteúdo adequado para os diferentes níveis de ensino. No portal ainda é possível ter acesso a relatos de professores sobre a utilização dos curtas-metragens em Sala.
Quer mais ideias? Visite o espaço Na Sala de Aula, do Portal Tela BR, com indicações de longas e materiais de apoio pensados para os diferentes níveis de ensino!
Nenhum comentário:
Postar um comentário