sábado, 23 de maio de 2015

“O Escaravelho do Diabo”, clássico da literatura infantojuvenil brasileira, chega às telonas no segundo semestr




Se você era adolescente em meados dos anos 80 e início da década de 90, provavelmente se lembra com carinho dos livros da coleção Vaga-Lume. Com histórias cheias de aventura, drama e suspense, eles conquistaram toda uma geração que se iniciava na leitura. Pois os fãs da série vão ganhar um presente ainda este ano, com a adaptação para o cinema de uma das obras da coleção, O Escaravelho do Diabo (publicado em 1972), da escritora Lucia Machado. Para se ter uma ideia da popularidade que a história alcançou, o livro já está em sua 27ª edição e foi adotado pelo MEC para fazer parte do programa de Biblioteca da Escola em 1999, sendo usado como material didático do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

Coproduzido pela Globo Filmes e Dezenove Som e Imagens (Trabalhar Cansa, Girimunho e Cinema, Aspirinas e Urubus, entre outros), e com direção de Carlo Milani, a estreia está prevista para o segundo semestre deste ano e traz no elenco o ator Marcos Caruso e o escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli.

Augusto Madeira, Bruno Gomlevsky, Cirilo Luna, Bruna Cavalieri, Gabriela Petry,  Bianca Müller,  Thogum Teixeira, Isaac Bardavid e Karin Rodrigues  completam o time de atores. O enredo gira em torno de uma pacata cidade chama Vale das Flores, onde passam a acontecer assassinatos em série com dois pontos em comum: vítimas ruivas e escaravelhos.
Há 20 anos na TV Globo, o diretor Carlos Milani é diretor de novelas e minisséries da casa, como América e Tempos Modernos O Escaravelho do Diabo é sua estreia como diretor de cinema.  O Escaravelho do Diabo é considerado um clássico da literatura infantojuvenil, por ser uma espécie de “trhiller romântico” voltado para os adolescentes. Definido pela produção como um “autêntico blockbuster”, o filme levanta a questão da carência qualitativa e quantitativa de filmes nacionais voltados ao público jovem.

A produção foi filmada no interior de São Paulo. Amparo, Holambra e Campinas,no interior paulista, foram as cidades que receberam a equipe do longa-metragem. Em cada uma dessas cidades, a produção buscou locações com as características descritas no livro, para criar a fictícia Vale das Flores. No filme, o sobrenatural invade a calmaria da rotina dos moradores e a polícia, representada pelo personagem Pimentel (Marcos Caruso) não consegue mais esconder os crimes em série. Assim, cria-se o “mito do Escaravelho do Diabo”, que seria uma espécie de mensageiro da morte.


A estreia está prevista para novembro de 2015. Para saber mais e ver as primeiras imagens do longa, clique aqui e acesse a página oficial do filme.

Nenhum comentário: