segunda-feira, 18 de maio de 2015

João Paulo Miranda Maria, 31 anos e dois curtas em Cannes




O curta-metragem Command Action, de João Paulo Miranda Maria, produzido em Rio Claro pelo Coletivo Kino-Olho, será exibido na Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes, mas para chegar lá, enfrentou uma corrida com barreiras. O realizador conta que teve o filme, com o custo de R$ 28 mil, aprovado pela Rouanet, porém, enfrentou dificuldades em captar, no interior. A equipe estava atenta ao prazo do Festival, contou com voluntários e colocou dinheiro próprio para inscrevê-lo a tempo. “Para minimizar os gastos resolvemos fazer rifas com produtos de parceiros do comércio local, assim conseguimos viabilizar a produção e agora procuramos empresas para conseguir captar o restante pela lei”, conta.

O filme relata o dia de um garoto da periferia, que vai para uma feira livre comprar alimentos para a família, mas acaba gastando o pouco dinheiro em um brinquedo eletrônico. “A ideia surgiu de uma pesquisa de quase oito meses, quando visitávamos toda semana a feira que acontece no bairro do Cervezão, em Rio Claro. Ali recortamos várias histórias e fatos de personagens reais”, revela.

O curta terá três sessões durante o Festival, nos dias 18, 19 e 21 de maio. Em 7 de junho a produção volta a ser exibida em Paris, na Cinemateca Francesa. Em dezembro, João vai a Paris para conversar com especialistas sobre o seu primeiro projeto de longa.

Sobre Cannes revela: “Para mim é um grande reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos no interior do país. Um reconhecimento para o projeto do coletivo Kino-Olho”. O grupo, do qual João faz parte, foi fundado em 2005, voltado para o cineclubismo, mas logo começou a viabilizar produções. Hoje, o coletivo tem um integrante responsável pelas inscrições das produções nos Festivais.

Command Action é o segundo curta de João, de 31 anos, exibido em Cannes. No passado, o jovem já havia participado na Mostra não-competitiva do Festival, o Short Corner. O realizador ainda tem outros trabalhos reconhecidos, entre eles, está um vídeo feito com celular, que ganhou o primeiro lugar na CNN em 2009 no Mobile Phone Movie Competition.

Agora João está com projetos de longa, como o Antônio, sobra a história de um imigrante italiano que veio ao Brasil nos anos 40. “Levarei o projeto a Cannes para procurar parceiros para ele. Além deste tenho um projeto de longa mais conceitual que também penso em mostrar”, afirma o cineasta que quer, nos próximos anos, lançar o primeiro longa nos cinemas.

O que acha de seguir o exemplo de João e não perder as oportunidades de exibir seus trabalhos? O Portal Tela Brasil acaba de abrir as inscrições para o concurso de curtas-metragens Brasil em Cartaz com o tema Água, me dá um balde aí!, realizado em parceria com a Rede Cinemark. Os prêmios do concurso são um kit cineasta (Câmera Canon 60D 18MP + Lente 18-135mm + Cartão de memória de 16GB + Bolsa) e a exibição do curta-metragem para um milhão de espectadores.

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