Não são poucos os desafios que os professores enfrentam para encantar os alunos com os conteúdos das disciplinas, e nesse embate constante entre falta de recursos, cobranças e urgência de aprendizado, o audiovisual é uma ferramenta e tanto. Mas o que acontece quando ele se alia à experiência pedagógica e à tecnologia de ponta? O espaço cultural e educativo FTD Digital Arena, de Curitiba-PR, surgiu com essa proposta. A programação conta com exibição de filmes, palestras e cursos, mas o nosso destaque vai para as “Open Class”, aulas gratuitas e abertas a escolas públicas e privadas de Curitiba e região sobre determinados temas a partir de um filme sobre o assunto. A próxima sessão, com o filme O Código do Corpo, será realizada no dia 02 de junho, e as inscrições estão abertas até o dia 1º de junho.
O FTD Digital Arena é um espaço educativo vinculado à Editora de livros didáticos FTD, e fica dentro do campus da PUC-PR, em Curitiba. Construído em 2013, o espaço pertence ao Grupo Marista e é o único da América Latina que une a tecnologia de planetário digital à projeção de filmes educativos em 4D 360º graus, em formato Fulldome, com controles interativos em todas as poltronas. As salas, com capacidade para mais de 100 pessoas, parecem um planetário, e é lá que são exibidos filmes vinculados a conteúdos trabalhados em sala de aula, como Ciência, Astronomia, Geografia, Artes, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa. O objetivo é oferecer experiências sensoriais e interativas e promover debates com profissionais de educação a respeito de conteúdos e tecnologia educacional. “Desde a inauguração, mais de 55 mil pessoas já participaram das atividades educativas oferecidas. Em todas as visitas, percebemos que o público tem destacado a proposta inovadora do espaço, e consideramos que o espaço tecnológico vem para inovar em relação ao uso da tecnologia para a educação”, conta Diórgenes Mamédio, gerente de negócios do espaço.
O filme da próxima Open Class, O Código do Corpo, é sobre o DNA e a complexidade do corpo humano. O participante tem a sensação de estar dentro do filme e é levado para navegar pela artéria carótida, explorando os olhos, o cérebro, os ouvidos e o coração, até entrar em uma célula e ver o núcleo do DNA e o que está dentro dele. “O conteúdo deste filme educativo pode ser trabalhado pelos professores nas temáticas: genética e alimentação; identidade; seres vivos e DNA; DNA e sistemas; DNA e identidade; código genético; e DNA e enzimas reparadoras”, explica Diórgenes. “Os assuntos podem ser trabalhados de maneira interdisciplinar, envolvendo diversas áreas do conhecimento”, complementa. No total, 10 filmes educativos do portfólio do FTD Digital Arena são exibidos gratuitamente para os professores por meio do Open Class que iniciou no mês de março e segue até novembro.
Os professores interessados em participar da sessão devem fazer a inscrição pelo site. Clique aqui. As vagas são limitadas a 116 poltronas e quatro lugares para portadores de deficiência. Qualquer dúvida, o telefone de contato do FTD é (41) 3271 6322.
Serviço:
FTD Digital Arena
Filme: “Código do Corpo”
Data: 02.06
Horário: 19h
Exibição gratuita para professores de escolas públicas e particulares de Curitiba e Região
Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Portão 1 da PUCPR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário