segunda-feira, 30 de março de 2015

Programa de residência em cinema de Paris recebe inscrições




Jovens diretores, produtores e estudantes de cinema brasileiros têm uma oportunidade única de projetar o seu trabalho internacionalmente e trocar experiências com cineastas do mundo todo graças ao programa de residência de cinema do Cinéfoundation, Fundação que tem o aval do Festival de Cannes. As inscrições para a próxima turma do Programa estão abertas até o dia 1º de abril. As atividades acontecem em Paris, entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016.

Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 170 cineastas de mais de 50 países. Voltado para projetos de longas de ficção (não contempla documentário), o programa existe desde 2000, e contempla seis participantes, que contarão com acompanhamento individual e coletivo de profissionais experientes do meio cinematográfico para desenvolver seu projeto audiovisual. Do Brasil, já participaram cineastas como Juliana Rojas, premiada em Cannes em 2012 com o curta O Duplo, e Felipe Sholl, selecionado para a residência em 2011 por seu primeiro longa, Ao Lado.

Durante o período da residência, os participantes compartilham experiências entre si, e podem apresentar os seus projetos a produtores e distribuidores nos festivais do Roterdã, Locarno e Cannes. O programa oferece uma bolsa mensal de 300 euros, além de acesso livre para os cinemas de Paris, aulas de francês e participação em festivais de cinema da cidade.

A escolha dos residentes é feita por um júri, presidido por um realizador renomado do meio audiovisual, com base na qualidade dos trabalhos anteriores do(a) interessado(a). Conforme explica o regulamento oficial do Programa, “o Cinéfondation tem como objetivo apresentar e valorizar filmes de escolas de ficção, cujas qualidades artísticas revelam um talento de cineasta que merece ser encorajado”. Para Edson Pfutzenreuter, professor de Audiovisual da Unicamp, uma das universidades brasileiras que oferecem residência artística em diversas áreas, experiências como essa representam um complemento à grade curricular convencional. “Elas dão uma oxigenada no curso, renovam, pois trazem ideias e práticas que não fazem parte do cotidiano do curso”.

Os interessados devem se inscrever parcialmente pelo site da Cinéfoundation e pelo correio. Por e-mail, os interessados devem enviar o projeto de longas-metragens de ficção (o Programa não aceita animações), que contemple o roteiro em desenvolvimento, a sinopse, a visão artística da obra, o currículo do autor e uma cópia do passaporte. Uma das exigências é que os documentos estejam todos em inglês. Além disso, os candidatos devem enviar pelo correio uma cópia do comprovante de registro no programa, obtido após o preenchimento do formulário, e DVDs com obras anteriores de seus realizadores. Serão aceitos apenas candidatos fluentes em inglês ou francês. Em junho, serão divulgados os resultados prévios.
Para saber mais sobre o processo de inscrição e acessar o regulamento, acesse o site o oficial do Cinéfoundation.

Nenhum comentário: