sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Trilha sonora é área cheia de oportunidades no audiovisual

Já aconteceu de não lembrar perfeitamente do roteiro de um filme, mas lembrar da trilha sonora? Bom, certamente não foi só com você.As músicas fazem uma grande diferença no audiovisual, principalmente se os diretores acertam na escolha.

A trilha pode incluir peça original, criada especialmente para o filme, uma música de um “banco de trilhas”, que não são exclusivas de um projeto ou canções já gravadas. Nesse último caso, o trabalho é a negociação do direito autoral, cujo custo pode superar o orçamento de todo um projeto, inviabilizando essa opção.

O interessante é que um filme pode popularizar uma obra musical já existente, mas menos conhecida pelo grande público. Um exemplo é o filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, que deu uma popularidade sem precedentes ao poema sinfônico Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss.

Luiz Macedo é um dos profissionais mais experientes nessa área aqui no Brasil. Durante sua trajetória de 19 anos, Macedo, que atua na produtora Juke!, formou um repertório repleto de trilhas, spots, jingles para grandes agências e anunciantes do mercado. Luiz tem a vantagem de ser um músico de formação. Tocou guitarra na banda Karnak, trompete com nos Heartbreakers e teve uma formação clássica que inclui a Orquestra Experimental de Repertório, mas conta que paralelamente nunca deixou de criar trilhas sonoras para curtas-metragens como Alguma Coisa Assim e Espalhadas Pelo Ar,para documentários como Soberano SPFC e Muito Além do Peso e para a televisão,como no programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum.

“A pessoa não precisa ter uma formação musical para saber que uma música está errada na cena. Muitas vezes um diretor sabe o que não quer em uma trilha. Meu trabalho é ajudá-lo a descobrir o que encaixa bem dentro do projeto dele. A música é um discurso, ela conta uma história ”.

Desde 1935 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já premia as melhores trilhas sonoras com a estatueta do Oscar. Mas 2003 foi um grande marco para a indústria de trilhas para videogames.  Foi nesse ano que a primeira peça desenvolvida para um videogame – NBA Live 2003 da Electronic Arts – obteve um disco de platina pela Recording Industry Association of America. Nesse mesmo ano a British AcademyofFilmandTelevisionArtsincluiu na sua programação premiações à indústria de games, entre elas a categoria de melhor trilha sonora. O popular GuitarHero está entre os premiados mais conhecidos.

Aqui no Brasil os principais festivais de cinema também premiam a categoria, mas Macedo lembra que o mercado é ainda maior. “Hoje em dia somos requisitados não só para a publicidade, cinema e televisão, há muito campo na internet ”.

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