sábado, 22 de setembro de 2018

Matilha Cultural realiza exposição com obras elaboradas em aldeia no Alto Xingu





Matilha Cultural realiza exposição com obras elaboradas em aldeia no Alto Xingu


Programação inclui ações do evento Setembro Verde, que também contará com atividades de pintura corporal e pajelança


São Paulo, setembro de 2018 – A programação do Setembro Verde da Matilha Cultural recebe este ano a Exposição Imersão, do artista afro-indígena Lumumba. A exposição tem início no dia 22 de setembro e fica na Matilha Cultural até 27 de outubro. Lumumba é mineiro, descendente de congoleses, guaranis e morador do centro de São Paulo. Após uma longa pesquisa, na qual inclui duas viagens ao Parque Indígena do Xingu, o artista realiza em Imersão um trabalho utilizando apenas pigmentos naturais. A curadoria da exposição é de João Carlos Villela. As obras foram realizadas na aldeia Kamaiurá “Ipavu”, no alto Xingu, durante a semana do Kuarup. Juntamente com a exposição Imersão, a Matilha Cultural também recebe a visita de uma família Kamaiurá. São vários encontros, com atividades diversas, incluindo workshop de pintura corporal e pajelança. 

Lumumba é bisneto de indígena da etnia Puri-Guarani, da serra do Caparaó. Em setembro de 2017 participou do I Encontro de Pajés do Xingu, no Parque Indígena do Xingu, junto aos kalapalos. Lá, em completa imersão, foi submetido ao ritual do guerreiro Kalapalo “Arranhadeira”. Autodidata, Lumumba iniciou sua trajetória em 2001 pintando orixás em juta, traduzindo os mitos yorubás, influenciado por Michelangelo e Boris Vallejo. Em 2009, começa a dedicar-se a trabalhos cenográficos: Parada Momentos Mágicos Disney World, Óperas Infantis para o Teatro Municipal de São Paulo, Beto Carrero World, Dreamworks, Oktoberfest, Caso do Porco Bar e o último, Boteco da Diversidade – Edição maio/18.

Recém-iniciado na linguagem da arte urbana (grafite), após o contato com a obra de Jean-Michel Basquiat, sentiu necessidade de “ir pra rua”, entender seu código singular, falar com as pessoas, conhecer outros artistas e trocar experiências que somente o espaço urbano proporciona.  “Demorei um tempo pra perceber que, quanto mais me aprofundava nessa busca por minha ancestralidade, inevitavelmente, me aprofundava em mim mesmo”, reflete. Lumumba afirma que 30% do valor arrecadado com a venda das suas obras será doado à aldeia Ipavu-Kamaiurá.

Exposição Imersão terá ainda apresentação de música e dança com o projeto Amazonizando Sampa O projeto nasceu com a intenção de aproximar a Amazônia brasileira a cidade de São Paulo, realizando vivências e oficinas em torno da tradição do Marabaixo, cultural popular do povo Quilombola do Amapá, dando visibilidade a diversidade cultural e as tradições amazônicas.

Setembro Verde é um projeto anual da Matilha Cultural sobre questões socioambientais. Já tratou de temas como energia, questão indígenas, florestas e mares, processos de produção, aquecimento global, tecnologias sustentáveis, através de fotos, telas, filmes, infográficos, debates e palestras.

Programação:
25/09 19:30h
Roda de conversa com indígenas Kamayurás e o Artista Lumumba
29/09 10h às 20h
Pintura Corporal - Grafias indígenas com jenipapo.
Pajelança -Tratamento Indígena 

Ficha Técnica:
EXPOSIÇÃO IMERSÃO
Artista: Lumumba
Curadoria: João Carlos Vilella e Matilha Cultural 
Identidade visual: Marcel Farias 
Produção: Núcleo Coletivo das Artes Produções - Rita Teles
Apoio: 
Bar da Dona Onça 
Projeto Amazonizando Sampa

Sobre a Matilha Cultural:
Com novee anos completados em maio de 2018, a Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. Integra um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares. Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.

Serviço
Exposição IMERSÃO
De 22 de Setembro a 27 de Outubro
MATILHA CULTURAL - www.matilhacultural.com
Rua Rego Freitas, 542 - São Paulo - Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis. Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

Informações para a Imprensa
Patrícia Rabello e Andréa Antonacci
Fones: (11) 98196-9290/98276-9622

Nenhum comentário: