O CINUSP recebe a
28º Mostra Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Realizado desde 1990, o festival é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao curta-metragem no mundo.
Em 2017, o CINUSP exibe dez programações de curtas nacionais e internacionais. A seleção
Cinema em Curso Petrobras traz quatro programas com a produção universitária brasileira recente, incluindo filmes com uma já extensa carreira internacional.
Há também dois programas que selecionam curtas feitos por e sobre
Mulheres Negras. O primeiro recorte,
Mergulho Ancestral, abraça a ancestralidade como tema recorrente na produção cinematográfica de muitas realizadoras negras. Já
Identidade Polifônica celebra a diversidade das obras, tanto em forma quanto em conteúdo.
O CINUSP exibe também uma seleção de episódios da websérie
Empoderadas, idealizada pela cineasta Renata Martins. Os curtas documentam histórias de mulheres negras que resistem e fazem de seu trabalho fonte de inspiração para outras mulheres.
A
Retrospectiva MUMIA traz um recorte de filmes selecionados na Mostra Udigrudi Mundial de Animação, exibindo destaques da animação
underground feitos desde a década de 1990. A seleção privilegiou curtas de humor com crítica social mordaz.
Dois destaques são a mostra
Tel Aviv University, que oferece uma seleção dos melhores curtas feitos em 2016 e 2017 nesta escola de cinema de Israel, e
Olhar Estrangeiro, trazendo filmes cujo mote é o contato com a cultura alheia. Neles, o olhar da câmera e o olhar das personagens por vezes se confundem, produzindo imagens e sensações renovadas e garantindo o frescor que o ponto de vista externo sempre traz.
Fora do CINUSP, a 28º Mostra Internacional de Curtas Metragens de São Paulo vai do dia 23 de agosto até 3 de setembro, com exibições no CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira, entre outras salas.
A programação completa da mostra, com detalhes sobre cada programa, pode ser encontrada no
site oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário