quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Documentário encontra o segredo da felicidade no voluntariado

Gleverson Fernandes se prepara para mais um salto no desconhecido. O documentário Receita Para a Felicidade: O Homem, O Cão e o Salto acompanha sua primeira experiência no paraquedismo. Apesar do risco, não é a primeira vez que ele escapa da morte. Gleverson sobreviveu à leucemia e agora tenta aproveitar cada momento.

“Enquanto o Gleverson fazia seu tratamento contra o câncer, ele se pintava de clown e visitava crianças doentes nos hospitais. Casos como o dele me ensinaram que a felicidade está nas pequenas coisas. A comida preparada pela mãe, uma nova experiência, um gesto de carinho”, conta o diretor Delson Matos Gomes.

O longa de estreia do cineasta santista, lançado no ultimo dia 3 durante o Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos, apresenta o cotidiano de pessoas que descobriram no voluntariado o segredo da satisfação pessoal e alegria. Um dos exemplos é o grupo que Gleverson Fernandes faz parte, o S.O.S. Só Riso que promove visitas às crianças doentes em hospitais à moda do médio e palhaço Patch Adams. O fundador da ONG, Jonathan Valério, garante que a maquiagem branca e o nariz vermelho foram importantes para superar a depressão após a morte do pai.

A médica Victoria Giradelli compartilha uma experiência semelhante com o voluntariado. Idealizadora do Dr. AuAu, ela trabalha com pet terapia há 10 anos. A especialista treinou dois cachorros da raça schnauzer para atuarem em hospitais e cemitérios da baixada santista, interagindo com pacientes e familiares. A melhoria de qualidade de vida dos doentes, além de uma preocupação profissional, tem uma motivação pessoal: a médica também já batalhou contra o câncer.

“A socialização, o vinculo emocional é uma poderosa terapia. O voluntariado acaba se tornando uma via de mão dupla. São pessoas que já sofreram, que estão sofrendo, mas que não perdem a esperança. Estão em busca da saudade, querem ser feliz apesar de tudo. Pra existir felicidade, tem que ter tristeza. Uma coisa não exclui a outra”, define Delson Matos Gomes.

O lançamento do documentário Receita sobre a Felicidade: O homem, o cão e o Salto também incluiu o aplicativo Quero Ajudar. A ferramenta serve de ponte entre as instituições previamente cadastradas e pessoas interessadas no voluntariado.

“Por exemplo, se a APAE precisar de 20 litros de leite, pessoas na mesma região receberão mensagens sobre a doação. Essa primeira versão terá apenas bens materiais, mas futuramente queremos acrescentar outras funcionalidades, como a divulgação de eventos de caridade e de necessidade de trabalho voluntário”, explica o diretor.

A versão para o sistema operacional android do app Quero Ajudar pode ser baixado aqui.

Nenhum comentário: