sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Jason Bourne


jason

Um quase documentário de uma quase ficção.

No filme Domingo Sangrento, soldados britânicos matam 13 civis irlandeses desarmados, causando uma guerra civil no Reino Unido. Em United 93, um avião de mesmo nome é sequestrado por terroristas, os passageiros tentarão conter os bandidos. Em o Ultimato Bourne,o jovem Jason não lembra de muita coisa de sua vida, está sendo perseguido pela CIA. Em Capitão Philips, o Comandante Richards vira refém de piratas somalis e que mereceria um Oscar apenas por sua cena final com Tom Hanks (Negócio das Arábias, Walt Nos Bastidores de Mary Poppins). Em 2016 temos Jason Bourne redescobrindo coisas sobre o seu passado, tendo a ver com a morte do seu pai.

Todos esses filmes têm em comum um diretor brilhante, Paul Greengrass, que especializou em contar histórias um tanto realistas, mas claro, com pegada na ficção. Ele tem grande domínio em tudo o que realiza. Em seus filmes a urgência se faz necessária, os personagens não param, a história corre, os atores têm seus melhores desempenhos, as imagens, em close ou não, estão para explodir – nos melhores sentidos das palavras, uma explosão de envolvimento, com uma edição ágil e corte seco, tornando tudo crível, até em cenas descabíveis. Filme de Greengrass está sempre acima das médias dos que são lançados comercialmente. Uma ficção com ares de realidade.

jason1

Jason Bourne está na fronteira da Grécia com a Macedônia, e a agente Nicky Parsons o encontra. Ela tem arquivos secretos da CIA que o fará descobrir coisas sobre o seu passado sem lembranças. Voltando aos Estados Unidos, fica na mira do diretor da CIA, Robert Dewey, que tem a ajuda de Heather Lee, hacker que faz parte do grupo de Dewey, e promete entregar os dois ex-agentes à Agência de Inteligência.

O ator Matt Damon (Caçadores de Obras-Primas, Interestelar) volta à pele de Jason Bourne e passou por um grande treinamento para o papel. Fez boxe, musculação e uma dieta rigorosa para definir os grandes músculos que vemos no filme. Damon, como de costume, sereno e calmo, prova que nos seus 45 anos está em perfeita forma, com condicionamento invejável, e claro, sendo o verdadeiro dono da franquia Bourne. A mais nova queridinha da América Alicia Vikander (O Sétimo Filho, O Amante da Rainha) em papel bastante engenhoso. Não sabemos de que lado está, ou mesmo se tem lado. Uma mulher de poucas emoções, mas que faz toda a diferença para o enredo. O deusTommy Lee Jones (Lincoln) como o vinho, melhora com o tempo. O cara é a perfeição na arte de interpretar. O mundo está acabando e ele impassível como uma rocha. A sua presença em cena deixa os outros em segundo plano. Rei é rei. O francês Vincent Cassel (Rio, Eu Te Amo, A Bela e a Fera 2014, Cisne Negro) é o agente que está nas ruas, no encalço de Bourne, solta poucas palavras e temos certo ‘déjà vu‘ em seu papel, já o vi em personagens iguais.

jason-bourne-2016-alicia-vikander-e-matt-damon

Jason Bourne é mais um bom filme de Paul Greengrass, que não injeta nada de diferente ou inovadora na série, mas por causa do seu diretor hábil, de forma quase documental, novamente entrega imagens bem produzidas, com efeitos que diferenciam de outros tantos, sendo meio ficção, com um tanto de realismo na veia. É nessas horas que um tal de Bond poderá sentir um pouco de inveja nas ações de um tal Bourne.
Um filme de ação e suspense (pulsante) melhor que os outros.

Nota do CD:
3.5 out of 5 stars

Sinopse: Há quase duas décadas, um jovem e brilhante soldado se ofereceu como voluntário em um programa experimental de operações especiais, depois de ser informado de que terroristas haviam matado seu pai. Ele recebeu a promessa de que poderia honrar sua família e seu país evoluindo ao inimaginável um intelecto já impressionante, uma agilidade competente e um conjunto de habilidades adaptáveis. Era tudo mentira e agora depois de se vingar e conhecer sua verdadeira identidade, Bourne volta a ativa para desvendar ainda mais mistérios sobre o seu passado e o programa que assassinos de elite que o criou.

FICHA TÉCNICA
Título no Brasil: Jason Bourne
Título Original: Jason Bourne
Ano Lançamento: 2016
Gênero: Ação
País de Origem: EUA
Duração: 123 minutos
Direção: Paul Greengrass
Estreia no Brasil: 28/07/2016
Estúdio/Distribuidora: Universal Pictures
Idade Indicativa: 14 anos
Elenco: Matt Damon, Julia Stiles, Tommy Lee Jones, Alicia Vikander, Vincent Cassel, Riz Ahmed, Ato Essandoh, Scott Shepherd, Bill Camp, Vinzenz Kiefer e Stephen Kunken.

Nenhum comentário: