quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Em defesa dos direitos dos bichos, mostra recebe inscrições de filmes dedicados aos animais

A máxima “você é o que come” ganha o seu equivalente na área audiovisual com a Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, dedicada à defesa dos direitos dos bichos e a conservação do meio-ambiente. Realizado em Curitiba (PR), o festival abriu inscrições para sua sétima edição, prevista para os dias 18 e 19 de março de 2017. O prazo para participar é até o dia 1º de novembro, através do site www.mostraanimal.com.br.

Idealizado pela Sociedade Vegana Brasileira (SVB), o evento não só encoraja a discussão de como nós vemos e tratamos a natureza, mas também como ajudar o público a fazer escolhas mais conscientes no seu dia a dia.  “Queremos disseminar a ideia de que não existe nada que nos confira o direito de explorar os animais”, defende a organização na convocatória.

Apesar do recorte, o festival apresenta uma programação plural. A edição deste ano reuniu 18 produções do Brasil e outros nove países, abrangendo obras de ficção, documentários, séries e animações. “O tema dos direitos animais engloba diversas causas como ecologistas, defensores da abolição de testes farmacológicos em animais, pessoas que lutam contra o uso de pele ou couro animal na indústria de moda”, explica Ricardo Laurino, presidente da SVB.

Na tentativa de exemplificar essa diversidade, o TELA BRASIL fez um apanhado de obras que fizeram parte da Mostra Animal. Confira:

Cowspiracy: Vencedor na categoria voto do público no Mostra Animal 2016 – o que lhe rendeu o prêmio Oscow, paródia da estatueta dourada do Oscar acrescida de uma cabeça de vaca, o documentário “Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade” (EUA, 2014) investiga os bastidores da agropecuária. Dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn e com coprodução do ator Leonardo DiCaprio, o filme revela que a indústria bilionária de alimentos também é uma das principais causas do desmatamento, consumo de água e poluição. Trailer aqui.

O Mundo Animal de Bibi: Outro destaque da programação deste ano foi a animação “O Mundo Animal de Bibi” (Brasil, 2015), do diretor Saulo Ribas. Produzida pelo Farofa Studios sob encomenda para a Ong Ampara Animal, a série em três episódios conta as aventuras de Bibi, uma garotinha que consegue se comunicar com os bichos. Em meio a brincadeiras, a produção educa sobre a importância da preservação do meio ambiente. Primeiro episódio aqui.

A.L.F.: A ficção A.L.F. (França, 2012), do diretor Jérôme Lescure, mostra as histórias de pessoas comuns que se reúnem para resgatar animais usado para teste em laboratório. Baseado em fatos reais, o filme teve sua estreia nacional durante a edição de 2013 da Mostra Animal. A exibição foi marcada pela presença dos ativistas da A.L.F. Brasil – que participaram da libertação de cães no Instituto Royal em São Roque (SP), que usava cães da raça beagle em testes da indústria farmacêutica. Trailer aqui.

Nenhum comentário: