terça-feira, 13 de setembro de 2016

Mostra Nossa Incompetência Criativa em Copiar


Publicado originalmente no primeiro número de Argumento, uma revista mensal de cultura, em outubro de 1973, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” é um dos ensaios centrais da obra final do crítico Paulo Emilio Sales Gomes. Fruto de seu interesse constante pelo cinema brasileiro e sua história, afirma no brilhante artigo: “Não somos europeus nem americanos do norte, mas destituídos de cultura original, nada nos é estrangeiro, pois tudo o é. A penosa construção de nós mesmos se desenvolve na dialética rarefeita entre o não ser e o ser outro. O filme brasileiro participa do mecanismo e o altera através de nossa incompetência criativa em copiar”.
Retomando essa afirmativa, a Cinemateca Brasileira apresenta entre os dias 16 de setembro a 2 de outubro de 2016 a mostra Nossa Incompetência Criativa em Copiar. O objetivo é permitir ao público reavaliar e comparar algumas de nossas releituras de filmes expressivos do cinema internacional e proporcionar a “alegria de entendimento” – usando um termo de Paulo Emilio em Cinema brasileiro na universidade (publicado na revista Movimento, 1 de setembro de 1975) – proveniente da identificação com a cultura nacional.

Conheça a seguir a programação e as sinopses dos filmes da mostra Nossa Incompetência Criativa em Copiar.

SEXTA 16/09
SALA PETROBRAS
19h00 E DEUS CRIOU A MULHER
SALA BNDES
21h00 O HOMEM DO SPUTNIK

SÁBADO 17/09
SALA BNDES
18h00 LARANJA MECÂNICA
21h00 BANANA MECÂNICA

DOMINGO 18/09
SALA BNDES
17h00 O EXORCISTA
19h30 EXORCISMO NEGRO

QUINTA 22/09
SALA BNDES
20h00 LARANJA MECÂNICA

SEXTA 23/09
SALA BNDES
20h00 BANANA MECÂNICA

SÁBADO 24/09
SALA BNDES
19h00 E DEUS CRIOU A MULHER
21h00 O HOMEM DO SPUTNIK

DOMINGO 25/09
SALA BNDES
17h00 SANSÃO E DALILA
19h30 NEM SANSÃO, NEM DALILA

QUINTA 29/09
SALA BNDES
20h00 O EXORCISTA

SEXTA 30/09
SALA BNDES
20h00 EXORCISMO NEGRO

SÁBADO 01/10
SALA BNDES
18h00 TUBARÃO
20h30 BACALHAU (“BACS”)

DOMINGO 02/10
SALA BNDES
17h00 TUBARÃO
19h30 BACALHAU (“BACS”)

Sinopses

Laranja Mecânica (A Clorckwork Orange), de Stanley Kubrick
Reino Unido/EUA, 1971, 35mm, cor, 136’ | Exibição em dcp | Legendas em português
Com: Malcom McDowell, Patricj Magee, Michael Bates, Warren Clarke
Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror. Alex lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados. Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas, Mr. Alexander e sua esposa.
Classificação indicativa: 16 anos

Banana Mecânica, de Braz Chediak
São Paulo, 1973, 35mm, cor, 95’
Com: Carlos Imperial, Miguel Cerrano, Miriam Pérsia, Nélia Paula
Um psicanalista, Dr. Ferrão, mantém coluna de jornal e um consultório nos altos da boutique de Marcela, mulher que faz tudo para ajudá-lo em suas conquistas amorosas. Entre seus clientes destaca-se Paulo Frederico, jovem de maneiras efeminadas em tratamento de recuperação. Preocupado em demonstrar uma nova tese sobre o amor conjugal, Dr. Ferrão utiliza em suas experiências mil mulheres, como cobaias.
Classificação indicativa: 18 anos

E Deus criou a mulher (Et Dieu… Créa la Femme), de Roger Vadim
França/Itália, 1956, 35mm, cor, 95’ | Legendas em português
Com: Briggitte Bardot, Curd Jürgesn, Jean-Louis Trintignant
Década de 50, Saint Tropez. Juliete Christiane Hardy é uma jovem orfã com um comportamento bem liberal, que é marginalizada pela sociedade local. Ela é desejada por um milionário, Eric Carradine, mas se sente atraída por um homem da região, Antoine Tardieu Entretanto, ela acaba se casando com o irmão deste, Michel André Tardieu.
Classificação indicativa: 14 anos

O homem do Sputnik, de Carlos Manga
Rio de Janeiro, 1959, 35mm, pb, 98’
Com: Oscarito, Cyll Farney, Zezé Macedo, Neide Aparecida, Norma Bengell
O casal de caipiras comerciantes de ovos, Anastácio e Cleci, são surpreendidos por um estrondo em seu galinheiro. Anastácio encontra entre suas galinhas um globo metálico. No dia seguinte, Cleci lê no jornal sobre o acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante ao que caiu em seu quintal.
Classificação indicativa: Livre

Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg
Estados Unidos, 1975, 35mm, cor, 124’ | Exibição em dcp | Legendas em português
Com: Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss, Lorraine Gary
Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local pede ajuda a um ictiologista e a um pescador veterano para caçar o animal, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
Classificação indicativa: 14 anos

Bacalhau (“Bacs”), de Adriano Stuart
São Paulo, 1976, 35mm, cor, 110’
Com: Hélio Souto, Dionísio Azevedo, Maurício do Valle, Marlene França
Numa cidade balneária do litoral de São Paulo aparece um peixe de origem desconhecida e começa a fazer vítimas. Conhecedores da fauna local são convocados para o local. Começa a caça ao bacalhau.
Classificação indicativa: 14 anos

Nem Sansão nem Dalila, de Carlos Manga
Rio de Janeiro, 1954, 35mm, pb, 88′
Oscarito, Fada Santoro, Cyll Farney, Eliana Macedo
Por intermédio de uma máquina do tempo, um humilde barbeiro é transportado para uma época antes de Cristo, na qual se torna o poderoso Sansão. Valendo-se de uma peruca mágica, que lhe dá poderes descomunais, ele tem de lidar com as manobras de poder dos políticos locais que procuram, por meio da sedutora Dalila, arrancar-lhe as forças.
Classificação indicativa: Livre

Sansão e Dalila (Samson and Delilah), de Cecil B. DeMille
EUA, 1949, 35mm, cor, 131′ | Exibição em dcp | Legendas em português
com Hedy Lamarr, Victor Mature, George Sanders, Angela Lansbury
Sansão, hebreu famoso por sua força descomunal, fica noivo de Semadar, uma mulher filistéia. Logo após o casamento, ela é morta pelos filisteus, que tentavam assassinar Sansão. Dalila, a ambiciosa irmã de Semadar, é apaixonada por Sansão e tenta descobrir o segredo de sua força em troca de pratas e riqueza. Superprodução bíblica dirigida pelo especialista DeMille.
Classificação indicativa: Livre

O exorcista (The Exorcist), de William Friedkin
Estados Unidos, 1973, 35mm, cor, 122’ | Legendas em português
Com: Ellen Burstyn, Max Bom Sydow, Lee J. Cobb, Linda Blair
Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
Classificação indicativa: 18 anos

Exorcismo negro, de José Mojica Marins
São Paulo, 1974, 35mm, cor, 100’ | exibição em 35mm
Com: José Mojica Marins, Jofre Soares, Ariane Arantes, Walter Stuart
Após uma entrevista na qual nega a existência de Zé do Caixão, o cineasta José Mojica Marins parte em férias para a casa de campo de um amigo. Lá reencontra Álvaro, sua esposa Lúcia, e as três filhas, e fica sabendo que Wilma, a mais velha, está noiva de Carlos. Logo, fenômenos sobrenaturais passam a se manifestar na casa e Mojica descobre que Wilma fora prometida ao diabo, numa missa negra conduzida por ninguém menos que Zé do Caixão! Ele fica chocado ao contemplar a existência em carne e osso de seu personagem, acontecendo o inevitável confronto entre criador e criatura.
Classificação indicativa: 16 anos

Serviço
Mostra Nossa Incompetência Criativa em Copiar
Data: De 16 de setembro a 2 de outubro de 2016
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP)
Entrada gratuita
Telefone: (11) 3512-6111

Nenhum comentário: