quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

"Boi Neon”, premiado filme de Gabriel Mascaro, entra em circuito nacional dia 14 de janeiro



O longa-metragem Boi Neon, do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, ganha exibição em 14 cidades (São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Curitiba, Florianópolis, Maringá, Pelotas, Londrina, Recife, Salvador e Fortaleza) a partir do dia 14 de janeiro.

Entre os dias 7 e 13 de janeiro o filme terá uma semana especial de pré-estreia no Cine São Luiz, em Recife.

A obra teve sua estreia mundial no Festival de Veneza em setembro de 2015, em que recebeu o prêmio especial do júri na mostra Horizontes. Logo em seguida participou da primeira competição oficial do Festival de Toronto, onde ganhou uma menção honrosa, sendo o único filme que conseguiu distribuição nos EUA e Canadá. Até agora o longa já foi exibido em mais que 30 festivais, acumulou 14 prêmios, incluindo o Melhor Filme nos festivais de Varsóvia, Adelaide e no Rio de Janeiro, garantindo distribuição em 15 países.

Além dos prêmios, Boi Neonganhou destaque na imprensa internacional, com críticas elogiosas em publicações como Variety e IndieWire.

A trama acompanha a história do vaqueiro Iremar, que sonha em entrar para o mundo da moda. A narrativa contribui para quebrar com o estereótipo de um Brasil rural idealizado e aponta para a uma realidade que está em mutação econômica, social e cultural.

Gabriel Mascaro, diretor e roteirista do filme, afirma que “Uso a vaquejada como palco alegórico das transformações recentes do País. Em meio à paisagem monocromática do nordeste, eu pesquiso as cores que reluzem as contradições do consumo e dilato noções de identidade e gênero em personagens que convivem com novas escalas de sonhos possíveis. Boi Neon é uma pesquisa sobre corpo, luz e a transformação da paisagem humana”.

O filme é estrelado por Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Abigail Pereira e Vinicius de Oliveira. Cazarré já esteve nas grandes telas com filmes como O Grande Circo Místico (Carlos Diegues), Obra Prima (Daniel Filho), O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra), Serra Pelada (Heitor Dhalia), 360 (Fernando Meirelles) e A Febre do Rato (Cláudio Assis), entre outros.

Boi Neon é uma produção da Desvia, uma produtora independente do nordeste do Brasil, fundada em 2010 por Gabriel Mascaro e pela inglesa radicada em Recife Rachel Ellis. A produtora busca se destacar com produções com narrativas inovadoras e filmes experimentais. Em 2014 a empresa já havia apresentado ao público o filme Ventos de Agosto, também uma obra de ficção, mas Mascaro tem em sua filmografia diversos documentários de curta e longa-duração.

Nenhum comentário: